Costure um vestido casulo com suas próprias mãos: padrão, diagramas e descrição

173931576

Creativecommons.org

Os vestidos Cocoon se tornaram uma das tendências da moda de 2021. Em parte graças à moda de tudo que é confortável, aconchegante e diferente dos vestidos curativos, em parte graças às imagens do filme de 2021, em especial o vestido casulo do filme “Cruella”. Neste material contaremos a história desse vestido, variações modernas do modelo, e também forneceremos um passo a passo para iniciantes na costura de um vestido casulo e o padrão exato do produto.

Qual é a aparência de um vestido casulo e quais são seus subtipos?

Vestido casulo é o nome de vestidos volumosos que se alargam na cintura e afunilam na parte inferior, escondendo a figura da modelo, e também na maioria das vezes têm mangas caídas. Na maioria das vezes, são versões outono-inverno de vestidos feitos de lã, caxemira e malhas. Acredita-se que esse formato ajuda a esconder falhas de figura; as más línguas dizem que existe uma correlação direta entre o ganho de peso da maioria dos reclusos forçados e a tendência 2021 para esse prático modelo de vestido.Se desejar (ou com mau tempo), você pode complementar o vestido casulo com leggings ou calças, transformando o volumoso produto em uma túnica improvisada. Mas esse movimento é mais adequado para versões mais curtas do vestido casulo.

História do vestido casulo

As disputas sobre o primeiro período de aparecimento do vestido casulo ainda continuam e diferentes fontes dão nomes diferentes. Segundo uma versão, o estilista Cristobal Balenciaga foi o primeiro a trazer o vestido casulo para as grandes passarelas na década de 1950, que no mesmo período criou muitos outros modelos, “inventando uma nova silhueta feminina”. Em 1957, diversas variações de vestidos com corte solto apareceram nas passarelas: vestido casulo, vestido saco e vestido barril. Eles se diferenciavam nos detalhes do corte, que hoje só podem ser nomeados por profissionais que atuam na indústria da moda, para o cidadão comum são nomes diferentes para o mesmo modelo. Uma das continuações lógicas desta coleção Balenciaga de 1957 foi o casaco casulo, que superou o sucesso do vestido casulo, visto que era usado regularmente pela atriz e futura princesa de Mônaco Grace Kelly. Porém, depois de várias temporadas, a tendência começou a desaparecer e logo o corte solto do vestido casulo largo foi substituído por silhuetas justas com cintura pronunciada.

A segunda aparição inesperada do vestido casulo no palco foi no desfile de Yves Saint Laurent em 1965. Inesperado, porque era uma coleção de alta costura e era... um vestido de noiva casulo. Até agora, algumas pessoas ficam perplexas ao olhar para isso: o fato é que Yves Saint Laurent se inspirou não em uma borboleta saindo de um casulo, mas em uma boneca russa, matryoshka, e costurou um vestido que esconderia completamente a figura do noiva, deixando apenas rosto, sapatos e mãos visíveis.

Muito menos perceptível e, portanto, talvez mais eficaz em termos de popularidade entre os fashionistas comuns, foi o retorno do vestido casulo na década de 1980. A partir de agora, vestidos largos com ombros levemente caídos e silhuetas borradas podem ser encontrados, talvez, em todos os guarda-roupas. Esses vestidos minimalistas, junto com o clássico vestidinho preto, tornaram-se um must-have para toda mulher.

Vestido Cocoon como tendência 2021-2022: onde e com que vestir

_________________5b90ef35bae75

Creativecommons.org

Na verdade, a tendência para vestidos casulo volumosos não veio diretamente da década de 1950, mas das temporadas relativamente recentes de outono-inverno de 2014-2015. Foi então que apareceram nas passarelas francesas modelos com vestidos largos, com bainha levemente estreitada, e algumas modelos até com bolsos. Paralelamente, o estilo de vida escandinavo cada vez mais popular do hygge foi além da sua definição e estabeleceu uma tendência paralela para coisas volumosas e aconchegantes, incluindo produtos volumosos. O vestido casulo volta regularmente às vitrines das lojas de moda, inclusive pela sua versatilidade: esse formato combina com quase todas as pessoas, independente do tipo segundo Kibbey e Larsen. Você pode vestir um vestido casulo em um dia de outono para ir ao escritório, passear ou encontrar amigos. Esses vestidos geralmente não requerem decoração adicional e carregam o conceito de minimalismo e multifuncionalidade: se desejar, podem ser usados ​​​​como pulôver ou túnica alongada, usando leggings ou jeans por baixo da calça. O comprimento médio do vestido é considerado ideal para quase qualquer tipo.Talvez a única coisa para a qual um vestido casulo não seja totalmente adequado seja para um evento especial, embora (além do chocante vestido casulo de casamento público de Yves Saint Laurent) existam versões desses modelos, inclusive para ocasiões festivas.

O que você precisa para costurar um vestido casulo?

O vestido casulo é um dos mais convenientes de costurar, pois não envolve numerosos recortes e decoração adicional. Se desejar, esse vestido pode ser costurado literalmente em uma noite.

  • Um pedaço de tecido grosso. Tecido de malha, caxemira ou lã são adequados. Se você tem medo de experimentos e não tem certeza se usará o produto, pode até optar pelo poliéster.
  • Kit de costura (agulhas para combinar com o vestido, tesoura, alfinetes, giz ou lápis para marcação, régua ou metro, etc.).
  • Padrão.

Aula mestre passo a passo sobre como costurar um vestido casulo

Apesar da versatilidade do padrão, é importante ajustá-lo aos parâmetros do modelo. Recomendamos prestar especial atenção ao comprimento do produto. A versatilidade potencial do futuro vestido casulo dependerá disso, por isso vale a pena considerar a opção de um vestido de comprimento médio. Mas se você não seguir esse conceito, o comprimento do vestido pode variar do meio da coxa até o tornozelo.

  1. Crie um padrão com base nos parâmetros do modelo e nos seus desejos quanto ao comprimento do produto.
  2. Fixe o padrão já corrigido ao tecido com alfinetes, guiado pela posição do fio da fibra e recuando 1,5 cm da borda.
  3. Recorte os fragmentos resultantes. Preste atenção especial às mangas.
  4. Costure todas as peças a serem experimentadas com um ponto de encaixe. Nesta fase, você nem precisa processar as bordas.
  5. Experimente a forma resultante em um modelo. Se desejar, você pode deixar a silhueta semi-ajustada.
  6. Finalize as bordas do produto e costure por cima do pesponto.

 

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano