Como costurar uma anágua para um vestido?

Por muitos anos, a anágua foi um atributo obrigatório do guarda-roupa feminino. Foi usado para dar volume aos vestidos de baile, nas décadas de 50 e 60. Durante várias décadas, a anágua saiu de uso diário. Mas a moda é cíclica e hoje a sua utilização pode voltar a ser relevante não só em casamentos e festas infantis, mas também nos dias de semana.

anágua

Como costurar uma anágua com as próprias mãos - que material escolher?

As anáguas podem variar em comprimento, estilo, camadas e rigidez.

anágua

Para vestidos de noiva, costuma-se usar um cone rígido com anéis. Isso permitirá que você costure uma anágua leve e que mantenha bem seu formato.

anágua de tule

Para a versão difícil, usa-se tule. Pode variar em dureza, mas o tule mais rígido é o mais indicado. Muitas vezes, uma camada de tule é suficiente para adicionar volume. É verdade que sua principal desvantagem é a causticidade. Ele coça as pernas e às vezes rasga a meia-calça. Por isso, as artesãs costumam adicionar uma camada de tecido macio entre o corpo e a anágua.

Tule macio não é muito adequado para anágua.Serão necessárias várias camadas, o que aumenta o consumo de tecido. Mas com esse tule você pode costurar uma saia tutu popular e usá-la como anágua ou separadamente.

Escolhendo um estilo de anágua

O estilo mais simples - trata-se de um retângulo de tecido puxado na cintura com um cinto ou elástico. As saias Tatyanka são costuradas de maneira semelhante. Se o tule estiver rígido e o volume resultante for suficiente, a anágua está pronta.

estilos de anágua

Para maior volume, várias camadas são unidas. Para evitar que o desenho fique volumoso ou pesado, a anágua é feita em camada única e com argolas. Isso é adequado para vestidos de noite ou de baile.

Outro estilo de anágua – Corte em A com babados e folhos. Acrescenta volume suavemente, adequado para vestidos infantis. Para a produção você precisará de tule macio em várias camadas. É esse tipo de anágua que será discutido na master class abaixo.

Aula magistral sobre como costurar uma anágua completa para um vestido

Para criar um padrão, bastam 2 medidas:

  • semicircunferência dos quadris;
  • comprimento da anágua.

Em seguida eles calculam Rcintura e Rcomprimento E desenhe um padrão de “meio-sol”.

Rcintura= (meia circunferência do quadril + 10 cm para liberdade de ajuste)/π

Rcomprimento=Rcintura + comprimento da anágua.

Para uma saia na altura do joelho, 3 babados são suficientes. Eles devem estar localizados a uma distância igual um do outro. Para fazer isso, afaste-se 10–12 cm da linha da cintura por cima e marque a primeira linha do folho. O comprimento restante da saia é dividido por 3 e obtém-se a distância entre os folhos. Se o número resultante não for múltiplo de 3, a altura do recuo da cintura pode ser ajustada.

Depois disso, calcule o comprimento de tecido que será necessário para cada folho. Aqui você precisa de 2 medidas: Rcintura, o comprimento do recuo e o comprimento da saia restante.

fazendo medições

Fórmulas para calcular cada babado começando do topo:

1: (Rcintura + comprimento do recuo)* π

2: (Rcintura + comprimento do recuo+ 1/3 do comprimento restante)* π

3: (Rcintura + comprimento do recuo+ 2/3 do comprimento restante)* π

Com isso, todos os babados chegarão à borda da saia, mas o de cima será o mais comprido.

Cada conjunto é apertado ao comprimento do arco. E o coeficiente de contração pode ser obtido arbitrariamente. Para a saia superior é melhor usar um coeficiente de 3, e para a saia inferior um coeficiente mais alto, por exemplo, 5, é aceitável.

Se o tule for duro o folho pode ser de camada única, para um tule mais macio é melhor usar um folho de duas camadas.

A seguir, só falta montar a saia:

  1. Cada folho deve ser puxado até o comprimento do arco. Se o folho for de camada única, a costura é feita na máquina, recuando 1 cm do topo. Em um folho de duas camadas, a costura é colocada exatamente no meio ao longo de todo o folho.
  2. Em seguida, os babados puxam a saia até o comprimento.
  3. No molde de uma saia meio-sol, marque as linhas dos babados com sabonete. A saia terá uma costura - a parte de trás. Resta 1 cm de sua borda para costura.
  4. Primeiro, prenda o folho superior e costure com uma máquina.
  5. Também disponível com babados médios e inferiores.
  6. Depois de costurados todos os babados, eles são passados ​​​​com ferro quente para não incharem.
  7. Agora a saia é costurada na costura traseira.
  8. Um elástico igual ao comprimento do cós da saia é recortado em um tecido liso. Largura do cinto: 2 larguras elásticas + 2 cm.
  9. O cinto é preso ao cós da saia, depois o elástico é costurado em forma de anel e colocado no cinto.
  10. Depois disso, o cinto pode ser fechado e costurado.
  11. Se o tule for muito rígido, você pode cortar um forro de um retângulo de tecido antes de costurar o cinto. Ele é preso à saia, costas com costas, e um cinto é costurado.

costurando uma anágua

Costurar uma anágua não é tão difícil. Um simples exigirá 1 hora de tempo livre. Mas você pode usá-lo imediatamente em seu guarda-roupa. Uma anágua não é adequada apenas para eventos festivos.Será relevante em climas leves de primavera ou verão quente e também adicionará diversão à imagem.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano