O fato de que historicamente os povos eslavos são próximos é do conhecimento de todos. Nossos povos têm muito em comum em hábitos, costumes, temos um passado e tradições comuns. E há muitos detalhes próximos nos trajes folclóricos. Por exemplo, as camisas bordadas, que se tornaram um detalhe marcante do traje nacional. Nos trajes folclóricos russos, eles são chamados de kosovorotkas, e nos ucranianos - camisas bordadas. Contaremos a você sobre seu passado e presente.
Bordado e suas características
Esta palavra é usada para descrever a camisa tradicional bordada dos eslavos orientais. Muitas pessoas sabem que este atributo das roupas folclóricas é muito difundido na Ucrânia. Portanto, a camisa é considerada um elemento do vestuário folclórico ucraniano. Isso não é inteiramente correto.
Referência! Bielorrussos, polacos, russos e outras nacionalidades também têm camisas decoradas com bordados folclóricos (vyshyvanka).
Traços de caráter
- A tradicional camisa bordada ucraniana tem recorte simétrico no meio da gola. Pode ter gola alta, amarrada com cordão torcido com borlas, ou fenda simples.
- O decote, ombros, bordas das mangas e cotovelos são bordados com todos os tipos de enfeites e padrões. Várias cores estão envolvidas na decoração, mas vermelho, azul e preto predominam. A cor do tecido geralmente é branca.
- Imagens e desenhos são muito diversos. Estes são padrões simbólicos da mitologia eslava - suásticas, cruzes, círculos, diamantes, símbolos do sol, estrelas, flocos de neve. São usados padrões de plantas - folhas de uva, papoula, folhas de carvalho, lúpulo, pervinca e outros. Imagens populares de animais, pássaros e insetos são galos, pombos, borboletas, cavalos, lobos, lebres.
- Quase todos os bordados são únicos e originais. Cada bordadeira tem seu próprio estilo e preferências. Cada obra é uma obra de arte.
A atitude dos ucranianos em relação às camisas bordadas hoje
Na Ucrânia, o bordado é considerado não apenas as camisas masculinas bordadas no pescoço, mas também outros itens do guarda-roupa com bordados tradicionais - blusas, vestidos, saias, lenços, chapéus, camisetas e agasalhos.
Durante a Revolução Laranja, a camisa bordada ucraniana tornou-se muito popular. Estilistas como John Galliano e Valentino apresentaram coleções de roupas inspiradas na tradição ucraniana de camisas bordadas. Muitas estrelas mundialmente famosas não hesitam em usar essas camisas e blusas.
Fato interessante! Madonna, Mila Kunis, Dita Von Teese, Sandra Bullock adoram se exibir com camisas bordadas.
Olhando fotos de camisas bordadas modernas, você quer usar essas roupas. Lindas blusas confeccionadas com tecidos naturais, decoradas com bordados originais, ficam muito femininas e delicadas mesmo com jeans. Vestidos com bordado no pescoço e cinto bordado vão enfeitar o guarda-roupa de qualquer fashionista.
Tanto meninos quanto meninas usam camisetas bordadas; isso não diminui seu “avanço”.Camisas bordadas masculinas usadas sob calças e jaqueta não fazem de um homem um “Selyuk”.
Importante! Este tipo de roupa bordada ganhou a maior popularidade na Ucrânia nos últimos anos como uma tendência da moda moderna e atual.
Kosovorotka russo e sua originalidade
Kosovorotka é uma camisa tradicional masculina russa.
Características do corte
Difere da camisa bordada no desenho da gola. Ele não localizado simetricamente, mas na lateral do peito, mais frequentemente à esquerda.
Importante! Pesquisadores do traje folclórico acreditam que isso foi feito propositalmente para que o cordão com cruz no corpo não atrapalhasse o trabalho e não caísse.
Têxtil
Ao contrário da camisa bordada, que pode ser tanto masculina quanto feminina, a kosovorotka é uma camisa tradicionalmente masculina. Foi costurado com diversos tecidos: linho, algodão, linho, seda ou cetim, dependendo da posição na sociedade, classe e renda.
Padrão
A kosovorotka poderia ter um padrão bordado, mas não era obrigatório. As camisas eram confeccionadas com tecidos coloridos, tecidos com diversos relevos, estampas listradas e xadrez, etc.
