No mundo moderno de alta tecnologia e no rápido crescimento das empresas industriais, o artesanato tornou-se muito raro. É quase impossível encontrar coisas feitas à mão, agora tudo pode ser comprado em uma loja com uma grande variedade de produtos para todos os gostos. Mas os itens comprados, ao contrário dos feitos em casa, nem sempre são de boa qualidade e muitas vezes são excessivamente caros.
Se você tiver vontade, oportunidade e algum tempo livre, pode tentar costurar coisas. Isso economizará seu orçamento e lhe dará a oportunidade de agradar sua família e amigos. Você pode usar a Internet como fonte de ideias interessantes e úteis. Aqui você encontra tudo o que precisa para o processo criativo e costura. Em nosso artigo falaremos sobre costura e as características de fazer um vestido longo com e sem mangas, compartilharemos nossa experiência e dicas úteis para agilizar o processo.
Características de criação de um vestido até o chão
Como fica claro pelo nome do estilo, o vestido terá comprimento até o chão.Algumas variações usam mais tecido para criar uma pequena cauda que circunda a parte inferior do vestido. O produto se distingue pela facilidade de execução, construção conveniente do padrão e simplicidade de design. Criá-lo não requer muito tempo, esforço e habilidades especiais. Os vestidos são adequados para todas as ocasiões e podem adicionar cores vivas ao seu look.
Essas versões cabem perfeitamente na cintura, enfatizam a beleza e a graça e conferem sofisticação à figura, que sem dúvida agradará a todas as meninas. Além disso, a comodidade deste método reside na possibilidade de combiná-lo com diferentes elementos do guarda-roupa. Vários detalhes podem ser utilizados para complementar o próprio vestido: mangas, decotes de diversos formatos e figuras, adição de tecido para criar estampas e diversos elementos volumosos. É necessário pensar na imagem com antecedência e discutir os elementos desejados na hora de criar um padrão.
Importante! O processo de execução é bastante simples, porém levará algum tempo. Não tenha pressa para que o produto fique bonito, de alta qualidade e agrade a você e às pessoas ao seu redor.
O que é preciso para costurar um vestido até o chão?
Antes de iniciar o trabalho, você deve estocar todas as ferramentas necessárias e adquirir materiais para costura. Se você já fez produtos semelhantes antes, pode se concentrar nas opções anteriores e selecionar os materiais adequados para o trabalho. Se esta for sua primeira tentativa, recomendamos dar uma olhada na lista do que você precisará para a produção:
- A quantidade necessária de tecido que você gosta. Dependendo do tamanho, podem ser necessárias diferentes quantidades de material. Você deve levá-lo com reserva.
- Um conjunto de agulhas e linhas para combinar com a cor do tecido que está sendo costurado.
- Elásticos para inserções no cinto e nas mangas.
- Máquina de costura para trabalho rápido.
- Lápis, fita métrica, papel milimetrado para desenhos.
- Faca de papelaria.
- Tesoura.
- Elementos de inserções decorativas: desenhos, fitas, laços...
Além dos materiais básicos, você precisará fazer medições precisas. A aparência do futuro produto e o conforto de usá-lo dependem em grande parte disso. Todos os tamanhos são levados em consideração as dobras nas costuras.
Importante! Esta é apenas uma lista de amostra, você pode adicioná-la se desejar. Se você imagina a imagem de um futuro vestido e quer adicionar detalhes decorativos, pense com antecedência e compre tudo o que precisa na loja.
Como criar um padrão para um vestido até o chão?
Para começar a costurar roupas, você precisa imaginar com precisão a imagem futura. Um padrão construído corretamente o ajudará a lidar com isso. Nesta fase, você pode fazer alterações e ajustar o formato e os detalhes do vestido. Pegue as dimensões principais (perímetro do quadril, comprimento da cintura até a bainha e comprimento da fenda nas laterais), verifique sua precisão e comece a criar desenhos de acordo com o seguinte esquema:
- Construa ou encontre uma imagem do molde básico do vestido.
- Depois disso, aplique as medidas tomadas de acordo com seus parâmetros.
- Por conveniência, você pode dividir as peças em níveis superiores e inferiores.
- Construa uma imagem de saia para a parte inferior do vestido com locais correspondentes para os recortes.
- Faça também um desenho para o corpete, deixando espaço para recortes e inserções.
Não se esqueça de deixar 1cm de tecido extra para as bainhas nas costuras laterais e 3cm para a borda inferior. Se desejar e tiver experiência de trabalho suficiente, você pode fazer alterações no esquema básico e complementá-lo com seus próprios elementos exclusivos.
Como costurar um vestido até o chão com as próprias mãos?
Usando o padrão preparado, você pode começar a costurar o produto.Este processo não levará muito tempo. Consiste nas seguintes etapas:
- Transfira todos os desenhos do papel para o tecido preparado.
- Corte o material ao longo do contorno. Você deve obter detalhes para a frente e costas da saia e corpete do futuro vestido.
- Depois disso, comece a costurar os elementos. Comece pela saia, faça tudo como na versão clássica. Depois disso, passe todas as costuras e dobre-as para dentro.
- Agora costure as peças para o topo. Aplique com cuidado um ponto de bainha de aproximadamente 1cm.
- Costure a parte superior e inferior e passe um elástico da largura necessária ao longo do cós para prendê-lo. Processe-o em uma máquina de costura.
- Se possível e se tiver ideias, pode decorar as roupas resultantes de acordo com a sua imagem.
Não tenha medo de fantasiar e ganhar experiência, com o tempo você poderá criar facilmente um estilo único e encantar toda a família com roupas da moda.