Visitar um templo requer preparação adequada da mulher. Atenção especial deve ser dada ao cocar. Afinal, uma mulher não deve entrar nas igrejas ortodoxas com a cabeça nua. Este problema pode ser resolvido de diferentes maneiras. Um lenço comum, lenço, estola - é isso que muitas pessoas usam. Mas os lenços de igreja, também chamados de Don, lenços de casamento ou de Páscoa, estão se tornando cada vez mais comuns.
Contaremos a você a singularidade deste produto e também como costurar esse lenço com suas próprias mãos.
História do lenço da igreja
A tradição de cobrir a cabeça veio até nós desde a antiguidade, e não apenas nos tempos antigos. A bandana era um acessório comum tanto para as esposas vikings quanto para as eslavas da era pagã. As mulheres gregas e romanas, tal como as mulheres do Oriente, não usavam lenços, mas sim colchas espaçosas que escondiam as suas figuras até aos dedos dos pés. Essas roupas protegiam tanto do sol escaldante quanto de olhares indecentes. Foi assim que se estabeleceu o costume herdado pela igreja.
Referência: A primeira menção a um lenço está contida em manuscritos egípcios antigos, descrevendo um pedaço quadrangular de tecido cobrindo os ombros.
O apóstolo Paulo finalmente ordenou que as mulheres cristãs usassem uma cobertura para a cabeça, e não apenas na igreja.
Durante muito tempo, as mulheres cristãs casadas, católicas e ortodoxas, não podiam aparecer em público sem um toucado bastante rígido, escondendo não só os cabelos, mas também a testa e o pescoço. As meninas muitas vezes eram mais livres nesse assunto, mas não nas dependências da igreja: elas não iam para lá com a cabeça descoberta. Eles não vão agora.
Tradicionalmente, os paroquianos usam lenço na cabeça, embora não existam regulamentos claros sobre o uso de chapéus.. É uma questão de gosto. No caso de um lenço de igreja, muitas vezes é muito elegante. Afinal, a cabeça de uma mulher coberta com um tecido fino (geralmente rendado) parece comovente e emocionante! E sem quaisquer violações das regras de piedade. Principalmente se estivermos falando do lenço Don, que lembra um capuz.
A história do seu aparecimento ainda nem completou dez anos, tendo começado em 2010 no Don.
Referência. O lenço esvoaçante foi criado por Irina Potapova, uma mulher em cuja vida, graças às suas orações diligentes, um pequeno milagre aconteceu. Ela se tornou mãe, contrariando as previsões pessimistas dos médicos.
Preparando-se para a Epifania, ela procurou criar uma atmosfera festiva alegre e luminosa. Foi assim que apareceu um verdadeiro milagre do design - você pode ser elegante sem violar as regras da piedade!
Que tipo de lenço você deve usar ao visitar um templo?
Em primeiro lugar, deve haver pelo menos um lenço. Isso é suficiente para visitar o templo. Mas a natureza feminina não tolera o ascetismo. E a igreja não prescreve que se deva recusar o uso de roupas se elas não violarem as regras da castidade.
Simbolizando a obediência feminina, o véu pode decorar um paroquiano. Principalmente nos feriados! O guarda-roupa de um visitante do templo tem diversas opções de lenços na cabeça.
Muito depende da frequência com que estamos dentro dos muros da igreja. Os visitantes raramente precisam do conjunto mínimo. Para as férias, é adequado um cocar leve (ou branco), liso ou com enfeite discreto. O jejum ou o luto exigirão cores escuras.
Preste atenção no padrão do lenço esvoaçante! Representações de símbolos de outras religiões, ornamentos específicos como folhas de cânhamo e inscrições provocativas são inapropriados num local sagrado.
Mulheres que realmente frequentam a igreja aprendem rapidamente a compreender as nuances de cor e design das roupas para a igreja. O princípio principal é simples - as roupas devem ser confortáveis. Isso também se aplica ao lenço: ele não deve distrair durante o serviço, desfiando-se e caindo da cabeça.
