Falando em roupões, penso imediatamente na minha avó. Ela sempre usava um roupão de algodão em casa, amarrava os cabelos com um lenço, cozinhava tortas e mantinha sempre as coisas limpas. Existem inúmeras mães e avós assim em todo o país! De onde essa tradição veio até nós?
Excursão pela história
Ao tentar encontrar as causas de qualquer fenômeno, procuro sempre as origens. Cada coisa tem sua própria história, às vezes tão surpreendente que só pode ser aprendida através de um estudo cuidadoso. Robes vieram até nós da cultura oriental.
Esta é uma palavra árabe que significa manto de honra. Foi um agasalho completo que se consolidou na vida cotidiana de todo um povo.
Os mantos envolventes com saias longas foram divididos de acordo com sua finalidade:
- para feriados;
- todos os dias;
- roupas imperiais;
- vestimentas para funcionários ou camponeses;
- opção para homens e mulheres.
Uma linda versão de saia longa com bordados e joias tornou-se uma recompensa honorária pelo mérito.
Nos países asiáticos, os camponeses o usavam para proteger o corpo do sol e do superaquecimento durante o trabalho duro nos campos.Roupas chiques foram costuradas para a nobreza, enfatizando seu status na sociedade.
Acredita-se que tenham vindo da Turquia para a Europa por volta do século XVII, tornando-se roupas de casa. Eles eram usados sobre calças e camisa, e não sobre o corpo nu. Aqui você pode ver o lado prático da questão: o roupão é fácil de remover, se necessário, e mangas compridas e um envoltório ajudam a proteger as roupas de saltos acidentaisn. Esta peça de roupa chegou ao Império Russo graças a Pedro, o Grande. O primeiro imperador amou todas as maravilhas estrangeiras, acolhendo bem as inovações. Curiosamente, o manto ganhou popularidade entre a nobreza russa apenas no século XIX. Por um lado, significava conforto e aconchego e, por outro ponto de vista, tornou-se um símbolo de ociosidade e preguiça.
Tempos soviéticos
Após a Revolução de Outubro, a vida mudou dramaticamente. Os comunistas proclamaram um novo modo de vida, tornando anátemas os atributos da vida senhorial, que incluíam até mantos luxuosos. Anteriormente, eram costurados para nobres, comerciantes ricos e kulaks, por isso eram usados tecidos caros, bordados finos e decorações diversas. Essas roupas não eram adequadas para um país de trabalhadores e camponeses, por isso ficaram temporariamente fora de uso.
Mas são roupas muito confortáveis e práticas para o lar, então os roupões ganharam fôlego quando surgiu a ideia de que poderiam ser costurados com chita ou flanela barata! As mulheres gostaram da decisão e pelos seguintes motivos:
- É fácil de tirar e colocar.
- É conveniente fazer lição de casa nele.
- As coisas para sair se desgastam e se desgastam menos.
- Segundo a filosofia da época, não há ninguém para se exibir em casa, este não é um local de trabalho onde é preciso estar de gala.
Olhando fotos antigas, você presta atenção aos apartamentos comunitários, quartéis e pequenas casas com pátios.As pessoas viviam mais lotadas, ficavam à vista umas das outras e os roupões resolviam a questão não só da comodidade, mas também da decência. É mais fácil sair para a cozinha comum com um roupão cobrindo o corpo do que vestir um vestido e ficar com ele no fogão!
No guarda-roupa doméstico de uma mulher soviética havia vários roupões para diferentes ocasiões: para limpeza, férias ou convidados. De certa forma, até se assemelha às tradições orientais.
Aparência moderna
Prático, conveniente e bonito - é assim que você pode descrever brevemente essa coisa. É por isso que se tornou tão firmemente estabelecido na vida cotidiana. Você pode usá-lo para abrir a porta para convidados ou vizinhos, cozinhar alimentos e limpar o apartamento. Não atrapalha os movimentos, e a escolha das cores sempre nos permitiu selecionar lindas opções. Nossas avós também sabiam muito sobre moda e beleza. Lembre-se de quais padrões incríveis foram usados em chita simples, todos os tipos de flores ou folhas, bolinhas ou padrões xadrez.
Depois de 1991, os valores ocidentais tornaram-se firmemente enraizados em nossas vidas. Assistimos filmes e séries de TV americanas onde as mulheres usam lindos ternos, calças confortáveis e blusas de todas as cores em casa. Esta tradição ainda não criou raízes. A geração mais velha ainda usa mantos, e as filhas em crescimento seguem o exemplo de suas mães e avós. Embora, observando as celebrações do Halloween, uma cópia total dos padrões ocidentais, é provável que os mantos gradualmente desapareçam em segundo plano, permanecendo apenas para idas e voltas ao banho.
Nossa geração dos anos 60 não usava mais roupão em casa - usávamos agasalhos ou jeans em casa. Mas tanto minha avó quanto minha mãe nunca vestiam um roupão quando cumprimentavam os convidados, principalmente nos feriados. Ao sair do apartamento pela rua, deixaram o roupão em casa e vestiram roupas decentes. Uma exceção poderia ser um lindo vestido, que eles usavam quando iam à praia no verão. Hoje quase não sobram avós que andavam no quintal de roupão.
E não são tantas as mulheres modernas que usam roupão em casa. Roupão significa sair da cama, sair do banho e usar roupão o dia todo, e até receber convidados não é bonito, por mais bonito que seja o roupão é.
Concordo plenamente com Lyusya! Não tenho um único amigo que use roupão em casa (no sentido implícito no artigo). Todo mundo se veste lindamente tanto em casa quanto na rua.
O autor é tão estranho que todos têm o mesmo pincel: “Essa tradição ainda não pegou. A geração mais velha ainda usa túnicas e as filhas em crescimento seguem o exemplo das mães e avós.”
Em primeiro lugar, as filhas em crescimento têm a própria cabeça sobre os ombros. Em segundo lugar, esta tradição está realmente em alta. Em terceiro lugar, esta não é nem uma tradição ocidental, mas sim a voz da razão: por que usar roupões feios em casa quando você pode gastar exatamente o mesmo dinheiro e usar vestidos lindos e confortáveis?
Em primeiro lugar, cada um com o seu e, em segundo lugar, um roupão feito de tecido bom ou caro, em cores pastéis e até com estilo fashion e fica bem na figura. Na minha opinião, o roupão é muito conveniente para uso doméstico. Mas não é adequado para receber convidados, assim como para a praia e para viajar em compartimento de trem por longas distâncias.
Não é preciso confundir os conceitos: roupão que vai “ao banheiro e volta” é aquela coisa azul claro com capuz, sem fecho e sem cinto. E o que está abotoado de cima a baixo é um vestido robe. Loungewear normal e confortável, porém, também há opções para sair. Ou, se o vestido tem fecho não no peito ou na cintura, mas na própria bainha - então tudo: independente do tecido, corte e acabamento - furo, fazenda coletiva e eca?
Mas eu adoro roupão, e não importa quem me diga alguma coisa... eu só uso em casa.. e sim, tenho 22 anos
Sempre me perguntei por que as pessoas comentavam declarações, tanto positivas quanto negativas. Isso parece conversa de mulher ou conversa sobre nada, pois cada um permanecerá com sua opinião...
Tenho 45 anos e usei roupão em casa a vida toda.
Eu adoro roupões. Tenho muitos: um felpudo depois do banho, completo com penhoar, um sujo para limpar, lindo e alegre... Adoro quando chego em casa do trabalho, tiro tudo e coloco um roupão aconchegante . Ou uma túnica. Não suporto roupas esportivas ou de malha.
Eu não uso roupões de banho. shorts e túnica de bicicleta. confortável do que um roupão com peças que sempre saem
Em 2004, meu marido me deu um roupão atoalhado curto, azul claro com penas brancas. 15 anos se passaram, em casa uso camisetas confortáveis com jeans, vestido de verão e shorts, mas não tem nada mais fofo e confortável que esse robe. Coloco à noite e me sinto tão bem, calmo, relaxado, só em casa, em casa, onde você pode ser você mesmo. Para hóspedes e vizinhos estou sempre uniformizado, mas para minha família posso ser simplesmente aconchegante.
Nunca uso roupão em casa. só terno
Na Rússia, a esmagadora maioria das mulheres são homens, de jovens a idosos, que usam uniformes esportivos justos, tanto na rua quanto em casa. Ha ha ha!
A avó tem 83 anos, não tem um único manto, não está claro como ela vive sem manto e ensinamentos morais como este autor
O que há de tão confortável em um roupão? As mangas, se largas, caem em pratos e panelas. É inconveniente lavar o chão nele. Agachar-se no chão ou ajoelhar-se é a mesma coisa. Resumindo, não há nada mais incômodo para o dever de casa do que um roupão!
minha avó sempre usou trajes nacionais.
E ando pela casa de camisola. Bem, não consigo mais relaxar em nada! Há muitos roupões, mas eu uso camisola...
Bobagem completa! Quem estiver confortável, deixe-o ir por ali. O principal é mantê-lo limpo. É normal usar jeans em casa?
Muito provavelmente, todos que deixaram comentários são moradores da cidade. Nas aldeias, a maioria das mulheres e avós usam roupões tanto em casa como na rua e para fazer compras e gerir a casa.Esta é uma roupa confortável, e o avental também se enraizou nas aldeias, embora seja usado cada vez menos, mas o facto permanece.
Absolutamente certo! Os aldeões na Internet não discutem a conveniência e a praticidade das vestes, apenas as usam!
Use roupões, é muito confortável, aconchegante, prático e caseiro.
Moro na cidade, em casa particular! Tentei usar calça de malha, mas de roupão fica ainda mais confortável em casa.
Geralmente não é conveniente fazer nada em casa de roupão, mas shorts de bicicleta e camisetas, camisetas são uma questão completamente diferente!!
Calças de moletom, shorts, jeans e quaisquer calças em geral devem ser lavadas diariamente, pois entram em contato com este. Em casa deveria ter vestido, saia, roupão.
E se você lavar?
Minha avó sempre usava blusa branca e saia escura em casa; Se ela estava cozinhando ou limpando, ela usava um avental comprido.
E minha mãe nunca usava roupão, só depois do banho, para ir para o quarto e vestir um vestido de casa lindo e limpo (não descartado como “dia de folga” por causa da idade e não estar na moda).
E também nunca uso roupão, não acho confortável. Chegou em casa do trabalho, tomou um banho rápido e vestiu uma calça clara com uma linda camiseta ou blusa-saia. Ela criou filhos gêmeos e nunca se permitiu vestir um roupão em casa. Você precisa amar e respeitar a si mesmo, vestir-se de maneira que sua família goste de você e dar o exemplo certo para seus filhos e não criá-los para serem porcos desleixados.
Uma mulher que usa roupão todos os dias no dia a dia em casa (exceto por pouco tempo após o banho) é um desrespeito consigo mesma, principalmente, e depois com o marido e toda a família.
É dessas mulheres que os maridos fogem, primeiro para deitar no sofá e não ajudar nas tarefas de casa, porque veem em casa uma mulher maltrapilha de roupão, muitas vezes desbotado, desgastado e chinelos rasgados , muitas vezes desgrenhado e despenteado, com cheiro desagradável.
Não associo essas “senhoras” em roupões de nenhuma outra forma. Independentemente do preço do manto.
E se também “bordam” pela casa na frente da família em penhoar, sem saber que o peignoir é destinado ao quarto e ao banheiro, às vezes para conhecer um homem, mas não para um café da manhã em família com crianças - isso já é demais para uma mulher que tem pelo menos um conceito rudimentar de boas maneiras.
Ande pela casa com roupas bonitas, confortáveis e limpas, então a atitude de um homem em relação a você mudará drasticamente: eles ajudarão nas tarefas de casa, cozinharão e cuidarão dos filhos. Acredite, eles terão tempo e vontade para tudo isso.
Tanto os tártaros quanto os ucranianos andam assim, por que apenas os russos?
Mas as francesas usam sutiã e calças em casa.
