Quando vêm da região de Orenburg, muitos tentam trazer consigo um lenço de penas. Fino, mas surpreendentemente quente, é como se ele estivesse te abraçando, embalando você nas palmas das mãos do conforto.
Dele a história remonta a muitos séculos. Pertencentes ao artesanato popular, junto com pratos de madeira pintados, apitos de barro, caixas de casca de bétula e decorações de madeira, os lenços tornaram-se um símbolo de Orenburg.
No início foram criados para necessidades pessoais e, há cerca de 250 anos, começaram a ser colocados à venda, tornando-se uma das fontes de renda da família cossaca.
O aumento da popularidade dos lenços de penas de cabra está associado à personalidade de P. I. Rychkov. Ele conduziu e publicou pesquisas sobre os tipos e propriedades da penugem de cabra. Por seu trabalho foi premiado com uma medalha de ouro.
A indústria do tricô continua a se desenvolver com segurança: as artesãs transmitem sua experiência às gerações mais jovens, aprimorando os padrões e tipos de tricô.
Tipos de lenços de penas Orenburg
Ao longo dos anos, formamos diversas variedades lenços e lenços. Esse um lenço simples, uma teia e uma estola.
Referência. Independentemente do tipo de produto, cada um deles possui uma borda esculpida, feita de dentes vazados, e um tecido principal, tricotado em 2 agulhas de tricô.
Os lenços variam em tamanho e método de tricô.
Simples
Um lenço simples só se chama assim, mas tricotá-lo é muito difícil, embora para as artesãs essa tarefa seja facilmente realizada.
Tricotando um lenço simples de fio grosso cinza ou branco.
Dele valor na manutenção do calor e proteção contra correntes de ar.
Eles usavam todos os dias, primeiro colocavam um lenço de linho fino e por cima uma penugem luxuosa. Eles não economizaram nos padrões, mesmo no dia a dia a mulher tentava ser bonita. Portanto, no lenço há padrões simples e descomplicados. Principalmente alternando diferentes tipos de loops dobrados em losangos ou faixas.
Começam a tricotar a partir do dente do canto da orla, transferindo gradativamente as laçadas para uma agulha ou alfinete auxiliar de tricô.
Um lenço grande, quente e aconchegante torna-se uma excelente proteção contra o frio do inverno.
Teia de aranha
Em todo o mundo, a teia de aranha é famosa pelo fato de que esse tipo específico de lenço Orenburg passa facilmente por uma aliança de casamento.
Tricotado com o melhor fio de duas partes, surpreende pela delicadeza e leveza. Envolvendo os ombros, é fácil imaginar-se sob uma nuvem de ternura.
A teia de aranha é um ótimo presente para quem tem problemas de saúde.
Importante! Um fio fino e forte, sem igual no mundo, é obtido apenas a partir da penugem das cabras Orenburg, que tem índice de 16-18 mícrons.
O produto é tricotado feito de linha fina, mas em agulhas de tricô grossas. O processo exige muita mão-de-obra, por isso mesmo artesãs experientes demoram cerca de 2 semanas.
O padrão é mais complexo, os mais populares continuam sendo “bolinhas” ou “chervonki”, o formato do lenço é quadrado.
Esta é uma opção mais elegante, existem padrões de aberturas muito complexos.
Esses lenços já pertencem à categoria dos festivos e são uma decoração maravilhosa por si só.
Roubou
A estola é um acessório retangular de luxo para comemorações e aniversários, férias em família, reuniões importantes e encontros com um ente querido.
Distingue-se pela complexidade do padrão e pela clareza de sua estrutura. A maioria dos padrões é tricotada com fios finos brancos como a neve, consistindo de penugem e urdidura.
A beleza das estolas de Orenburg é valorizada em muitos países e as pessoas se esforçam para comprá-las como um presente valioso.
Graças ao seu grande tamanho, cobre não só os ombros, mas também as costas, envolve a figura com dobras texturizadas, aquece e cria uma sensação de conforto.
Apesar de o fio ser fino e a tecelagem perfurada, estolas são muito quentes.
Importante! À medida que o produto se desgasta, ele começa a ficar fofo, fechando as lacunas da trama. Portanto, o padrão é preservado e o nível de calor retido aumenta.
De que são feitos os xales de penas de Orenburg?
Principal A peculiaridade dos lenços das artesãs de Orenburg é a leveza e a leveza. Mesmo os tipos do dia a dia, tricotados sem babados especiais, pese pouco e mantenha-se bem aquecido. Às vezes você ouve que um lenço de Orenburg é chamado de lenço de lã. Isso é um erro. As artesãs não fazem seus produtos com lã, mas com penugem. E o segredo deles está na estrutura especial da penugem.
Referência: Não é possível obter penugem da mesma qualidade em outras regiões. As cabras retiradas do seu habitat habitual perdem a sua singularidade com o tempo e a penugem torna-se áspera e pesada.
Estrutura do fio
A técnica de fiação também tem seus segredos.
A descida em si não será forte o suficiente. Portanto, o fio de tricô possui 2 componentes.
- Poxa - o principal componente do fio.
- A base - o fio no qual a penugem é fiada. Fios de seda, algodão, lavsan ou viscose são usados como base.
Cada spinner possui uma espessura e estrutura de linha exclusivas.
O fio fiado à mão é delicado, fino e sedoso. A penugem se ajusta perfeitamente à base, não solta ao rebobinar e tricotar. Somente no produto começa uma mudança natural na estrutura, o lenço adquire volume.
Atenção! Não é recomendado afofar artificialmente lenços, teias de aranha e estolas de Orenburg.
Esta medida reduzirá significativamente a sua vida útil.
A paleta natural inclui vários tons de branco, cinza e quase preto. Outras cores são obtidas pela adição de corantes químicos e naturais.
Devido à finura dos fios, o consumo de fio do produto é mínimo. Por exemplo, para 2 lenços você precisará de cerca de 300 gramas. fio.
Quanto mais aberto o tricô e mais grossas as agulhas de tricô, menos material será necessário para o produto.
Composição de diferentes tipos de lenços
Do que é feito um lenço simples?
O mais grosso é um lenço simples.
É tricotado com um fio cinza ou branco relativamente grosso. Algodão é usado como base.
Às vezes são usados outros tipos, mas como é tricotado em ponto jarreteira inteiro e decorado apenas com dentes vazados, não é necessário fio muito fino. A principal tarefa desse lenço é aquecer a dona todos os dias, protegendo-a de resfriados e radiculites.
De que são feitas as teias de aranha e as estolas?
Teias de aranha e estolas são feitas na técnica de tricô perfurado de fio fino. Durante sua fabricação, a penugem foi esticada em base de seda ou viscose.
Nos últimos anos, fios sintéticos começaram a ser usados para urdiduras.Dão resistência e evitam que o produto perca a forma e se deforme após a lavagem.
Fatos interessantes
- Um verdadeiro lenço Orenburg pode ser puxado através de um anel e colocado em uma casca de ovo de ganso.
- Em outubro, são realizados os tradicionais Dias do Xale de Orenburg e um evento dedicado ao Dia da Intercessão. Neste momento, as mulheres se vestem com as melhores obras-primas do artesanato de tricô, e os homens tentam dar um lenço ou xale à sua amada.
- O maior lenço de penas de Orenburg tem uma área de 400 metros quadrados. m.