Um vestido de tule exuberante e arejado, muito delicado, é ideal como look para uma menina de qualquer idade.
É fácil costurar com as próprias mãos e adicionar um top de malha.
Que tipo de tecido é o tule?
A matéria leve e leve, que lembra a malha mais fina, foi inventada há quase 200 anos. Foram feitos tutus de balé com ela, e agora nenhuma garota recusará uma saia de tule.
O tecido é usado para costurar saias fofas e vestidos de noiva.
A matéria-prima do tecido de malha são fibras de náilon excepcionalmente finas, mas duráveis. Eles dê propriedades especiais ao tule:
- elasticidade;
- facilidade;
- facilidade de atendimento.
O tecido fino é transparente, por isso as saias são costuradas sobre uma capa de cetim ou algodão, ou confeccionadas em várias camadas.
Dicas para escolher o tecido
À venda você encontra tule de diversas cores. Tecido pastel usado para costurar vestidos de noiva, saias infantis elegantes.
Cores brilhantes e ricas os tecidos permitem costurar fantasias de carnaval e dança.
A rigidez do tecido depende da densidade da trama das fibras sintéticas:
- O tule rígido mantém bem a forma, é utilizado para fazer acessórios e dar forma a uma saia rodada. No entanto, as bordas dessa saia serão afiadas e podem arranhar as pernas ou rasgar as meias.
- O tecido meio duro é usado para costurar anáguas de vestidos de noite e de noiva.
- A malha macia é usada para fazer saias tutu de várias camadas. É fácil costurar mesmo para uma costureira totalmente inexperiente, mas requer muito tecido.
Pela aparência eles distinguem vários tipos de tule:
- brilhante - com um brilho cintilante perceptível;
- fosco;
- decorativo - com strass, revestimento flocado, bordados.
Importante! Na hora de escolher o tecido para costurar, deve-se levar em consideração que a malha leve tem medo de fogo: o tule europeu e americano derrete quando exposto ao fogo, enquanto o tule chinês pode pegar fogo.
Como costurar um vestido elegante de tule para menina?
O trabalho será composto por 2 partes: uma saia tutu fofa e um top.
Como fazer uma saia tutu com as próprias mãos
Você pode costurar uma saia tutu fofa em algumas horas. A multicamada confere um efeito especial. Uma saia tutu deve ter pelo menos 10 camadas de tule.
1. A maneira mais fácil de fazer uma saia elegante para uma filhinha nem precisa saber costurar. Você precisa se preparar:
- elástico largo;
- tule, vendido em rolos estreitos de 10 a 15 cm de largura.
Primeiro, meça a cintura da menina, corte o comprimento desejado do elástico. É preciso calcular para que o produto não pressione a cintura, mas não fique muito solto, senão vai descer até o quadril.
Decida quanto tempo a saia ficará, corte o tule em tiras estreitas, cujo comprimento deve ser o dobro do comprimento do produto.
Importante! Com este método de fabricação, a saia pode ser lisa ou matizada. Para isso, compre vários rolos de tule de cores diferentes.
O mais interessante fica: as tiras de tule precisam ser dobradas ao meio e amarradas uma a uma em um elástico. Tente colocá-los o mais próximos possível - isso deixará a saia mais volumosa. Ao alternar listras de cores diferentes, você consegue um modelo variado.
2. Outra maneira exigirá que a costureira tenha uma máquina de costura. Um modelo clássico pode ser costurado para uma jovem fashionista ou para uma menina adulta.
Preparar:
- Para cada camada, o tecido é 4 vezes maior que a circunferência da cintura, e a quantidade de camadas vai depender do quão fofa você deseja costurar a saia.
- Para a capa - cerca de 2 m de tecido mais denso - cetim, cetim ou algodão.
- Para o cinto - uma fita de cetim com cerca de 10 cm de largura.
- Fecho de correr. Pode ser substituído por um elástico inserido no cinto.
Para conseguir uma saia bem cheia, é preciso fazer dobras manualmente em cada camada de tecido. Para um formato mais suave, dobre todas as camadas de tule e faça dobras comuns. Costure as fitas de malha resultantes com ponto reto, recuando 2 cm da borda.