E eu uso um roupão em casa. Eu odeio roupas íntimas! Eu só uso calcinha e sutiã quando saio por baixo das roupas. Em casa tiro tudo e só o roupão, e à noite uma camisa por cima do corpo nu. Barato e prático. Não entendo como você consegue dormir de pijama? Calças ou shorts... especialmente algumas pessoas os vestem por cima da calcinha e dormem (((
E tenho um roupão na cozinha em vez de um avental. Eu uso por cima das roupas de casa quando cozinho.
Que diferença faz quem veste o quê? O que for mais conveniente para você. Tenho 62 anos, de roupão é conveniente para mim sair para tomar banho, sentar em uma cadeira em frente à TV e me vestir de manhã. E todas as tarefas domésticas ficam mais confortáveis com legging e camiseta.
Nossas avós russas já precisam erguer um monumento! Eles são nossos ajudantes insubstituíveis, nos dão carinho, carinho e carinho!
Disputa estranha. É mais conveniente limpar e cozinhar com agasalho, e os procedimentos cosméticos, principalmente após o banho, são muito melhor realizados com roupão. Cada atividade tem suas próprias roupas. É estúpido dizer: nunca me rebaixarei a um manto. E se, com licença, você se levantar para ir ao banheiro à noite? Você está usando um vestido? Eu não acredito. Ou você veste a calça jeans depois de um relaxante banho de espuma? E como? Eles se encaixam? Ou o jeans está velho e amassado, ou o banho não é muito bom... E no balneário também, sem roupão? Você está colocando um terno diretamente em seu corpo nu e molhado? Com saia lápis e salto agulha...
É tão engraçado)) Por que todo mundo andou e andou? Minha mãe e eu só vestimos um roupão (peignoir) para nos lavar e escovar os dentes. Até no café da manhã nos sentávamos de calça, jeans e camiseta. Estou escrevendo no passado porque minha mãe não está mais aqui. Só uso penhoar pela manhã ou roupão antes de dormir. E durante o dia, se estou em casa, visto camiseta ou camisa com jeans.
Eu concordo completamente com você! E, em geral, um argumento muito estranho.
Um roupão é sempre mais fácil e rápido de vestir, mas todas as camisetas, calças, etc. etc. requerem mais tempo e movimentos corporais. A vida é simplesmente mais fácil.
Na minha opinião, os roupões já ficaram em segundo plano, ficando apenas como acessório de banho. Faz muito tempo que não vejo pessoas andando pela casa de roupão. Exceto as avós, é claro.
Peço à autora, Victoria Pyzhova, que me diga onde e quando foi tirada a fotografia das mulheres para este artigo. Não é na região de Altai e não é na cidade de Aleysk?! O fato é que uma das mulheres da foto é minha mãe, mas talvez eu esteja errado? Estou vendo a foto pela primeira vez. Eu fiquei maravilhado!
Olá Nadejda! Você pode esclarecer de qual foto você está falando?
Não gosto de roupões, só pareço uma mulher com eles e meus homens também não gostam de roupões, mas uso calça social de algodão com camiseta e pijama à noite. Para mim é confortável, bonito e estiloso.
Para um dia inteiro de trabalho, o “dress code” é cansativo. Ao trocar de roupa, você tem a impressão de que tirou a calça. Se estiver sentado em casa, você pode usar jeans e saia. Mas experimente vestir jeans skinny depois do trabalho e não tirá-los até o anoitecer.
AS MULHERES só usam roupão no banho e nas costas. Quando não há ninguém, você pode relaxar - assistir TV e tomar café. E as velhas e as mulheres sempre usam roupões em casa. Essa é toda a diferença. E mais longe. NOS tempos SOVIÉTICOS, as mulheres NORMAIS não usavam robe “para convidados”. Talvez na aldeia, mas quem admira quem... Se vejo uma vizinha de roupão durante o dia, é porque ela está doente. Porque ela é uma MULHER, não uma mulher
É uma pena dizer: não vou me rebaixar a um roupão...Você já viu os modelos de roupão?! Tanta variedade... são vestidos caseiros, com babados, babados, com mangas, sem, mangas bufantes, asas... Lindas imagens caseiras de MULHERES... E você não pode deitar de roupão durante o dia - isso vai enrugar, mas a sua calcinha de casa faz exatamente isso: da mesa ao sofá...
