Toda menina tem uma princesinha dentro de si, e a futura rainha deve ter um vestido com bainha fofa em seu guarda-roupa. Pode ser solene e sério ou fofo e ingênuo, mas deve ser bonito e adequado para uma criança em particular.
Características de costurar um vestido fofo para uma menina
Para fazer uma roupa bem ajustada, você precisará das medidas corretas. Notas sobre como recebê-los:
- não aperte ou afrouxe a fita métrica;
- antes do procedimento, a menina deve ser solicitada a se despir até ficar só de cueca ou vesti-la com roupas leves de tecido fino;
- A circunferência da cintura é determinada com facilidade e precisão por meio de uma corda ou renda amarrada ao corpo;
- o top se ajusta corretamente apenas quando se leva em consideração o formato dos ombros (podem ser retos, inclinados, normais ou altos);
- a circunferência do pescoço é determinada pela base do pescoço;
- para circundar o tórax, a fita é colocada ao longo das partes salientes das omoplatas e da parte mais larga do esterno;
- A cintura é medida no ponto mais estreito;
- para obter a largura das costas, estique a fita entre as omoplatas esquerda e direita;
- O comprimento das costas é medido fixando a borda superior da fita na 7ª vértebra e a borda inferior na renda amarrada na cintura.
O comprimento das costas é necessário para determinar o comprimento do corpete. Fórmula de comprimento das costas (parte de trás): comprimento das costas + 1 cm. A largura das costas é necessária para entender a largura da parte superior. Fórmula de largura traseira: largura traseira + 1,5 cm.
Materiais e ferramentas
Recomendações e notas sobre a escolha do tecido:
- O tule produzido na União Europeia e na América é mais adequado para roupas infantis. Este tecido é macio, agradável ao corpo e não se inflama ao ser atingido por uma faísca. O material de mesmo nome, produzido na China, costuma ser mais áspero que o europeu e não atende aos requisitos internacionais de segurança contra incêndio.. Quando exposto à chama, ele explode instantaneamente em chamas.
- O tule rígido tem costuras e bordas ásperas, então um vestido feito com ele deve ter anágua, caso contrário a meia-calça rasgará ou as pernas ficarão arranhadas. A saia inferior pode ser confeccionada em malha, cetim grosso ou no mesmo tecido com que é feito o corpete.
- Para uma saia longa, compre um material macio, vai cair lindamente. Tule duro é mais adequado para um tutu. Em caso de dúvida, então escolha um material meio duro. Fará um fundo fofo que não vai inchar nem cair.
- É mais fácil formar uma bainha longa ou com várias camadas a partir de um corte largo. Um corte estreito - geralmente é assim que o tule rígido é vendido - use-o em uma saia tutu bem curta.
- O tule macio precisa ser adquirido com margem. Os duros têm menos consumo.
- Além do tule e do material da anágua, você vai precisar de tecido para a parte de cima. Ao escolher o tecido, considere se um top justo ou levemente solto fica bem com um tutu..
Importante! Se você não tem habilidades de costura, não escolha top models complexos. Opte por um top composto por frente e costas, unidos por costuras laterais e presos por alças retas.
Um padrão de vestido simples com saia rodada
Ao criar um padrão, é importante lembrar que as costuras laterais da parte superior devem eventualmente coincidir com as costuras laterais da saia. As dificuldades surgem quando a parte superior e inferior não coincidem em largura. Para evitar que isso aconteça, ao criar um padrão, comece pela circunferência da cintura da menina e acrescente o mesmo número de cm às sobras.
Importante! Muitos problemas com a compatibilidade da parte superior e inferior são resolvidos pelo elástico. Com isso, erros na largura do corte inferior do corpete e do corte superior da bainha tornam-se acríticos.
As ferramentas que certamente serão úteis são fita métrica, agulha, linha, tesoura e máquina de costura. Além disso, você pode precisar de papel padrão e giz. Exemplo de padrão:
Costure um corpete
O corpete vai ao longo da cintura, nem mais alto nem mais baixo. Para criar um padrão para esta versão do modelo, precisamos de 6 medidas:
- semicircunferência do pescoço;
- meia circunferência torácica;
- meia circunferência da cintura;
- semicircunferência dos quadris;
- comprimento das costas;
- largura traseira.
Importante! Onde a meia circunferência for indicada, o valor da circunferência deverá ser dividido por 2.
O padrão para um top simples consiste em apenas 5 linhas. Eles são desenhados dentro de um retângulo pré-desenhado (a figura é colocada em pé).
Fórmula para determinar o tamanho do retângulo original:
- altura: comprimento das costas + ½ comprimento das costas;
- largura: meio busto + 3 cm.
