Toda garota já se deparou com uma situação em que o vestido ficou grande demais. Muitas pessoas escondem desnecessariamente o produto no fundo do armário ou jogam-no fora. Você mesmo pode ajustar suas dimensões em casa, independentemente da área de tratamento.
Diremos como costurar um vestido em casa.
Preparando-se para o trabalho
A etapa inicial de qualquer trabalho é a preparação.
Preparamos as seguintes ferramentas e materiais com antecedência:
- vestir;
- medidor de costura;
- pinos de segurança;
- lápis;
- tópicos;
- agulha;
- tesoura;
- ferro;
- máquina de costura.
Maneiras de fazer o trabalho
Quando a área de costura estiver selecionada e todos os materiais preparados, começamos a trabalhar.
Ao longo das linhas laterais
Você pode alterar o tamanho do vestido e ajustá-lo com precisão à sua figura usando as costuras laterais. Este método é um dos mais fáceis de implementar.
Na maioria dos casos, é possível obter o tamanho adequado e o ajuste perfeito após a alteração das linhas laterais. Com a ajuda deles, o produto pode ser alterado de acordo com parâmetros pessoais.
Para diminuir o tamanho, você deve experimentar o vestido. Recomenda-se realizar a prova completa com roupa íntima. Isso ajudará a determinar o ajuste exato do produto.
Ao longo do ponto lateral, começando pela axila, retiramos o excesso de tecido. Marcamos o novo local com um lápis. Não se esqueça dos subsídios (cerca de um centímetro).
Conselho: para um trabalho mais confortável, recomenda-se experimentar do lado avesso.
Antes de costurar, recomenda-se alinhavar o vestido nas costuras pretendidas e experimentá-lo novamente. Isso ajudará a eliminar possíveis erros.
Se o tamanho for ideal, corte o excesso de tecido, dobre com cuidado nas costuras e costure. As bordas também podem ser finalizadas com ponto em zigue-zague para evitar que o tecido desfie.
Após traçar as linhas principais, remova com cuidado as costuras aproximadas. Por fim, passamos as novas costuras.
Na cintura
Você pode ajustar a região da cintura, além de eliminar o excesso de material usando dardos. Quase todos os vestidos possuem esse recurso. É um produto raro no mercado que não necessita de costura adicional.
Para mudar a cintura com dardos, você deve experimentar o vestido. Cortamos o excesso com alfinetes. Do lado avesso marcamos a nova posição da dobra, costuramos com uma costura provisória, manualmente.
Se depois de experimentar o resultado for positivo, corte o excesso de material. Usando uma máquina de costura, costuramos uma linha com largura mínima de passo. Finalmente, passamos as costuras frescas.
Importante: Ajuste apenas a área do dardo, sem transformar os pontos laterais ou traseiros.
Redução mamária
Você também pode corrigir a área do peito usando dardos. O processo é semelhante ao método descrito acima.
O vestido é experimentado, o excesso de tecido é cortado. Após o encaixe, alinhave as costuras aproximadas e tente novamente. Se ficar satisfeito com o resultado final, corte o excesso e acrescente um ponto. Passamos as costuras acabadas.
Bainha nos ombros
A correção da região dos ombros tem um nível de complexidade maior. Para deixar o vestido menor na região dos ombros, cava precisa ser trocada.
Experimentamos o produto, marcamos a largura desejada ao longo da costura e das cavas. Após aplicar as marcas, retire o vestido e dobre-o ao meio. Ao dobrar você deve colocar uma cava na outra. Fixamos a área da garganta, cavas e cortes com alfinetes. Usando as marcas marcadas anteriormente, traçamos uma nova linha. Vamos tentar novamente. Se ficar satisfeito com o resultado, corte o excesso e acrescente pontos permanentes.
Importante: se o vestido tiver mangas, a linha da cava é colocada 2 centímetros abaixo da régua.
Ajuste de manga
A opção mais simples para alterar o volume das mangas é eliminar o excesso com um ponto.
Você experimenta o vestido, corta o excesso de material. Use um lápis para marcar a localização aproximada das costuras e costure temporariamente. O ajuste repetido permitirá que você leve em consideração todas as nuances.
O processo segue várias vezes levante os braços ou simplesmente mova-os em uma direção livre. As mangas não devem ser muito estreitas para evitar desconforto na utilização do produto.
Se o resultado for satisfatório, as costuras antigas são arrancadas. Costure uma nova linha, finalizando a orla em zigue-zague. Os pontos temporários são retirados com cuidado.
O problema quando um item do guarda-roupa se torna muito grande e de tamanho inadequado é familiar a todas as garotas. Não há necessidade de abrir mão do seu vestido favorito. Você mesmo pode ajustar o produto e alterar o tamanho usando habilidades de costura.
Pressionei acidentalmente o polegar para baixo em vez do polegar para cima! eu realmente gostei do artigo. Fiquei impressionado!