O lenço Don parece ser a melhor opção: não cai graças aos laços, não exige reatamento constante das pontas e cobre os ombros.
Como costurar um lenço de igreja com as próprias mãos
Essa beleza arejada não exige qualificação de costureira. Você mesmo pode costurar um lenço para a igreja.
Padrão de lenço Don
O padrão universal é feito de acordo com o padrão mostrado na foto.
- Dobre uma folha de papel com 110 cm de comprimento e 70 cm de largura ao meio para que a dobra percorra toda a largura.
- Viramos o retângulo resultante em nossa direção para que a dobra fique no topo. Esta será a parte de trás da cabeça, o rosto ficará à esquerda.
- Do canto superior esquerdo medimos 50 cm ao longo da linha de dobra, 40 cm ao longo do lado esquerdo e marcamos.
- Conectamos dois pontos com uma linha arredondada, usando um padrão ou a olho nu - aqui teremos um cordão.
- Desenhe a mesma linha do canto inferior esquerdo ao canto superior direito. Esta será a borda inferior do produto. Cortamos o excesso ao longo dele.
Os tamanhos dos padrões são ajustados para atender às necessidades individuais! Principalmente se o lenço for costurado para criança.
Como calcular a quantidade de tecido
Ao adquirir um metro de tecido com 140–150 cm de largura, você receberá um lenço e uma tira de tecido com 30 cm de largura.
E de um corte de 120 cm sairão dois lenços para a têmpora, você pode cortá-los tanto no comprimento quanto na largura!
O produto é bastante simples de fazer, mas faz sentido praticar primeiro com um pedaço de tecido desnecessário. De repente, você quer experimentar o comprimento?
Escolhendo tecido para lenço de igreja
Vai caber tecidos festivos, leves e perfurados: guipura e seda, organza e renda. Sua densidade pode ser diferente - levamos em consideração o caso, a idade, a capacidade financeira. O produto pode ser muito caro ou orçamentário, rigoroso e delicado.
Importante! Tecidos transparentes só são apropriados para casamentos.
É dada especial atenção à cor. Você pode continuar sendo um paroquiano “correto” se tiver um guarda-roupa rico em cores! Você só precisa entender as peculiaridades das tradições litúrgicas coloridas.
- Branco associado principalmente à imagem da noiva. Mas o principal significado da cor branca, que une todo o espectro, é simbolizar a luz milagrosa de Deus. Esta é a cor do Natal e da Epifania, da Ascensão e da Transfiguração, do início do serviço religioso da Páscoa. Também apropriado para o sacramento do Batismo.
- Completamente o oposto - preto. Arrependimento, jejum, luto, renúncia às tentações o mundo são a razão da capa preta. Pode ser substituído por marrom escuro. Bastante apropriado em um dia normal quando não há feriado.
- Lenço de igreja talvez vermelho da Páscoa à Ascensão, e amarelo em dias de veneração especial ao ungido de Deus, e verde na Trindade, e flores celestiais (nos dias de veneração da Mãe de Deus).Lenços multicoloridos podem criar a atmosfera necessária de qualquer evento religioso na alma do paroquiano e na igreja, desde que o princípio da adequação não seja violado.
Costuramos um lenço de igreja
Instruções passo a passo informarão a sequência correta de ações.
Preparando-se para o trabalho
- Tendo assegurado o conhecimento acima, escolhendo o material para costurar o produto e finalizá-lo. Precisaremos de 2 m de fita viés, 3,5 m de renda, um metro e meio de fita de cetim ou cordão decorativo, duas pontas - tudo para combinar com o tecido.
- Preparando o local de trabalho. Você precisará de uma superfície bastante grande para cortar, um centímetro, tesoura, linha e alfinetes.
Descobrir
- Com cuidado apare a borda do tecido.
- Para obter um pedaço de material simétrico, cuidadosamente dobre-o diagonalmente em um ângulo reto. Se houver uma tira extra de tecido de um lado, corte-a.
- Acima discutimos o consumo de tecido e a conveniência de escolher um corte de 120 cm, se foi feito divida o corte em dois. Para fazer isso, primeiro dobre o tecido ao meio no sentido do comprimento e corte-o. Você deve obter dois retângulos com lados de 120 e largura de 70-75 cm (com largura de tecido de 140-150 cm).
- Deixamos uma peça de lado até a próxima vez e trabalhamos na outra.
- Dobre ao meio com o lado avesso para fora e alinhe bem.. Passar com cuidado o tecido na dobra ajudará nisso, para que ele não rasgue. Coloque o tecido de forma que a dobra fique para cima.
- Seguindo todas as regras para engomar tecidos delicados, verificamos a limpeza da base do ferro, das mãos e do próprio tecido! O descuido pode estragar um item antes de estar pronto.
- Vamos começar a cortar. Podemos usar o padrão descrito acima. Todos os elementos do futuro lenço estão marcados nele.É possível prescindir do molde, tendo completado todos os passos necessários para criá-lo no tecido.
- Anexe o padrão ao tecido dobrado. Aplicamos o canto superior esquerdo do padrão ao canto superior esquerdo do tecido, as linhas de dobra e o lado esquerdo do padrão e do tecido coincidem.
- Fixamos com alfinetes e traçamos ao longo da parte arredondada inferior do padrão (a borda do produto). Corte ambas as camadas de tecido ao longo da linha marcada.
- Corte parte do padrão ao longo da linha do cordão. Retiramos a parte inferior e fixamos novamente o restante no tecido.
Fabricação
- Colocamos o cordão ao longo da linha traçadaE. Partimos do ponto medido na borda esquerda do tecido, onde usamos um alfinete para prender a fita viés com todo o lado voltado para cima.
- Em seguida, aplicamos a encadernação da mesma forma, movendo-nos ao longo de toda a linha arredondada até o ponto medido na dobra do tecido. Furamos os alfinetes com a ponta para cima, pois precisaremos repetir todo o procedimento do outro lado do tecido. Certifique-se novamente de que a parte frontal do tecido está para dentro! Trabalhamos de dentro para fora!
- Virando o tecido, estendemos mais o cordão, focando no lado já preparado. As listras devem combinar! Cortamos a encadernação de forma que fique uma margem de um centímetro da borda do tecido.
- Prendemos o cordão na máquina em ambos os lados, tendo previamente dobrado as bordas de forma que uma tira de tecido de alguns milímetros fique acima da borda - isso será útil no acabamento da borda.
Acabamento
- A renda é costurada na frente em um pequeno zigue-zague. O trabalho pode ser feito de duas maneiras. Ou cortamos nos cantos e sobrepomos. Ou dobramos suavemente os cantos com uma única tira de renda, passando de uma ponta à outra do cordão. O principal é não costurar os furos das gravatas.
- Estamos preparando uma fita, cordão decorativo, etc.Usamos tampas ou contas decorativas nas bordas e as enfiamos no cordão. É possível um elástico e um lindo botão na parte inferior do capuz).
Como usar um lenço Don corretamente
Feito sob medida especialmente para ir à igreja, O lenço deve cobrir a cabeça e os ombros, caindo levemente na testa e nas bochechas.
Se for costurado corretamente e usado adequadamente, cobre o usuário. Um lenço colocado ao acaso no topo da cabeça não obedece às regras.
Saindo da têmpora, você pode colocar livremente a parte superior do lenço sobre os ombros, como se estivesse com um capuz dobrado. Isso dará ao visual elegância e sofisticação.
e o tamanho? O tamanho da cabeça não é importante? O problema é que eu tenho uma peruca. Caberei neste lenço?
Claro que você pode entrar! Ele acaba sendo livre.