O vestido recebeu merecidamente o status de elemento mais popular e procurado do guarda-roupa feminino. Muitas meninas, usando certas habilidades, costuram-nas sozinhas. Este produto não só tem uma aparência única e atraente, mas também combina totalmente com todas as nuances da figura.
O processo de criação de um vestido reto é um dos mais simples e fáceis, o que permitirá a qualquer menina lidar com ele. Nós lhe diremos como fazer um padrão de vestido reto.
Padrão básico
Ao trabalhar, deve-se observar uma precisão especial para que a versão final se ajuste exatamente à figura.
Fazendo medições
Tomar as medidas necessárias para construir corretamente o vestido é o passo inicial.
Os parâmetros a seguir são obrigatórios.
- Para iniciar determinar o comprimento do vestido acabado. Isso exigirá um comprimento desde a base do produto (área da garganta) até o resultado desejado. Pode ser qualquer coisa, dependendo da preferência pessoal: um pouco mais alto ou até o joelho, no meio da panturrilha ou até o chão.
- Área do peito é um dos mais difíceis de construir. Para funcionar, você precisará de uma meia circunferência sob o peito, bem como de uma meia circunferência nos pontos salientes.
- Para corte de pescoço obrigatório circunferência do pescoço. Aqui você pode ajustar os parâmetros adicionando alguns centímetros extras. Isso ajudará a criar uma gola mais solta ou volumosa.
- Largura dos ombros irá ajudá-lo a criar o tamanho exato do item de guarda-roupa acabado. Para esclarecer essas medidas é necessário comprimento da base do pescoço até o ponto final. O comprimento pode variar dependendo do modelo do vestido.
- Para que o produto se ajuste correta e facilmente à figura, é necessário circunferência da cintura. Nesta fase, também são adicionados centímetros extras. O vestido pode ser justo, totalmente justo ou largo.
- Não devemos esquecer circunferência do semi-quadril. Este indicador é medido nos pontos mais proeminentes das nádegas. Aqui também é possível ajustar o tamanho do produto usando indicadores adicionais. Ao somar, você deve se guiar pelos números obtidos nas medidas do ponto anterior.
- Apesar do vestido ser feito sem mangas, é necessário delinear a localização da cava - abertura para os braços. Isso exigirá circunferência do braço. Para garantir que as costuras não pressionem ou esfreguem a axila, você deve adicionar alguns centímetros.
Fazendo seu próprio padrão
Depois de especificar todos os parâmetros necessários, você pode prosseguir com a criação de um padrão. Este modelo é básico. Pode então ser usado para criar um vestido com mangas ou uma versão justa.
Materiais:
- governante;
- lápis;
- cartão;
- tesoura;
- pinos de segurança;
- tecido para costura.
Conselho: no trabalho recomenda-se utilizar papel com grade centimétrica já marcada.Isso o ajudará a evitar erros durante a construção.
Antes de modelar, você deve decidir o número de peças. Um vestido reto sem mangas pode consistir em duas partes - frente e costas, uma frente e duas costas.
Numa fase inicial, na ausência das competências e conhecimentos necessários, recomenda-se a utilização de uma opção mais leve: uma prateleira e um encosto.
Antes
Primeiro fazemos a parte frontal. No papel marcamos a localização da largura dos ombros e desenhamos uma cava a partir dela. A partir do corte para os braços traçamos o comprimento final do produto. Delineamos a posição do recorte e dele fazemos o segundo ombro. A seguir procedemos da mesma maneira. A etapa final é o resultado final.
Importante: Ao criar um padrão, não se esqueça de 1 a 2 centímetros adicionais, que são gastos em folgas e bainhas na parte inferior.
O diagrama mostra como usar as dimensões resultantes para construir uma estrutura básica.
Voltar
Vamos prosseguir para a construção das costas. Notamos a localização dos ombros, levando em consideração um possível corte nas costas na região do pescoço. Delineamos a cava e fazemos o comprimento. Finalmente, fazemos o resultado final.
Ambos os padrões são cuidadosamente recortados de acordo com os contornos e depois transferidos para o tecido.
