Apesar do surgimento de um monte de novidades e acessórios convenientes, a mulher moderna ainda tem em seu arsenal a experiência dos séculos passados. Lenço de crochê - e contém muitas ideias interessantes. Tudo o que apareceu desde meados do século XVIII penetrou nesta coisa linda. Só a moda dos lenços chegou à Europa no final do século XVIII. A partir daí, as fábricas passaram a produzir em lotes os acessórios de que gostavam. Hoje em dia, meninas e mulheres mimam os ombros com um lenço de tricô com a mesma frequência, porque a “singularidade” está na moda. Que tipo de lenços podem ser tricotados e os modelos mais elegantes podem ser vistos agora.
Etapa preparatória para fazer um lenço de crochê
Ao criar qualquer item de malha, você precisa se preparar adequadamente. Se você escolher fios de alta qualidade e ferramentas convenientes, o processo será muito mais rápido. Mas isso, talvez, não seja todos os aspectos importantes. Conhecimento também é necessário. Não é muito conveniente entender os padrões enquanto você tricota. Esta é uma ausência permanente do trabalho.É melhor estudar todos os símbolos antes de tricotar, praticar a execução de cada elemento e só depois de receber a “porção necessária de conhecimento” começar a trabalhar. Detalhes sobre fio, crochê e “a porção necessária de conhecimento”.
Quais são os melhores fios para fazer um lenço de crochê?
O fio certo irá ajudá-lo a conseguir um lenço elegante em vez de um trapo disforme. Algumas regras para escolher o fio ao fazer um lenço de crochê:
- Deixaremos os acrílicos barulhentos para as meias. Não são necessários sintéticos. Somente o náilon não está bloqueado.
- Todos os tópicos baratos estão ao lado.
- Você pode usar formulações mistas, as chamadas misturas. Mas uma regra importante deve ser aplicada a eles - a naturalidade da composição.
- Para padrões geométricos (que serão repetidos monotonamente), é preferível escolher opções de tingimento seccional e melange entre fios múltiplos. Tudo isso ficará perfeito em um padrão com listras horizontais. Uma boa opção são fios com transição suave e seções longas.
É muito importante escolher o fio de acordo com o modelo, dependendo da estação (aqui são levadas em consideração a espessura e a composição do fio). O consumo e a filmagem geralmente estão disponíveis para cada modelo. Se não for encontrado, é melhor consultar um artesão ou vendedor de fios mais experiente.
Escolha a cor de acordo com suas preferências de gosto e há apenas uma regra do ponto 4 (sobre fios seccionais).
Algumas pequenas coisas a considerar também:
- formigamento (se sua pele for sensível, é melhor não escolher espécies espinhosas);
- fios muito finos são um risco para um produto grande (se você planeja um lenço maior, é melhor tricotar com fios mais grossos, porém mais elásticos);
- finalidade (modelo do dia a dia ou para uma aparência formal).
Escolhendo o gancho certo
Não só o material é muito importante no tricô, mas também a própria ferramenta. Então, o gancho: o que ele pode ter de especial, que tipo de gancho é e o que é melhor para quem escolher.
A primeira característica é o modelo de gancho, dependendo do número (tamanho, diâmetro). Este indicador é sempre medido em mm. e geralmente está indicado no próprio produto. Quanto menor o número, menor será o gancho.
Importante!
Em muitos tipos de fios, os fabricantes também indicam o número da lançadeira, ideal para tricô.
A costureira não só terá que escolher o tamanho, mas também o material do qual o gancho é feito. Os grandes podem ser feitos de madeira (bambu) e são agradáveis ao toque - projetados para fios grossos. Os finos geralmente são feitos de aço duro.
Importante!
Para um iniciante, o gancho deve ter o meio “achatado” - assim ele aprenderá rapidamente como segurá-lo no trabalho.
Abreviações e símbolos necessários
Auxílios úteis no bordado são diagramas. Para quem está familiarizado com todos os sinais, não será difícil ler os diagramas. Os iniciantes devem dominar os elementos básicos inerentes à maioria dos esquemas. Então a habilidade virá e novos elementos irão facilmente reabastecer o “baú de conhecimento”.
Uma tabela especial que vai te ensinar como decifrar ícones de padrões de crochê.
Existem também diagramas com descrições. Para também simplificar o processo, muitas vezes é usada uma abreviatura de letra na descrição. Para decifrá-los você pode precisar deste pequeno tablet.
Padrões de lenço de crochê: escolhendo o melhor
Os padrões de crochê têm seus próprios “critérios de sucesso”:
- Descrição breve, mas clara. Iniciantes ou mesmo mestres podem precisar de uma breve descrição do trabalho, mesmo que tenham todos os diagramas do produto. Mas ninguém quer passar horas lendo instruções. A descrição deve ser leve e descontraída.Existem duas regras aqui: “a brevidade é irmã do talento” e “tudo é brilhante e simples”.
- Diagramas claros. As imagens não devem ser distorcidas. Para que o trabalhador não entenda que tipo de ícone está escondido atrás da interferência.
- Mesmo que o esquema utilize elementos simples e comuns (sinais e abreviaturas), tudo deve ser traduzido.
Mas o melhor padrão é o direito de escolha do criador. Ele terá a última palavra - “o que é melhor”.
