O melodrama “O Grande Gatsby”, lançado em 2013 e baseado no romance homônimo de Francis Scott Fitzgerald, conta como as pessoas viviam em Nova York em 1922. A época, apelidada de “a era da moralidade decadente”, é considerada o apogeu da música jazz e dos filmes mudos e do luxo glamoroso reinando em tudo, desde roupas até estilo de vida.
Foram os trajes das mulheres e dos homens que viviam em Nova York naquela época que atraíram especialmente os telespectadores e críticos de cinema, o que se refletiu nos prêmios que “O Grande Gatsby” começou a receber quase imediatamente após a estreia. Recebeu duas vezes o prêmio de melhor figurino: da Academia Britânica e do Oscar.
Recomendações para criar um vestido estilo Gatsby com suas próprias mãos
As meninas que, ao assistirem ao filme, não só admiraram as magníficas atuações dos belos DiCaprio e Maguire, também ficaram impressionadas com os looks usados pela heroína Carrie Mulligan.Daisy Buchanan, amante de Jay Gatsby, não poderia se vestir de maneira diferente, porque as mulheres ricas de sua riqueza e posição tinham o luxo no sangue.
Lindos vestidos brilhantes, sandálias douradas de salto alto, boas feitas de penas de avestruz e enfeites constantes nos cabelos cortados em bob - tudo isso é muito bonito e estiloso. Claro que hoje você não vai poder andar todos os dias com cara de uma garota dos anos vinte do século passado, já que esse estilo é mais indicado para feriados e festas temáticas diversas.
Se você vai a um encontro, festa de ano novo ou baile à fantasia e escolhe um look no estilo “O Grande Gatsby”, pode comprar um vestido pronto ou fazer você mesmo. Neste caso, é necessário levar em consideração os seguintes traços característicos deste estilo:
- a parte superior do traje não deve ter cintura baixa;
- a franja pode ser costurada tanto na parte inferior do vestido quanto em toda a superfície;
- o vestido pode ser bem curto, o comprimento inerente ao estilo pode ser conseguido através da franja;
- falta de mangas;
- veludo, seda e chiffon foram os principais materiais para esses trajes;
- o decote profundo na frente e as costas abertas são um elemento obrigatório;
- abundância de rendas, fios de pérolas, bordados com miçangas, contas de vidro e fios de prata ou ouro decoravam os trajes de senhoras ricas e famosas;
- As cores bege ou pretas pregueadas são indicadas para quem não quer se sentir incomodado durante as danças incendiárias.
Importante! Os principais critérios que devem ser observados na criação da imagem de uma mulher dos anos vinte do século passado são a elegância e o minimalismo.
Como costurar um vestido estilo Gatsby
A principal vantagem da moda da época era a simplicidade.O período pós-guerra e a emancipação total forçaram as mulheres a trabalhar em igualdade de condições com os homens, a fim de se sustentarem e às suas famílias. Porém, à noite, quase todas colocavam lindos vestidos e sapatos de salto estável e baixo e iam a bares e discotecas para dançar.
As mulheres modernas também trabalham muito, mas também não perdem a oportunidade de se divertir muito. A participação em festas temáticas, dedicadas a um determinado evento ou período de tempo, é considerada especialmente na moda nos dias de hoje. As festas com tema Gatsby são muito procuradas tanto por jovens quanto por idosos que escolhem esse tema para comemorar aniversários, festas de fim de ano e eventos corporativos.
A principal condição para festas temáticas, claro, é um determinado código de vestimenta para seus participantes. Os homens precisam de pouco para criar um look estilo Gatsby; basta usar smoking e colete com gravata contrastante. Nos pés - Oxfords clássicos, na cabeça - um velejador e a imagem de um dândi nova-iorquino dos anos vinte estão prontos.
Criar uma personagem feminina é um pouco mais difícil. Apesar de os vestidos da época não terem um corte complexo, para fazer com as próprias mãos do zero ainda é necessário ter certas habilidades de corte e costura. Os materiais ideais para costura serão:
- chiffon fluido;
- seda fina;
- veludo macio;
- malhas confortáveis.
O modelo básico que pode ser usado para criar um look desse tipo é um “cachimbo” com dardos no peito. Você também pode desenhar um look usando a estampa abaixo como base, substituindo as mangas por alças finas ou “asas” de chiffon. A cintura pode ser destacada com uma fita de cetim ou uma fina pulseira de couro.
Conselho! Se você não tem tempo para costurar, pode visitar um dos vendedores de roupas “estoque”. No sortimento apresentado você pode facilmente encontrar uma opção adequada.
Opções de decoração para um vestido estilo “Gatsby”
É importante não se esquecer dos enfeites e decoração de uma roupa costurada ou comprada. Recomenda-se usar uma capa de tule transparente e bordada com miçangas ou renda por cima do vestido. Outra opção de decoração seria um lenço de malha com uma longa franja de fios brilhantes usado na cintura. A franja também é costurada em todas as superfícies do vestido em longas linhas horizontais.
Conselho! Você pode comprar fios de franjas prontos feitos de lurex brilhante ou fios de miçangas em qualquer loja que venda e costure cortinas.
Para completar a imagem de uma mulher nova-iorquina dos anos vinte, você deve pensar em todos os seus detalhes:
- Penteado. O cabelo comprido pode ser preso em um coque apertado na parte de trás da cabeça, colocando os fios na testa e nas têmporas em ondas largas. Um corte de cabelo curto é devidamente fixado com verniz, sem esquecer também das ondas e cachos característicos da frente.
- Cocar. Um dos elementos-chave da imagem neste estilo é uma faixa para a cabeça decorada com grandes broches feitos de pedras semipreciosas, penas de pavão e avestruz, fitas de cetim e miçangas. Um lenço de seda elegantemente amarrado ou um chapéu cloche que combine com o vestido podem substituir a faixa para a cabeça.
- Capa. Você pode jogar um boá de pele, uma capa leve do mesmo tecido do vestido ou um boá de penas volumoso sobre os ombros.
- Sapato. Os sapatos devem ter saltos pequenos de três ou cinco centímetros com bico arredondado e tiras.
- Inventar.Batom escuro com contorno labial bem delineado, sobrancelhas levantadas de surpresa e olhos bem delineados - esse brilho seria apropriado em uma festa temática de Gatsby.
É improvável que o visual estilo Gatsby seja adequado para a vida cotidiana, mas ainda se reflete em muitas coleções de designers modernos. Os vestidos de noiva com esse corte são especialmente populares, pois podem transformar qualquer noiva em uma senhora estilosa e sofisticada.