O traje nacional uzbeque combina de forma única elementos de todos os vestidos tradicionais do Oriente. No entanto, possui características especiais características do Uzbequistão. Com o passar dos anos, o traje uzbeque mudou muito, basta olhar as fotos dos looks dos séculos passados e compará-los com os modelos modernos. Mas a ideia principal na hora de costurar e decorar ainda é baseada nos motivos tradicionais.
A moda moderna dos vestidos uzbeques vem de estilistas populares, que em seus desfiles apresentaram trajes únicos nas tradições nacionais do Uzbequistão. Cores vivas e um corte relativamente simples enfatizam perfeitamente as vantagens e escondem as falhas da figura. Todos os modelos são costurados exclusivamente em cetim, que é agradável ao toque e ventila perfeitamente. Essas propriedades do material permitem costurar uma roupa de verão da moda para o clima mais quente.
O que vestir com vestidos uzbeques - nuances da moda
Na terra natal dos vestidos, eles costumam ser chamados de kuylak. O estilo da maioria dos modelos é semelhante às túnicas populares hoje. O comprimento do vestido pode variar, mas a maioria dos looks apresenta saia midi longa e mangas compridas. No século XX, modelos alternativos começaram a surgir. Trajes compostos por minivestidos de túnica e calças largas ou calções tornaram-se especialmente populares. Os designers uzbeques começaram a produzir modelos com punhos e golas altas. A beleza do traje tradicional não deixou indiferentes as mulheres de todo o mundo. Principalmente depois do aparecimento de looks únicos nas passarelas. O que vestir com um vestido uzbeque:
- Sapato. Um vestido longo feito de cetim natural, bordado com fios dourados, combina perfeitamente com sapatos elegantes ou sandálias de salto. Mas no Uzbequistão não é costume usar vestidos nacionais com salto. Portanto, se você quiser transmitir toda a imagem na íntegra, terá que escolher sapatilhas com muitos bordados, tranças e pedras.
- Bolsa. Os próprios trajes nacionais são brilhantes e multicoloridos, por isso é melhor escolher uma bolsa simples. Uma bolsa de couro preta de tamanho médio ficará bem.
- Decorações. Você pode escolher um lindo colar para combinar com o vestido ou uma corrente fina com pingente.
Como costurar um vestido uzbeque
Apesar de os trajes no Uzbequistão terem mudado um pouco nos últimos anos, a estrutura de sua alfaiataria permaneceu quase a mesma. O padrão padrão consiste em seis partes:
- voltar;
- mangas;
- parte frontal do jugo;
- parte de trás do jugo;
- colarinho;
- parte da frente do vestido.
Ao cortar uma canga, é importante levar em consideração que é necessário fazer uma canga junto com ela. Este é um forro que deixará a gola mais elástica e durável, e o formato ficará muito melhor.Qualquer material é adequado para forrar a canga traseira, mas a frontal precisa ser reforçada apenas com o material principal. Com a ajuda de vários formatos de canga e gola, as mulheres uzbeques diversificam seus vestidos. Veludo, chiffon, alpaca e cetim são usados para costura. O bordado nacional é feito com fios de prata e ouro. O vestido mais comum é bem simples de costurar, é mais difícil bordar e decorar o traje.
- Recortamos os padrões: gola, duas mangas, canga traseira, canga frontal, costas e cintura frontal. Disponha com cuidado os detalhes no tecido, contorne com giz, levando em consideração as folgas de dois centímetros. Recortamos cada detalhe ao longo do contorno.
- Inicialmente costuramos a frente e as costas do vestido.
- Costuramos em cada manga.
- Montamos a parte superior do produto com pequenas dobras.
- Costuramos com uma canga, na qual o forro já deve estar costurado.
Só falta decorar o look. Para isso você pode usar outros tecidos, ouro, fios de prata, pedras e strass, estampas, bordados.