Antes de ir à loja comprar tecido, é preciso saber com a maior precisão possível o seu consumo para o produto planejado. Não é aconselhável cometer erros neste assunto. O cálculo correto da quantidade de material permitirá que você compre o corte necessário e não pague a mais por centímetros extras. Por outro lado, é importante que haja material suficiente e que não seja necessário comprar mais, pois o tecido selecionado pode simplesmente acabar na loja.
Como calcular corretamente a quantidade de tecido de um vestido
O método de cálculo do consumo de material necessário para fazer um vestido com as próprias mãos é simples e fácil de usar. Nos cálculos padrão para produção em massa, eles medem o comprimento da peça planejada e da manga, e também acrescentam alguns centímetros para o acabamento da borda. Este método é adequado para figuras padrão de altura média. A determinação mais precisa do consumo de material é determinada pelos seguintes fatores:
- O tamanho do produto e as características da figura humana.O consumo aumenta significativamente se partes do padrão não couberem em um lado da tela, por exemplo, ao longo da circunferência dos quadris.
- Uso de acessórios adicionais. Podem ser bolsos, dobras, alças, babados.
- Estilo do produto. Então, se a bainha do vestido for planejada no formato de saia circular, o consumo pode chegar a 5 metros, para saia circular até 2 metros ou mais.
- A textura e design do material, entre outros pontos.
REFERÊNCIA! Você deve prestar atenção na largura da tela. A maioria dos materiais modernos do mercado tem largura de 150 cm, mas também existem opções mais estreitas, cerca de 90–110 cm de acordo com o parâmetro especificado.
Quanto tecido você precisa para um vestido curto?
A necessidade aproximada de material para uma peça sem mangas é de cerca de um metro e meio. Para calcular um produto com mangas compridas, é preciso focar no comprimento do vestido e no comprimento das mangas, levando em consideração bainhas e folgas, acabamento de cerca de 15 cm. Se você está planejando uma gola complicada e outros elementos, então você deve adicionar mais 20 cm.
Ao costurar uma roupa para uma figura grande a partir do tamanho 50 ou quando a circunferência do quadril ultrapassar a largura do tecido menos 10 cm, o custo já é de dois comprimentos da roupa mais uma bainha de 15 cm. Isso se explica pelo fato de que a largura padrão do tecido simplesmente não cabe em todos os detalhes do padrão.
ATENÇÃO! Em geral, a necessidade de tecido para físicos plus size aumenta significativamente, quase dobrando.
Quanto tecido você precisa para um vestido longo?
Ao costurar roupas trapezoidais longas, o consumo de material aumenta com a latitude. O comprimento mede a distância do início da correia até a superfície do piso. Portanto, é necessário considerar como será confeccionada a bainha do produto. As roupas podem ser constituídas por uma só peça ou por vários elementos que posteriormente são unidos.Se a parte inferior for costurada separadamente, não faz sentido usar dois pedaços de tecido para a parte superior.
Para mulheres baixas e gordinhas, é preciso levar quase o dobro de material. O padrão de saia para formas grandes e salientes não cabe em uma largura de tecido. Se o material tiver 150 cm de largura, você ainda poderá encaixar todas as partes do padrão em uma área, mas a 140 cm será problemático ajustar o padrão.
IMPORTANTE! Em geral, na hora de fazer vestidos para pessoas altas, costumam acrescentar 20–30 cm ou mais, dependendo da altura do belo sexo.
Esperamos que este artigo seja útil e ajude você a calcular corretamente o consumo de tecido necessário para futuras opções de roupas. No futuro, você poderá obter o custo aproximado do equipamento multiplicando esse número pelo preço de um metro.