Um pouco mais alto, com a máquina ajustada para o comprimento de ponto mais longo, costure um ponto de alinhavo e puxe-o para baixo até que o comprimento fique cerca de 1 cm maior que a circunferência da cintura. Se você não planeja inserir um zíper na saia, pule esta etapa.
Combine todas as camadas de tule com tecido de forro, do qual primeiro você precisa costurar uma capa simples. Insira o zíper. Só falta costurar o cinto.
Tricotamos um top elegante para menina (de crochê ou tricô)
A saia fofa de tule pode ser usada sozinha ou combinada com um top de malha para criar um vestido fofo para as meninas. A maneira mais fácil é tricotar um “tubo” de topo reto com qualquer padrão.
Para torná-lo perfeito, você precisa tricotar em círculo, tendo medido previamente o volume da mama do bebê. Qualquer tecido de malha tende a esticar, por isso é preciso calcular a largura do produto para que a parte superior não fique muito solta.
Para o tricô é melhor escolher o fio de algodão - não causa alergias.. Para evitar que esse top caia no seu bebê, você pode costurar tiras nele - feitas de crochê com o mesmo fio. Costureiras mais experientes poderão lidar com modelos mais complexos da parte superior do vestido - com mangas “asa”. Você precisa tricotar o topo começando de cima.
Combinamos um top de malha com uma saia tutu
É fácil combinar um top acabado feito de elástico tubular ou tricotado com as próprias mãos com uma saia tutu. Para fazer isso, você não precisa costurar um cinto, mas a parte superior do vestido nas fitas de tule dobradas.
Primeiro, conecte-os cuidadosamente com um ponto de alinhavo e depois costure-os na máquina.
Para facilitar a colocação do vestido para uma menina, você pode:
- costurar um zíper;
- solte a saia com um cinto e costure um lindo cinto decorativo que será amarrado nas costas com um lindo laço.
Vestidos e acessórios elegantes com tutu
Para completar a imagem de uma jovem fashionista, um vestido com saia tutu pode ser complementado com lindos acessórios.
Os seguintes são adequados:
- jaqueta ou bolero até a cintura;
- cinto de cetim;
- luvas curtas perfuradas;
- faixa de cabelo com grande laço de flor de tecido;
- chapéu de grampo de cabelo.
As meninas podem complementar um vestido curto tutu brincos longos, colar e cinto de cetim; lindas luvas vazadas e uma flor no cabelo combinam bem com um look longo.
Espartilho
Uma saia rodada fica perfeita com um top espartilho..
Você terá que trabalhar muito nisso, pois o espartilho deve caber perfeitamente na figura.
A estampa pode ser encontrada em qualquer revista de moda e ajustada à figura da menina.
É necessário fazer dardos no espartilho, e fazer o decote em relevo.
Recorte todos os detalhes do tecido principal e do tecido do forro. Reforce todas as costuras com regilina, costure o espartilho, fazendo laçadas para amarrar nas costas.
Para manter o espartilho na sua figura, costure as alças.
Saia ou vestido?
Para os bebês você pode costurar um vestido-saia. É costurado da mesma forma que um tutu normal, só que o comprimento não deve ser medido a partir da cintura, mas sim a partir do peito. Costure as alças no vestido acabado (podem ser amarradas nas costas) e amarre a cintura com um cinto de fita.
Se uma saia de tule for feita de fitas, elas podem ser entrelaçadas para criar um top. Esse vestido ficará impressionante se você costurá-lo com fitas de tule multicoloridas.
Saia volumosa luxuosa
Fatin dá à costureira a oportunidade de mostrar sua imaginação. Uma saia fofa pode ser costurada:
- curto;
- comprimento médio;
- midi (até o chão);
- com cauda - curta na frente e longa atrás.
Um vestido ou terno com saia de tule é uma excelente solução para qualquer ocasião. Você pode costurar um tutu literalmente à noite, e na manhã seguinte sua filha vai brilhar, causando a admiração de outras pessoas.