Vestidos vintage que praticamente arruinaram a vida de todos ao seu redor

No século 21, parece que quase todas as roupas são criadas para uma pessoa: confortáveis, práticas, modernas, confortáveis. Adicione aqui um milhão de cores, formas e estilos diferentes. Podemos dizer que não falta. No entanto, é verdade. Mas pode, por exemplo, um vestido ser desconfortável? Naturalmente! Trens de vários metros, espartilhos justos, decote muito profundo, bainha muito estreita - tudo isso foi vivido por mulheres em diferentes épocas.

O vestido mais terrível que eles conseguiram inventar foi o mantova ou grand paignier (na Alemanha e na Rússia eram chamados de “bichas”). Sim, essas roupas incorporavam corajosamente todo o luxo do Rococó e do Barroco, mas apenas as mulheres sofriam terríveis inconvenientes e os cavalheiros experimentavam uma tensão inimaginável.

Grande Pannier

@pinterest

Desperdício total e inconvenientes terríveis

Hoje em dia dificilmente existe uma menina corajosa que se atreva a experimentar um vestido deste estilo.Talvez, para fins de experiência, tais sacrifícios possam ser tolerados, mas usar constantemente uma saia enorme, cuja largura às vezes ultrapassava os dois metros, e ao mesmo tempo carregar um peso terrível - aqui cada um de nós pensará se o o jogo vale a pena.

Porém, a moda nem sempre depende do bom senso, pois na segunda metade do século XVII, quando esses vestidos se popularizaram, esses looks cativaram tanto as mulheres que elas estavam dispostas a suportar qualquer incômodo só para ficarem lindas e na moda.

Grande Pannier

@pinterest

Naquela época, uma mulher precisava de uma empregada para se vestir. Para colocar o grande paignier, três assistentes foram chamados ao mesmo tempo para ajudar. Isso é lógico, pois o vestido era composto por várias partes.

Primeiro colocou o espartilho (a coisa também não é das mais delicadas!), depois as pantalonas, e aí começou todo o evento: arrumar as argolas (a base) e amarrar um monte de anáguas.

Alforje

@pinterest

Quando isso terminou, o vestido em si foi colocado e inúmeras dobras foram esticadas para que a roupa ficasse elegante e magnífica. Em palavras, isso parece bastante fácil e simples. Na verdade, o processo demorou mais de uma hora e meia.

Maria Antonieta

@pinterest

Os autores do grand paniier elevaram o uso de tal item de guarda-roupa a tal culto que fantasiaram incansavelmente sobre sua transformação. Parecia que estavam competindo entre si, criando as soluções mais bizarras e decorando o vestido com todo tipo de detalhes decorativos. E tudo o que as mulheres puderam fazer foi tremer de alegria e sentir um desconforto terrível enquanto continuavam a usar a roupa.

Alforje

@pinterest

A reação da metade masculina

Na verdade, o vestido era realmente lindo. A menina parecia uma boneca, cativou sua aparência e despertou especial admiração.Pelo menos com a coragem e a força de vontade que ela concordou em suportar tamanha carga em prol da beleza e do estilo. Claro que não havia necessidade nem de pensar em dançar: era quase impossível movimentar-se em Mântua, sem falar nos passos. Na verdade, com esse vestido só era confortável ficar em pé, o que também era muito difícil.

Alforje

@pinterest

A propósito, o design do Grand Panier ainda tinha uma vantagem. Por causa da parte lateral poderosa, os cavalheiros simplesmente não conseguiam nem chegar perto da senhora com suas liberdades. Assim, ao usar roupas tão desconfortáveis, uma mulher matou imediatamente dois coelhos com uma cajadada só: ela ficou impressionante e os mulherengos foram eliminados. Afinal, se um homem tivesse intenções sérias, será que um vestido, mesmo tão complicado, o impediria?

Quadro

@pinterest

A popularidade de Mântua não diminuiu há muito tempo. O amor por ele durou 70 anos. Hoje, trajes semelhantes podem ser vistos, mas apenas em museus ou em desfiles de moda do estilo barroco e rococó. É improvável que alguém se atreva a usar um vestido assim agora, mesmo o mais luxuoso. Porém, a riqueza dos tecidos e da decoração, a mais bela decoração, a pompa e majestade do grande cesto não podem deixar de encantar, porque, para ser sincero, não se trata apenas de roupa, mas de toda uma obra de arte.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano