Veronica Agapova, fundadora de uma loja vintage e blogueira, afirma que se inspira em seu próprio guarda-roupa, em peças vintage encontradas no fundo dos armários, além de imagens que foram relevantes no século passado.

@of-md.com
Vintage e sociedade
Todo mundo trata as roupas do armário da vovó de maneira diferente. Algumas pessoas realmente os admiram, enquanto outras mostram abertamente nojo e perplexidade, dizendo: “como você pôde usar algo assim?” Porém, nem toda garota se atreve a complementar seu look com um detalhe vintage, seja um acessório, uma joia ou algo de roupa. Sim, no século passado foram costurados trajes específicos que, claro, se destacam no cenário geral das coleções modernas.
Também é importante notar que poucas pessoas na Rússia chamariam de vintage as coisas usadas há pelo menos 30 anos. Roupas verdadeiramente luxuosas só podem ser encontradas em casas onde as pessoas podem viajar para o exterior e trazer algo de lá ou encomendar alfaiataria em ateliês caros e elegantes.E sua avó teve uma sorte incrível se tivesse um vestido assim no armário.
É claro que dizer que o velho é melhor que o novo é um pouco injusto. O que quer que se diga, o progresso avança com ousadia e, portanto (em vez desses tecidos) qualquer fashionista pode escolher um material de maior qualidade - resistente ao desgaste, macio, sem tendência a rugas e durável. Bem, e as roupas incríveis de costureiros mundialmente famosos? Por exemplo, Cristobal Balenciaga ou Yves Saint Laurent? Afinal, eles também costuram coleções inteiras de peças vintage, que às vezes parecem obras de arte.
E, novamente, nem sempre é a marca que faz a coisa certa. Nos museus você encontra modelos deslumbrantes, até mesmo anônimos, mas parece que foram costurados pelo próprio mago - os looks são tão luxuosos. E se você tiver muita sorte, poderá encontrar um vestido semelhante no armário da sua avó ou bisavó – depende.
E, claro, a principal questão que preocupa muitos fashionistas: “Por que usar algo que outra pessoa já usou?” Existem vários argumentos a favor do vestido da vovó.

@pinterest.co.uk
Durabilidade
Se uma roupa está pendurada há 20-30-40 anos, significa que ela é perfeitamente capaz de viver pela mesma quantia (ou até mais). Fique tranquilo: neste caso, você definitivamente não terá que discutir com os vendedores, provando que não foi você quem rasgou a peça de roupa recém-comprada, mas que ela foi costurada com esses fios.

@pinterest.co.uk
Singularidade
Fique tranquilo: a probabilidade de você conhecer alguém com o mesmo vestido tende a zero. É improvável que alguma de suas namoradas tenha uma opção idêntica. Qualquer item vintage do mundo moderno aos poucos se tornou exclusivo e, portanto, em um evento importante você vai ofuscar qualquer look super fashion.Claro, desde que sua aparência seja harmoniosa.

@in.pinterest.com
Curiosidade dos outros
Com certeza todo mundo vai perguntar onde você comprou a coisa linda que está vestindo. É certo dizer que esse vestido é do século passado e, quem sabe, brilhou em algum baile ou festa retrô. Ou você pode permanecer misteriosamente em silêncio, e então a intriga estará garantida.

@in.pinterest.com
Condição ideal
Muitas meninas da época passada podiam comprar um vestido para si, mas não havia razão para usá-lo. Contudo, esta situação também ocorre no mundo moderno. Portanto, encontrar algo completamente novo agora não é um problema. Mesmo que as etiquetas não tenham sido preservadas, é possível perceber a novidade do produto pelos botões e pelo estado ideal do material. Em alguns casos, o desgaste característico do tecido pode indicar que o vestido não foi usado.

@in.pinterest.com
Preço
As marcas mais caras agora são fabricadas exclusivamente na França, Itália e EUA. Todo o resto já foi transferido para a China há muito tempo, embora a qualidade tenha melhorado significativamente recentemente. Mas, digam o que se diga, um vestido vintage com “Fabrique en France” escrito evoca sentimentos especiais. Além disso, o preço de tal roupa não excederá o preço de streaming da H&M ou da Mango.

@in.pinterest.com
Gosto de vintage, mas todas as outras coisas combinadas devem ser novas, elegantes e caras - então é ótimo.