Para toda garota, o baile não é apenas um certo estágio de maturidade, receber um certificado e passar para um novo “nível”, mas também uma oportunidade de se enfeitar e se mostrar em toda a sua glória. É por isso que hoje os bailes escolares estão repletos de roupas reveladoras e vestidos de baile luxuosos. Como era a época de nossas mães na URSS? Tenho certeza que as meninas também queriam estar luxuosas neste dia especial.
Como eles se vestiram para o baile na URSS
Anteriormente, as alunas não podiam se vestir com muito brilho e ostentação, o que era repleto de disputas de longo prazo com os pais e a direção da escola. Para conseguir um look rigoroso e maduro, as meninas usaram vestidos clássicos em tons pastéis, logo acima dos joelhos.
Importante! Durante a era soviética, os vestidos para mulheres jovens não tinham variedade de estilos e cores, então quase todas as meninas se vestiam da mesma forma.
Nas grandes cidades, era considerado moda costurar um vestido sob encomenda de um alfaiate profissional ou por conta própria, se a família não tivesse muito dinheiro. Era quase impossível encontrar um vestido pronto nas lojas.
Minha mãe me disse que as meninas cujos pais não tinham dinheiro para costurar ou comprar um vestido de baile compareceriam à cerimônia de formatura com uniforme escolar e um avental branco festivo. É difícil imaginar o que foi necessário para eles caberem naquele uniforme nojento quando seus colegas de classe usam lindos vestidos “adultos”.
Na década de 80 do século passado, surgiu a oportunidade de ser mais liberado. Vestidos com decotes bastante profundos foram vistos nas prateleiras das lojas. Isso deu às mulheres adultas um verdadeiro choque. E os jovens estudantes correram para comprar um novo produto para a formatura.
As colegiais de ontem escolheram os sapatos de acordo com a moda. Aqui tudo era bem simples, já que as lojas também não diferiam na variedade de modelos. Os sapatos foram comprados com a expectativa de que a colegial os usasse não só no baile, mas também no posterior ingresso na universidade, nas festas estudantis e nas férias em família.
Como as pessoas se vestem para o baile agora
Os bailes de formatura modernos estão repletos de uma variedade de vestidos de noite chiques. A maioria das estudantes prefere confiar nas imagens de estrelas do show business e, ao mesmo tempo, parecer o mais maduras possível. Todos os cosméticos e sapatos da minha mãe são usados.
Os vestidos vêm em uma variedade de estilos:
- noite curta (ótima não só para o baile, mas no futuro será útil como roupa para ir ao teatro, para férias em família e outros eventos);
- um vestido de baile longo e fofo (como regra, esses vestidos não são práticos e são usados uma ou duas vezes na vida);
- coquetel lacônico (uma excelente opção, bastante prática, já que esse traje pode posteriormente ser usado em diversos eventos).
Importante! Algumas meninas tentam parecer bem adultas e preferem terninhos e sapatos de salto alto. Este é um visual bastante ousado para o baile, mas bastante atraente.
Além dos estilos, as roupas dos graduados modernos diferem nas cores. Em contraste com os tons pastéis claros das roupas da época da URSS, hoje as roupas da última “linha” escolar brilham com todas as cores do arco-íris. Isso é atraente, mas às vezes ocorrem erros graves que estragam a imagem de uma jovem.
Sapatos com salto alto são frequentemente escolhidos como calçados. É assim que as jovens “senhoras” tentam parecer mais velhas do que realmente são, e algumas tentam adicionar alguns centímetros à sua altura. É raro ver um look com scarpins clássicos de salto baixo ou até mesmo tênis. Mas isso também acontece.
Como as formaturas são realizadas no verão e o clima costuma ser quente, sandálias abertas e saltos leves são populares. Eles complementam perfeitamente a imagem de uma princesa em um exuberante vestido de baile.
Para se destacar na multidão de graduados vestidos com cores coloridas, hoje você precisa se esforçar especialmente. Muito provavelmente, as roupas mais simples e lacônicas parecem mais brilhantes e atraentes. Contra o pano de fundo de vestidos fofos e cores vivas, eles parecem mais vantajosos.
URSS ou agora: quais roupas são melhores
É difícil responder à pergunta feita de forma clara e distinta. Esta é uma escolha para todos.Basta olhar as fotos das nossas mães e avós para perceber: as meninas pareciam modestas e bastante festivas. E isso é o mais importante para o baile.
Hoje, a formatura deixa de ser um evento escolar para se tornar um desfile de moda improvisado. Além disso, muitas meninas, que ainda não têm senso de proporção e estilo, são capazes de exagerar na imagem.
Acredito que o principal em uma jovem é a modéstia e a integridade. Se isso for expresso em um vestido discreto, mas ao mesmo tempo bonito e feito sob medida para a ocasião, então a moda do baile de hoje não é nada ruim. O mau gosto permanece um tabu em todos os momentos.
Na foto, os formandos modernos são palhaços ou meninas com baixa responsabilidade social, ou tia Moti. Existem outras fotos onde podemos ver garotas modernas com bom gosto?
O artigo foi escrito como se fosse especificamente para idosos gritando dos bancos: “Mas na nossa época isso não acontecia”, para desonrar a juventude moderna.
Gostaria também de destacar o trabalho do autor, que muito provavelmente adicionou uma foto ao artigo com o pedido “trajes de graduados provinciais no início dos anos 2000”.
Mas, falando sério, espero que a autora tenha decidido brincar assim e realmente pense de forma muito mais ampla do que descreveu no artigo.
A URSS é uma formação única, que deveria ter sido liderada apenas por indivíduos brilhantes e extraordinários, e não pelos Khrushchevs, Brezhnevs, Chernenkos e, especialmente, pelos Gorbachevs e Yeltsins. Se não fosse por isso, a URSS poderia ter sido um modelo de governo para todo o mundo, que estava mais de um século atrasado no seu desenvolvimento baseado nos EUA.
O que é mostrado nas últimas fotos dificilmente pode ser chamado de graduado!
apenas prostitutas! sem cultura em roupas, sem moda! “Eu consegui o que tinha!”
Há muito tempo, as pessoas criaram um provérbio legal: “Eles conhecem você pelas roupas, você os acompanha pela mente”. Agora (com raras exceções) é um bando de palhaços (sinônimo da palavra bufão, ou seja, fingir ser sabe-se lá o quê). Os caras do baile parecem mais decentes do que seus colegas.
Essas fotos de graduados búlgaros já têm 12 anos. As pessoas reclamaram delas na minha juventude, em 2007))
Onde você conseguiu a primeira foto? Foi feito em Yaroslavl em 1985 no Dia da Cidade, Yaroslavl tinha 975 anos. Eu mesma me apresentei lá com um vestido transformador. Portanto, esta foto não é uma foto de baile.
modéstia e pobreza são conceitos diferentes.
Fotos de graduados “modernos” são claramente tiradas dos anos 90 e 2000. Agora as meninas nem nas grandes cidades nem nas províncias vão usar isso, porque a Internet permite escolher imagens da moda e encomendar um vestido. O artigo não trata de nada.
Sra. Sempre foi um mistério para mim: por que os judeus adoram jogar fezes na URSS? Afinal, você fundou!
Olá Vitória! Na primeira foto do seu artigo, a menina de cabelos cacheados da direita é uma cópia da minha irmã (temos a mesma mãe, mas pais diferentes). Achamos que poderia ser outra irmã (a filha ilegítima do pai da minha irmã). Seria ótimo encontrá-la. Você poderia me ajudar a encontrar a fonte desta foto. Muito obrigado
Olá! A foto foi tirada de domínio público na Internet. Não sabemos como encontrar a fonte original.
M-Sim. .. estes não são graduados, são senhoras no show. Se eles forem tão maltratados aos 18 anos, o que acontecerá a seguir? Os rostos são como se não tivessem sido ensinados há 11 anos, mas foram amaldiçoados em todas as fendas
Bobagem completa. Esse ano fiz minha formatura e ninguém se parecia com essas mocinhas da foto. Hoje em dia todo mundo escolhe uma roupa para que fique bonita, e não para parecer “adulta”. Minha amiga, por exemplo, veio ao Blio e eu estava com um vestido cinza-prata até o chão. Muitos estavam em roupas vintage. Não há necessidade de confundir o mau gosto de cada rapariga com as preferências da maioria dos jovens.