A história do uso do lenço na cabeça é uma época inteira, interessante por suas tradições, costumes e fatos incríveis, parte de quase todas as religiões do mundo e um atributo integrante de todas as épocas da moda.
A tradição de cobrir a cabeça surgiu antes mesmo do nascimento de todas as religiões existentes. Várias décadas atrás, os arqueólogos demonstraram uma descoberta incrível ao mundo. Eram pequenas estatuetas de mulheres antigas, cujas cabeças eram decoradas com lenços. Esta descoberta foi datada do quarto milênio aC, período da Mesopotâmia - a maior civilização do mundo antigo no Oriente Médio.
Segundo fontes históricas, outra menção ao lenço como cocar remonta à segunda metade do IV milênio aC. durante o reinado dos faraós egípcios. Em afrescos e manuscritos rupestres antigos, as silhuetas masculinas são claramente visíveis, e seus corpos estão vestidos com armaduras e um lenço amarrado com um nó na cabeça. Este acessório era um símbolo de uma família nobre, usado pelo faraó, bem como pelos guerreiros mais próximos a ele.As mulheres assírias e egípcias da época também usavam cocar, mas não tinham o direito de amarrá-lo. O lenço era feito de linho branco ou seda e cobria a cabeça, preso aos cabelos com fechos especiais.
Desde tempos imemoriais, os habitantes dos desertos arenosos da África, Mauritânia e Tunísia usavam um lenço cobrindo a cabeça, parte do rosto e pescoço. Este lenço, chamado shemagh, foi e ainda é usado exclusivamente por homens.
É impossível imaginar a imagem de uma beldade russa com a cabeça descoberta. Se uma menina saía sem lenço na cabeça, diziam sobre ela: “Como uma igreja sem cúpulas”. Os Velhos Crentes afirmam que o lenço na Rússia sempre teve um significado sagrado. Se uma criança adoecia, a mãe sempre a enxugava com o lenço, o berço do bebê também ficava coberto com essa coisa durante o sono. As mulheres acreditavam que isso acalmaria o bebê e lhe daria saúde. Este atributo era frequentemente usado por jovens solteiras durante a leitura da sorte nos feriados de Natal e Kupala.
Hoje em dia, em alguns países árabes, as mulheres usam um lindo lenço na cabeça chamado hijab. Este cocar é obrigatório e simboliza submissão ao marido ou pai, santa fé em Allah, ternura e castidade.
Hoje, usar lenço na cabeça não perdeu sua relevância. Este acessório popular e sempre na moda vai decorar qualquer garota. Os designers modernos oferecem os seguintes modelos: