O vestido estilo sari há muito é considerado o traje nacional da Índia. A sua história começou há muitos séculos, na época em que nasceu a própria civilização do país. Esse look valoriza a feminilidade, fica lindo e tem o corte mais inusitado. O sari não tem nada em comum com os trajes nacionais de outras nações. Sua principal característica é que é estritamente proibido usar costuras para criar um look. A única maneira de fixar o tecido de acordo com a tradição é usar um grampo especial. Esse alfinete era preso ao ombro e segurava uma parte do vestido.
Na Europa, esse método de criação de looks é incomum, mas recentemente estilistas famosos começaram a adotar alguns elementos do traje nacional indiano. As danças nacionais indianas também são muito populares nos países europeus. Muitas meninas querem fazer seus próprios saris para apresentações, eventos temáticos ou festas.Não é nada difícil - não levará mais de um dia para fazer o traje mais elegante para uma mulher na Índia.
Como fazer um sari com as próprias mãos - preparação
Fazer um vestido indiano é muito mais fácil do que qualquer outro traje nacional. A vantagem é que não existem pequenos detalhes, padrões e outros elementos que parecem complexos e inacessíveis para muitos. Você vai precisar de uma anágua e um pedaço de tecido de pelo menos nove metros.
Com o passar dos anos, o estilo do saree mudou. Inicialmente, o manto consistia em duas partes. Um deles enrolado nas coxas, o segundo no peito. Com o tempo, o traje nacional mudou. As meninas passaram a usar um único pedaço de material. A roupa única não é unida por uma única costura. Antes de costurar um sari indiano, você precisa preparar tudo o que precisa:
- Agulha, linha, tesoura - para a anágua e acabamento das bordas.
- Têxtil. A filmagem depende da constituição e altura da mulher. Aqui é importante escolher cuidadosamente o material em si. Desde os tempos antigos até hoje, na Índia, o status de uma mulher era julgado por suas roupas. Um sari nativo pode revelar se uma senhora é casada, sua classe social e riqueza. Os especialistas aconselham a escolha de materiais leves e naturais. Chiffon, organza e algodão ficarão lindos. As roupas mais requintadas e caras são feitas de seda Mysore. O tecido natural é agradável ao corpo e permite a passagem do ar, por isso mesmo em climas quentes você se sentirá confortável com essas roupas de várias camadas. Sob materiais sintéticos, a pele não respira, por isso a mulher se sentirá desconfortável. A cortina também é importante para que o vestido fique lindo.
- Trança. A borda direita e a extremidade do material são decoradas com uma bela e larga trança.Para isso, você precisará de cerca de dez metros de fita com franjas, pedras, pintura ou outro desenho.
- Algodão. O material da anágua, que geralmente é usada por baixo do sári, é adquirido separadamente.
Como costurar um sari com as próprias mãos - instruções
Vamos começar a criar um traje nacional indiano com anágua. Você precisa levar algodão, um padrão para uma saia meio-sol padrão. Na maioria dos casos, os padrões são projetados na altura do joelho ou um pouco abaixo. Precisaremos estendê-lo para que fique cinco centímetros mais curto que o sari. O principal é que não fique visível por baixo do traje. Tomamos medidas - cintura, quadris, comprimento. Redesenhe os detalhes no tecido levando em consideração a margem de costura. A cor da saia não deve diferir muito da tonalidade do traje principal. Você precisa colocar um cordão ou elástico na parte superior para manter a saia no lugar. Cada dobra vai se destacar sob o tecido leve do vestido, então você precisa alisar a anágua com o máximo de cuidado possível. Agora vamos prosseguir para a criação do saree:
- A borda do tecido não é processada, por isso é necessário passá-la com cuidado com uma costura especial. Caso contrário, os fios do material podem desfiar e o produto perderá rapidamente a aparência. Na hora de escolher os fios, é importante levar em consideração a cor. Deve combinar com a tonalidade do sari.
- Dobramos as bordas do tecido em meio centímetro com o máximo de cuidado possível. Passamos por cima deles com um ferro. Repita a dobra novamente e passe novamente. Uma bainha dupla permite esconder uma ponta desleixada e deixar as bordas perfeitas.
- Recuamos quinze centímetros entre as dobras e fixamos o material com alfinetes. Costuramos ao longo do comprimento do tecido ao longo da dobra.
- Ao retirar os alfinetes após a costura, é importante não danificar o tecido. Portanto, cada pino deve ser puxado no ângulo em que foi inserido no material.Quando todos os pinos forem removidos, você ficará com uma forma retangular regular.
- A trança precisa ser costurada na borda do sari de um lado. Se você tiver habilidades de bordado, poderá comprar uma tira de veludo ou veludo e bordá-la você mesmo com fios de ouro e prata.
- Costuramos o material na borda direita, marcando o local da decoração. Esta parte do tecido vai ficar no ombro e cair bem.