Quando entro em casa, coloco imediatamente um roupão, tirando a roupa formal, aliviando o estresse e o cansaço. Um roupão significa relaxamento e conforto. Meu marido e meu filho usam shorts em casa. E isso é um relaxamento que nenhuma outra roupa pode nos dar.
Quando meu filho adolescente se levantava para ir ao banheiro à noite, ele sempre vestia calças. Morávamos então em um apartamento comunitário e, embora eu tenha dito que todos estavam dormindo, corra de bermuda. ele ainda vestiu as calças. E assim o tempo todo. E ele nunca aparecia na frente da mãe sem roupa. Eu acho que está correto.
Eu grito alto com comentários estúpidos como: “Não vou me rebaixar a roupões”, “Só as avós usam roupões” co-co-co) Somente mulheres soviéticas complexas com pensamentos estereotipados miseráveis dizem isso. Se em suas aldeias remotas usar roupões em casa é considerado falta de educação, então para nós, moradores da cidade, não importa quem se veste como, temos preocupações completamente diferentes.
Na nossa família, por exemplo, não é costume usar vestido e calça em casa; as mulheres usam roupões, os homens usam calças de moletom, e sempre foi assim. Nossos parentes e amigos também correm pelo apartamento de roupão. Quando os convidados chegam, é claro, vestimos “roupas sociais”. Uma pessoa normal e confiante não se importará com sua aparência em casa ou com o que os outros possam pensar dela.
E para as mulheres estúpidas que riem que apenas os aldeões usam roupões - sou uma moscovita de décima geração, minha mãe, avó, bisavó usavam roupões em casa e seus maridos não fugiam de ninguém. Mas é costume que as mulheres provincianas se vistam bem em casa, na loja, para passear, etc. Quanto mais longe da civilização, mais exibicionismo. É um fato.
Gente, parem de se forçar em caixas e de viver em estereótipos, sejam livres das opiniões alheias e de preconceitos estúpidos. Se você se sentir confortável com um roupão, use um roupão; se você se sentir confortável com um vestido de baile, então use-o. Ame-se por quem você é e ignore as opiniões dos outros.
Quando os bebês são pequenos e você precisa amamentar, um roupão é ideal. Depois, apenas de manhã e à noite. Com a idade, apenas camisolas espaçosas proporcionam conforto, para que nada fique apertado ou atrapalhe. Quando não há ninguém, eu só os uso. Não consigo dormir de noite, elas atrapalham. Mas nunca usei aventais e nunca usarei. O mais normal a fazer depois de preparar os alimentos é trocar de roupa, pois os cheiros da cozinha são muito absorvidos pelo tecido. Nenhuma das pessoas normais recebe convidados em roupões de banho. E o mais conveniente (só segredo) é que fico quase nu quando não tem ninguém. Em qualquer época. E então espero por esses momentos para sentir a liberdade primitiva.)))
Certo. quem se importa com o que você veste em casa. em shorts, calças ou roupão. Abandonei os roupões quando me cansei de pregar botões. Assim que você se abaixa, um ou dois voam. Estou usando vestidos agora. beleza. vestido comum. nenhum excesso. Você pode ir até a loja com ele, felizmente fica embaixo da casa. você não precisa ir longe. e parece legal.
Eu realmente gosto dos roupões.Eu tenho muitos deles.
Nossa, como o assunto ficou animado!
E eu adoro roupões. Eu tenho muitos deles. Com botões, zíperes, gravatas. Fino e quente. E eu suborno você de vez em quando - atualizo meu guarda-roupa doméstico. Mas também tenho vestidos e saias para sair. É assim que me sinto mulher. Calças, calças e shorts estão disponíveis. Mas raramente os uso.
Certa vez perguntei ao meu marido: Posso andar pela casa bem arrumada e com sapatos de salto alto? Também nos filmes, as pessoas costumam clicar pelo apartamento. Enrugou o rosto. Estou mais perto e querido dele em um roupão - macio, quente.
Uma mulher de roupão é igual a uma mulher de pijama...