Como no caso do bordado, a decoração da kosovorotka russa também tinha um significado simbólico “protetor” e estético. Ao bordar, foram usados os mesmos símbolos eslavos - o sol, divindades pagãs, padrões de plantas, imagens de pássaros e animais.
Importante! Kosovorotki, costurados em linho vermelho, eram considerados amuletos contra as forças do mal.
Quem usou blusa?
O kosovorotka era usado para fora da calça, amarrado com um cinto de corda e borlas. O nó estava localizado à esquerda. A variedade e riqueza da decoração dependiam da finalidade da trança. Era todos os dias, kokosnaya, festivo, casamento ou funeral.
- Camisa de linho com gola viés usado por soldados russos como roupa íntima.
- A maior difusão dessas camisas na sociedade ocorreu no século XIX, quando se tornaram a base de qualquer fantasia. Eles foram usados com um colete.
Fato interessante! Em 1880, a blusa serviu de base para a criação da conhecida túnica.
- Até hoje, camisas com gola viés são o tipo de roupa preferido dos cossacos.
Kosovorotka em nosso tempo
Embora muito procurada no passado, a kosovorotka não é tão popular hoje. Se usam camisas bordadas nos bailes, com terno oficial ou no guarda-roupa do dia a dia, o mesmo não se pode dizer da blusa.
Por que? A resposta a esta pergunta não é tão simples. Por alguma razão, muitos de nossos compatriotas têm a ideia de que as roupas folclóricas são muito simples, até primitivas.
Existe futuro para o kosovorotka?
Gostaria de pensar que nem sempre será assim. E um dia os russos usarão orgulhosamente kosovorotki, como os ucranianos fazem hoje em camisas bordadas.
E o nosso otimismo tem as suas razões.
- A trança vem se tornando cada vez mais fonte de inspiração para estilistas famosos e é destaque dos desfiles de moda. Este atributo do vestuário nacional não apenas recria uma imagem incomum e colorida, mas também expressa respeito pelas raízes, tradições e rica história russas originais.
- Blusas modernas são feitas de materiais naturais, decorado com bordados, tranças, rendas, tiras de tecido multicoloridas e apliques.
- As camisas de couro e camurça se tornaram muito populares nos últimos anos. São autênticos, bonitos, únicos e, além disso, desempenham uma poderosa função protetora. Roupas semelhantes não podem ser encontradas em nenhum outro país.
Fato interessante! Há uma versão de que a jaqueta de motociclista, cuja criação é atribuída aos irmãos Shot - Irwin e Jack, imigrantes da Rússia, não foi espionada apenas por aviadores. Eles se inspiraram na ideia de um fecho viés de uma blusa. É verdade que a versão masculina desta jaqueta é presa no ombro direito.
A vantagem das camisas modernas
A crescente popularidade do kosovorotka é explicada por essas qualidades.
- Simplicidade de corte que não restringe os movimentos.
- Utilização de materiais naturais ecológicos;
- Bela decoração e decoração moderna;
- Versatilidade: variações modernas dessas camisas permitem combiná-las com jeans, terno e usá-las em todas as ocasiões.
Importante! Amostras modernas de roupas, criadas com base em trajes folclóricos, são brilhantes e originais. O estilo étnico traz exclusividade e sabor especial a qualquer elemento do guarda-roupa.
A moda atual não ignorou as camisas bordadas, que têm raízes eslavas comuns. Ao escolher e usar estas peças do traje nacional, não só prestamos homenagem à moda ou acrescentamos um “toque” único ao nosso guarda-roupa, mas também expressamos a nossa pertença à rica história, cultura e tradições eslavas.
O autor esqueceu de mencionar que no leste da Ucrânia um homem com camisa bordada agora é sinal de mau gosto. E mesmo no dia do bordado são poucos os que vestem roupas nacionais. Pessoalmente, eu mesmo escondi uma camisa ucraniana no armário depois de 2014, mas antes a usava com prazer.
o autor esqueceu de mencionar que não só os eslavos, mas também muitos outros povos têm camisas bordadas. e os estilistas mencionados no artigo não se inspiram nas camisas bordadas ucranianas.
Autor, lembre-se: camisa bordada e jaqueta não são um sabor nacional, mas um refúgio completo. Que Khrushchev era um selyuk, que seus seguidores eram cavalos. Não estou dizendo que depois da primavera de 2014 nem uma única pessoa decente na Rússia usará uma camisa bordada.
Em geral, precisamos ser mais ousados na introdução da estilização e dos detalhes do traje nacional no dia a dia. É muito bonito e muito prático.
Maldita autocorreção. Não é um abrigo, mas um matadouro.
Estou me perguntando. Por que os ucranianos usam camisas bordadas com tanto orgulho e ao mesmo tempo ficam tão envergonhados com as calças? Uma camisa bordada sem calça vai falhar. Todos os ucranianos deveriam tirar URGENTEMENTE as calças dos avós do peito.
Sim. Basta lavá-lo primeiro)
Na Rússia, as camisas masculinas eram cortadas com gola inclinada, não por uma questão de beleza. Estranhos não deveriam ter visto a cruz peitoral. A santidade da cruz foi protegida. O fecho da camisa era feito lateralmente para que a cruz não caísse acidentalmente da gola da camisa.
Ou seja, a cruz sobre as mulheres não tinha um significado tão sagrado?
Por que você não consegue ver uma cruz peitoral? Bem, sim, eles não o exibiram, mas também não o esconderam de propósito.
Kosovorotka, camisa bordada, guirlandas, kokoshniks, sapatilhas ainda foram esquecidos e voltam ao passado para a aldeia, para a fazenda para pegar borboletas e torcer o rabo de vacas e bois. Por alguma razão, eles não se lembram de que os russos tinham zibelina e muitos outros detalhes de roupas em seus trajes nacionais, uma ordem de grandeza superior à camisa.
Quem usa camisa bordada torna-se bordadeira automática.
Certa vez li a seguinte frase: “Quando num país termina a ciência, a indústria e o progresso, começa o bordado”. Acho que essa ideia está absolutamente correta. Não há mais nada de que se orgulhar na Ucrânia. Então eles mostram suas camisas bordadas, cabanas e malvas. Eles se tornaram agrários destruindo a indústria e a ciência.
Se Deus quiser, na Rússia não chegaremos a este ponto.
Provavelmente apenas interferiu no trabalho de segurança quando a renda caiu e ficou pendurada ao descer
algo parecido )
Droga, por causa da política, usar algo bordado agora significa insultos, etc., e talvez até ameaças. Ainda na Ucrânia, em 2012, comprei uma blusa e um vestido lindos, ambos com papoulas bordadas. Não camisas bordadas, roupas modernas simplesmente com bordado à máquina. Agora você não pode colocar isso nas pessoas. Use em casa.
Na Ucrânia, as camisas bordadas são muito mais bonitas que as russas. E as mulheres de lá usam roupas bordadas. O que nós temos? Kosovorotka é apenas para homens. O que uma mulher deve vestir?
Os cossacos ainda são personagens odiosos.
E sim, na Ucrânia agora é muito melhor do que em Erefiya. ?
(É uma pena que os comentários não tenham datas; seria interessante ver quando as pessoas pensam que lá é pior. Provavelmente na época da Pólvora).
12.11.2019
Kosovorotki com e sem bordado, assim como as camisas bordadas, são roupas rurais e na verdade esta moda indica o lugar onde tradicionalmente deveriam estar os “fashionistas”. Então coloque a foice e a picareta em suas mãos e avance em benefício da burguesia, senhores servos)))
O significado do kosovrotka é diferente. E sim, ela é puramente russa. Veio dos citas-russos. Os citas-russos (e não são um povo sedentário) não podiam ter o peito aberto, ao contrário dos agricultores eslavos com as suas camisas bordadas. A cavalo e ao vento, apenas uma camisa com o peito fechado e a garganta uniforme. E o cinto é um talismã - um símbolo de vida. Claro, os padrões poderiam estar na camisa, mas isso não acontecia com frequência.
Eu apoio 100%!
Eles não usam porque são asiáticos! E ucranianos e bielorrussos são eslavos!!! Eles têm orgulho de seus trajes nacionais. Porém, como outros povos: finlandeses, poloneses, suecos, alemães também usam trajes nacionais e não se orgulham apenas de seus trajes!
ÁSIA - AZY.Base do básico. O começo do tempo.
Europa=Oeste
Oeste - OESTE
Para se perder - para se perder
Tire conclusões