Avançar No retângulo resultante, marque o comprimento da cintura. Para isso, parte da borda superior do retângulo um segmento cujo comprimento é igual ao comprimento das costas. A seguir está a marca da borda do pescoço. As manipulações são realizadas da seguinte forma:
- o meio da largura do retângulo está localizado (isso nada mais é do que o eixo vertical médio do padrão);
- o meio encontrado é desenhado com uma linha reta e uniforme;
- em ambos os lados do ponto superior do eixo vertical médio é apresentada a largura clássica do pescoço (fórmula para determinar a largura clássica do pescoço: meia circunferência do pescoço/3 + 0,5 cm);
- nesta fase, você ganha 2 pontos equidistantes do centro;
- esses pontos precisam ser movidos 1 centímetro acima do padrão (basta desenhar esses pontos 1 cm acima da borda superior do retângulo);
- a seguir, na parte superior do retângulo, colocamos-no do eixo vertical central para a esquerda e para a direita ao longo da metade da largura das costas (assim obtemos os pontos da borda dos ombros);
- os pontos da borda dos ombros deverão ser abaixados em 2,5 cm (se os ombros forem altos, em 1,5 cm, se forem inclinados, em 3,5 cm);
- então o ponto esquerdo da borda do ombro é conectado ao ponto esquerdo da largura clássica do pescoço, e o ponto direito à direita (com isso obtém-se a linha do ombro);
- para obter um decote, você precisará conectar o ponto esquerdo da largura do decote ao ponto direito do decote com um semicírculo (se precisar de um decote redondo), um retângulo (se precisar de um decote quadrado) ou um triângulo estreito ;
- o próximo passo é designar a linha do tórax (dividir a circunferência do meio tórax por 4 e adicionar 7 ao valor resultante);
- A seguir, marcamos a linha do peito e mostramos com uma linha vertical côncava a diferença entre a circunferência do peito e a circunferência da cintura (se a cintura for pronunciada e muito mais estreita que os quadris, então a diferença entre eles deve ser de cerca de 5–8 cm, isto é, 2,5–4 cm a menos à esquerda e à direita);
- em seguida, conectamos a ponta esquerda da borda do ombro com a borda esquerda da linha da cintura com uma linha côncava e a ponta direita com a direita (obtendo assim uma cava).
Importante! Um top sem mangas tem cavas traseiras iguais às cavas frontais.
A parte superior do vestido é fácil de costurar usando esse padrão. Você precisa cortar as costas e a frente e depois conectar as alças e as costuras laterais.
Fazendo saia - 4 opções
Vejamos várias opções aqui.
Modelo nº 1. Saia tutu feita com um grande número de abas individuais de tule
Para fazer isso você vai precisar de um elástico largo e tule de um rolo estreito (largura 10–15 cm). O elástico deve ser cortado na cintura da criança de forma que a saia resultante não aperte, mas não caia. A seguir, determine o comprimento da bainha. Além disso você precisa descobrir números específicos, eles serão úteis para determinar o comprimento dos cortes de tule.
Então, uma bainha de 40 cm de comprimento indica que o tule precisa ser cortado em pedaços de cerca de 82 cm de comprimento. Para obter o último valor (82 cm), é necessário multiplicar o comprimento da bainha (40 cm) por 2 e somar 2-3 cm por cima.
O processo de confecção de uma saia se resume a passar pedaços de tecido por um elástico e amarrá-los com um nó.. As abas já fixadas devem ser colocadas bem próximas umas das outras, caso contrário a bainha se desfará e as pernas ficarão visíveis através dela. Uma saia mais densa e fofa é obtida amarrando as tiras em 2 camadas - é quando uma peça é colocada em cima da outra.
Modelo nº 2. Look clássico de saia de tule
Materiais e acessórios necessários:
- cada camada individual é formada por tecido cujo comprimento é 4 vezes a circunferência da cintura;
- para anágua compre cerca de 2 m de cetim ou cetim;
- é necessária uma fita de cetim para o cinto (largura: 10 cm);
- zíper ou elástico.
Processo de manufatura:
- formar dobras manualmente em cada camada;
- dobrar camadas;
- recue 2 cm da borda superior e costure as camadas dobradas;
- defina o passo de ponto mais largo da máquina;
- abaixe a saia;
- faça um ponto de alinhavo;
- costurar uma capa (anágua);
- conecte todas as camadas à capa;
- costure um zíper;
- costure um cinto.
Modelo nº 3. Saia tutu conforme padrão
Na apresentação tradicional, um item de guarda-roupa vem com 12 a 16 camadas, mas como exemplo, vamos usar uma versão simplificada com 4 camadas. Para criá-los, precisaremos desenhar retângulos (4 peças) no padrão. A altura de cada um subsequente deve ser 2,5 cm menor. Se a altura do primeiro for 38 cm, a altura do segundo será 35,5 cm. Exemplo de padrão:
O comprimento dos retângulos é determinado com base no desenho. Se você precisar de um vestido muito curto, multiplique a circunferência da cintura por 2.
O próprio processo de costura:
- recorte a base da bainha conforme o padrão;
- corte um cinto largo de malhas pré-preparadas;
- costure as seções da primeira camada e aperte-as na cintura no tamanho real do vestido;
- repita o procedimento com cada camada subsequente;
- costure as camadas conectadas ao cinto.
Modelo nº 4. Vestido de baile
Esta opção de look combina um top justo ou levemente solto com um corte bem simples e saia bola. Para criar uma saia com 25 cm de altura, que será usada por uma menina com circunferência de cintura de 38 cm e circunferência de quadril de 40 cm, serão necessários cerca de 2,5 m de tule macio.
Instruções passo a passo para fazer uma bainha:
- corte o tule em tiras (largura: 10 cm);
- corte um retângulo de 25x80 cm do material para a capa;
- costure o retângulo com um anel;
- Costure uma tira de tule na parte inferior da anágua (a linha deve ficar no meio);
- durante a costura, você precisa fazer dobras periodicamente (O esplendor do vestido depende da frequência de colocação das dobras e do seu comprimento);
- no final, as dobras do babado formam um círculo;
- dobras de ferro de 1 lado;
- recuando um pouco da aba de tule costurada anteriormente, costure a segunda tira (formando também dobras);
- repita o algoritmo com a terceira fita e as subsequentes;
- quando faltarem 5 cm para a extremidade superior da bainha, é necessário inserir um elástico e apertar a saia na cintura.
Conectando as peças
A saia, apertada na cintura, é presa a um elástico ou cinto, e já vem ajustado um top. Comprimento do ponto: 2,5.
Importante! Certifique-se de que as costuras superior e inferior combinem entre si. Para combiná-los, convém costurar primeiro a saia ao corpete com uma agulha simples e ver se as partes do look se encaixam. Caso contrário, e aparecerem deslocamentos, será necessário fazer suturas.
Outra opção para criar um vestido com as próprias mãos
Um vestido casual pode ser criado a partir de uma blusa. Este método é bom porque Economiza muito tempo. Não há necessidade de costurar top ou corpete. A parte inferior ficará parecida com uma saia de balé.
Materiais necessários:
- jaqueta (de peça única, sem botões ou zíperes);
- tule (1 metro);
- malhas para anágua (50 cm);
- elástico largo (observe que ele vai passar por cima e não será costurado).
Processo de confecção do vestido:
- Experimente a jaqueta. Marque o local que coincide com a cintura da menina.
- Corte tudo da jaqueta que estiver abaixo da linha marcada.
- Costure um elástico na barra da blusa.
- Das malhas, corte 2 seções trapezoidais para a frente e as costas da anágua. Para determinar a largura da borda, use uma jaqueta.
- Forme uma saia de duas camadas de tule.
- Costure a anágua na saia
- Costure a parte inferior do vestido ao elástico de cima.
Em vez de um suéter, um top de crochê ou tricô também é adequado.. Determinar o número de loops é fácil. Para fazer isso você precisa conhecer a circunferência do seu peito.Com base nesses parâmetros, um corpete sem costura é tricotado em círculo.
Importante! Compre fio de algodão para a parte de cima do vestido.
Você pode conseguir um vestido de baile interessante se usar um elástico de malha larga (não roupa íntima, mas de malha) como parte superior e base da saia.. Corte e forme um corpete com ele e, em seguida, através de várias fileiras inferiores de elástico, passe a quantidade necessária de tule rígido, cortado em fitas. Este método é bom porque permite obter uma bainha assimétrica sem criar um padrão complexo. E ao mesmo tempo você pode brincar com o nível do início da bainha. Para isso, os pedaços de tecido de um lado da malha passam a ser tecidos vários furos mais altos do que do outro.
Uma saia longa tutu formada por remendos de tule pode facilmente ser transformada em um vestido. Para isso, um elástico fechado é enfiado nas camadas de tule (fechado significa que suas pontas são costuradas e formam um círculo). Cada fita é amarrada em um elástico e presa com um nó. Terminado de amarrar o primeiro elástico, pegue o segundo elástico, coloque-o um pouco mais baixo que o primeiro e faça exatamente o mesmo com ele. O resultado é um top que se ajusta perfeitamente ao corpo em torno dos elásticos. Os restos soltos dos cortes deste vestido passam a ser a bainha.
Se a transição de um espartilho justo com elásticos para uma bainha fofa parecer muito abrupta, vale a pena decorar com um cinto. Normalmente usa-se uma fita de 10 cm de largura.Se uma tira de seda não for adequada, experimente um corte de tule ou um elástico largo de linho. Como o tecido de tule, por sua rigidez, nem sempre dá um laço bonito, vale a pena dar uma olhada no broche para ver o local onde as pontas são fixadas. A decoração cobrirá o nó.