A maioria das pessoas queria que ele perdesse todas as suas economias, o amaldiçoavam e odiavam, mas John Rockefeller só aumentava seu capital a cada ano. O mais surpreendente é que Rockefeller tinha muito orgulho de seus princípios morais: ele seguiu rigorosamente as regras durante toda a vida, criando seus filhos da mesma forma que seus pais o criaram.
O homem mais rico do mundo era mesquinho?
Rockefeller foi um ótimo anfitrião. Pagava generosamente os salários dos funcionários, sempre pagava licença médica, sua empresa tinha pensões altas, mas não poupava desistentes e desordeiros. Rockefeller era gentil com seus trabalhadores à sua maneira, mas seu andar tranquilo, sorriso aparentemente sem vida, aparência especial, olhos frios, voz monótona e calma causavam verdadeiro horror entre os trabalhadores.
Havia lendas sobre esse homem. Disseram que ele podia ver e ouvir através das paredes. Ele fez um acordo com as forças do mal, usa magia negra e sua família também tem muito medo dele.
Importante! Este último não é verdade.John Rockefeller nunca brigava com a esposa, brincava constantemente com os filhos e, se eles começavam a adoecer, ficava sentado ao lado deles a noite toda. Ele cuidou de sua mãe até sua morte. Mas, ao mesmo tempo, os filhos de seu irmão, que foi lutar, morreram de fome, privados da atenção do tio. Quando seu irmão voltou, ele chamou John de “monstro sem coração” e removeu os corpos das crianças famintas da cripta da família.
Por que as crianças Rockefeller usaram coisas uma após a outra?
É difícil de acreditar, mas a família Rockefeller vivia modestamente, e a esposa era praticamente igual ao marido em mesquinhez e economia. Cinco crianças, 4 delas meninas (uma morreu na infância) e um filho usavam roupas descartadas, uma após a outra. Até John Jr. usou os vestidos das irmãs até os 7 anos.
A esposa de um dos homens mais ricos do planeta carregava suas próprias roupas remendadas pela casa, mas ela voluntariamente fez essa escolha - John adorava sua esposa e só não limitava suas despesas. Além disso, a própria esposa sugeriu que o marido não comprasse bicicletas para todos os filhos: uma seria suficiente para todos - seria mais barata e permitiria que os filhos aprendessem a compartilhar uns com os outros.
O resultado dessa educação foi bastante triste. Bessie Rockefeller teve um colapso mental. Ela pensou que a família estava arruinada e passou dias remendando vestidos e meias. Edith, pelo contrário, tornou-se famosa como uma gastadora lendária.
Referência! John cresceu como um menino muito doente e com muitos complexos. Somente seu casamento com Abby, filha do senador, trouxe de volta sua energia vital. Condenando a educação do pai, mesmo assim criou os filhos da mesma forma: pagou 2 centavos por mosca morta e confiou a contabilidade.
O próprio Rockefeller usou roupas descartadas?
Rockefeller era um bilionário. E ao mesmo tempo uma pessoa muito despretensiosa.O item mais significativo de suas despesas foi a caridade: mais de US$ 2 milhões foram gastos anualmente em doações, bolsas de estudo e diversos subsídios. Rockefeller usou suas economias para construir e lançar a Universidade de Chicago, proporcionando aos cientistas de lá um capital inicial de US$ 500 mil.
Mas John praticamente não gastava consigo mesmo: sua irmã disse uma vez que se a cevada de graça caísse do céu, ele seria o primeiro a correr com uma colher e um prato. Rockefeller comia cereais vazios e vegetais baratos, usava calças surradas e uma jaqueta preta constantemente usada, equiparava a pintura à libertinagem, não aceitava teatros, não gostava de livros e considerava o amor a fantasia dos escritores.
A família Rockefeller ainda é considerada uma das mais ricas da Terra; os membros da família ainda são “tradicionalmente” divididos em três classes: estranhos, mentalmente instáveis e perdulários. Nem todos eles têm perspicácia comercial. Porém, isso não é tão importante, pois não é segredo que a partir de uma certa quantia o dinheiro começa a render dinheiro - e Rockefeller deu dinheiro suficiente a seus descendentes.