Os padrões mais comuns para fazer um lenço de crochê
Existem muitos padrões de crochê. Os olhos estão bem abertos na escolha do caminho certo. Mas eles têm suas próprias categorias. Por exemplo, os padrões baseados em uma malha são “lombo”. Pode haver “openwork”, “conchas” e outros.
Muitas vezes, flores, pétalas de flores e várias folhas são encontradas em padrões de crochê. Telas grossas, especialmente as volumosas, não são menos populares hoje em dia. Eles ajudam a criar colunas exuberantes ou um “padrão de pipoca”.
Abaixo está uma pequena seleção de padrões de crochê que estão incluídos nos 6 lindos e simples.
Ondas multicoloridas.
Listras de vários tamanhos.
Padrão de pipoca.
Semelhante à malha de filé.
Malha original.
Pé de galinha.
Como fazer um lenço de crochê: diagramas e descrição detalhada
Vários padrões divertidos que podem ser feitos em crochê. Com diagramas e uma breve descrição de cada produto. E também quais fios e qual gancho usar para criar o produto.
Cachecol de crochê mohair
Um lindo modelo de lenço de crochê é feito de mohair em um padrão de “escala”. Lenços com um padrão semelhante também são chamados de lenços de sereia. O desenho fica bastante denso. E se você fizer com fios mais grossos, poderá conseguir um produto decente e quente para o inverno.
A lançadeira deve ser selecionada em função da espessura do fio. Às vezes eles pegam um número maior, vai deixar o padrão mais arejado.
Os pontos altos duplos são os principais elementos deste padrão. Cada linha subsequente com suas novas escalas se sobreporá à linha anterior e aos seus elementos de escala.
A borda de um lenço de mohair com padrão de escala deve ser enorme. Fringe dá conta disso, porque não é à toa que está tão popular nesta temporada.
Cachecol de crochê com aberturas
Um lindo modelo de lenço vazado feito com padrão “cacho de uvas”. Esse padrão não pode ser chamado de simples e, portanto, se um iniciante o encontrar, precisará monitorar cuidadosamente cada elemento da tela. Mas o resultado definitivamente vale a pena e isso fica evidente na foto proposta.
É impressionante e um modelo tão aberto será quente. Mas está nas mãos do mestre fazer com que o modelo não seja tão caloroso quanto foram os pedidos. Você pode escolher fios mais finos e então esse lenço pode ser experimentado nos dias mais quentes.
Comece a tricotar a partir do canto (no padrão é a parte inferior), movendo-se gradativamente em direção a uma borda mais larga.
Depois de completar o padrão principal, um lenço usando esta técnica exigirá uma borda larga e rica. Esse padrão pode ser distribuído por toda a tela.
Cachecol triangular de crochê
Modelo feminino em rica cor roxa. O lenço em formato de triângulo com dimensões de 86 cm por 173 cm é confeccionado com padrão “abacaxi”.
Para trabalhar você precisará de:
- gancho nº 3,75;
- fio 200g (50g/171 m de 73% algodão e 27% nylon).
O início do tricô é o centro da linha superior. Continua em fileiras, como metade de um guardanapo grande. No diagrama, o relacionamento é indicado em rosa.
Trabalho:
- Monte 4 alças de ar e feche-as em círculo usando um poste de conexão.
- Padrão de acordo com o padrão da 1ª à 9ª carreiras.
- Repita de 7 a 9-12 vezes.
- A linha final é a última linha do padrão.
Importante!
O produto acabado deve ser lavado à mão e só pode ser seco em superfície horizontal.
Crochê um lenço com borlas
Cachecol delicado em crochê com padrão detalhado em tricô. Esse modelo é feito em crochê e o mais interessante é que a peça precisa ser tricotada em três direções (três lados).
Para trabalhar você precisará de:
- fio 200g;
- gancho número 3.
O trabalho envolve elementos tão simples como pontos altos comuns. Entre as mais complexas estão colunas em relevo com três pontos altos.
Padrões de lenços de crochê para iniciantes
Os iniciantes na arte do crochê devem optar por padrões mais simples. Por exemplo, pontos simples ou pontos altos duplos são os elementos mais simples. Mas se para alguns parece simples, você pode experimentar padrões de combinação de elementos simples.
Cachecol de crochê com motivos grandes
Esses padrões de lenço podem ser tricotados por iniciantes. Afinal, são motivos simples que precisam ser criados separadamente e depois costurados em um único tecido.
Esses motivos consistem em combinações simples. Eles não levarão muito tempo. No geral, a tela ficará perfeita e merecerá o título de possível lenço feminino.
Lenço quadrado de crochê
O quadrado da vovó de crochê ainda não foi esquecido. Além disso, são motivos tão interessantes que não só os iniciantes, mas também as costureiras mais experientes ficam felizes em recriá-los.
Para modelos clássicos, será necessária uma pequena combinação de pontos altos duplos. Como resultado de uma combinação de fios de cores diferentes, você pode obter a cor desejada do quadrado. É assim que pode ficar lindo.
Já o lenço inteiro pode ser feito não só em quadrados lisos, você pode escolher com habilidade combinações que vão deixar o lenço bem alegre. Uma borla ou franja em todo o perímetro do lenço completará a ideia de um lenço com motivo quadrado.
Lenços de crochê são um tema muito amplo. É impossível descrevê-lo mesmo no livro mais grosso. Afinal, quantos padrões de crochê existem - todos já são adequados para esse tecido. E quantos padrões o próprio mestre pode criar é um campo de imaginação ainda mais amplo.