Modelagem baseada em padrões básicos
Esses padrões são usados como base para a construção de produtos de diversos estilos. Por exemplo, eles podem ser usados para costurar produtos com silhueta semi-ajustada ou adjacente.
Referência: Este padrão também será útil ao criar padrões para blusas, camisas ou casacos.
Dardos
A diferença entre esses estilos e os cortes retos é a presença de dardos. Eles vão ajudar a esconder o excesso de tecido e deixar a silhueta mais ajustada e sofisticada. Dados os dardos contribuem para a formação de formas, localizadas na região do peito, ao longo da saia e nas costas.
Os dardos são formados na fase inicial da construção do padrão. Recuamos alguns centímetros do pescoço de cada lado, formando a largura e a profundidade da peça. Eles dependem do estilo escolhido. Para um vestido justo, mais material deve ser removido. Na zona posterior, a profundidade dos dardos é de vários centímetros.
O resultado é um padrão com dardos.
Observação: Certifique-se de que o vestido não aperta o corpo. Se calculado incorretamente, o uso de tal produto será desconfortável.
A base da dobra inferior está localizada no nível da extremidade da cava. O comprimento recomendado é aproximadamente até o meio das nádegas.
Vestido reto com mangas
Um vestido com manga não é menos popular.
Construindo um padrão
Os padrões para costurar um vestido com mangas praticamente não diferem do método descrito acima. A exceção é a construção da própria manga. Para fazer isso, você precisa decidir o comprimento e o volume.
IMPORTANTE! Se a manga for longa, você deve medir adicionalmente a circunferência do braço e da mão.
A circunferência do braço é necessária não só para fazer uma cava, mas também para costurar mangas. Os indicadores devem ser idênticos entre si.
De costura
Quando o molde do vestido com mangas estiver pronto, você poderá iniciar o procedimento de costura.
Materiais
Para costurar um vestido de corte reto com suas próprias mãos, você precisará do seguinte:
- padrões transferidos para tecido;
- tesoura;
- tópicos;
- agulha;
- ferro;
- máquina de costura;
- acessórios adicionais conforme desejado (por exemplo, renda para decorar mangas ou bainhas).
Conclusão do trabalho
- Recortamos todas as partes do tecido e prendemos de acordo com a localização das costuras pretendidas. Aqui você pode simplesmente alinhavar os componentes.Esta etapa é necessária para corrigir e eliminar possíveis erros. Alfinetes de segurança também são adequados para fixação.
- Antes de realizar os trabalhos, recomenda-se passar a ferro a localização das costuras.
- Primeiro, faça as costuras dos ombros. É assim que os dois elementos do vestido (traseira e frente) se conectam. Você pode desenhar imediatamente uma linha de pescoço. Para dar mais atratividade ao vestido, é adequada uma tira de bainha, que é cuidadosamente costurada na região do decote.
- Vamos passar para as mangas. Dobrando cuidadosamente as sobras, costure a manga na cava. Fazemos o mesmo do outro lado. Processamos a costura interna lateral e depois a parte inferior.
Atenção! Para evitar deformações, não é recomendável esticar muito o tecido durante o processo de costura.
- Conectamos as laterais com ponto e finalizamos com ponto zigue-zague. Recomenda-se a utilização de zigue-zague, pois evita possíveis espalhamentos e esfarelamento do material.
- Finalmente, o design dos resultados financeiros. Um ponto em zigue-zague também é usado aqui. Para maior atratividade, a parte inferior pode ser cortada com uma tira de renda.
Ao final do processo, as costuras temporárias (se houver) são cuidadosamente removidas. O vestido reto com mangas está pronto.
Nenhuma garota pode viver sem um vestido estiloso e elegante. Este item do guarda-roupa vai te ajudar a criar qualquer look, do esportivo ao noturno ou feminino. Os produtos de corte reto distinguem-se pela versatilidade e são indicados para mulheres com qualquer tipo de corpo. Algumas dicas úteis ajudarão você a criar esse estilo sozinho.