No final do século 20 era difícil encontrar até mesmo uma blusa fina sem ombreiras. Depois foram esquecidos até recentemente. Agora os designers redescobriram um detalhe que pode corrigir significativamente a silhueta.
O que são ombreiras?
Ombreiras significam um “dispositivo” feito de espuma de borracha fina e tecido (na maioria das vezes para combinar com a roupa para a qual a peça está sendo feita), inserido na região dos ombros de uma blusa, vestido, jaqueta ou jaqueta.
Um pequeno truque pode:
- dar aos ombros muito estreitos a forma “correta”;
- corrigir figura assimétrica devido à escoliose;
- corrigir defeito de tecido que se esticou com o peso de uma peça pendurada por muito tempo em um cabide;
- torne-se um elemento decorativo independente.
Importante! Uma ombreira alta e larga pode ser intimidante devido ao seu volume. Mas este objeto pode ter diferentes formas e tamanhos. Então, para a manga raglan inventaram um pequeno detalhe oval - a coisa cabe como uma luva!
Por que as ombreiras são chamadas de tendência feminista?
O último século ficou na história como uma época em que as mulheres conseguiram conquistar um lugar de igualdade ao sol com os homens. Nos esportes, nos negócios e na política! Para conseguir isso, os ombros frágeis das mulheres tiveram que se tornar mais masculinos - pelo menos visualmente. Foi aí que as ombreiras vieram em socorro.
O início foi dado por corajosas esportistas e estilistas inspirados em suas imagens: 1931 foi marcado pela coleção de M. Rocha e E. Ciparelli, cujo destaque foram as ombreiras especiais emprestadas de equipamentos esportivos. A inovação logo recebeu um poderoso reforço de Hollywood: O vestido de Joan Crawford com ombros reforçados sinalizou o surgimento de uma nova tendência.
A Segunda Guerra Mundial também deu a sua contribuição. Querendo enfatizar a sua coragem, as mulheres que ocupam posições com os homens tanto na frente como na retaguarda, vestido com jaquetas e jaquetas com ombros altos e duros. A moda da feminilidade voltou nas primeiras décadas do pós-guerra, e as ombreiras desapareceram dos trajes femininos - esvoaçantes, enfatizando a fragilidade, às vezes evocando a sexualidade.
No entanto, os anos 80 trouxeram-no de volta à vida: senhoras como Margaret Thatcher lembraram ao mundo a possibilidade senhoras sejam de ferro e mais uma vez estejam no mesmo nível dos homens. As roupas adquiriram contornos nítidos e formas ampliadas, sugerindo ombros pronunciados em qualquer modelo de roupa feminina.
Mais tarde, essa moda voltou a perder terreno, mas não por muito tempo. Como sempre, as estrelas intervieram no assunto e agora apareceram ao público com roupas com ombreiras:
- a reconhecida beleza Kim Kardashian;
- chocante Lady Gaga;
- a sempre estilosa esposa de David Beckham.
No entanto, a aparência do elemento recém-elegante mudou um pouco!
Conselho! Apesar da natureza cíclica da moda, não vale a pena tirar do mezanino as roupas embaladas da mãe dos anos 80 e 90 e usá-las como nos bons velhos tempos. Porém, depois de sacudir bem esse “legado”, você pode adicionar algumas coisas ao seu guarda-roupa com ombreiras antigas - um pequeno elemento quase vintage pode se tornar um destaque!
Coisas da moda com ombreiras - o quê?
Não acostumados com silhuetas com ombros bastante volumosos, muitos fashionistas desconfiam das inovações dos designers - a imagem ficará muito áspera?
Mas Uma característica distintiva da ombreira moderna é o seu movimento, muitas vezes em direção à “cara” da coisa, embora também possa estar presente no verso: decorado com rebites, botões chamativos, strass e lantejoulas brilhantes e até correntes, o detalhe virou uma espécie de dragona.
Importante! Um item com ombreiras decorativas requer um mínimo de outras decorações, caso contrário o laço ficará sobrecarregado. Basta um colar discreto, uma corrente fina com pingente em miniatura e alguns anéis.
Quando, onde e com que você pode usá-los?
Vale a pena seguir regras simples para garantir que roupas com elementos de moda tenham uma aparência vantajosa.
Os ombros reforçados pretendiam ser o “ator central” do look, e outros elementos do conjunto devem ser mais contidos. Os “parceiros” mais dignos são coisas com uma silhueta justa e visualmente alongada. Ideal - um blazer equipado com ombreiras com calça skinny ou qualquer versão de calça skinny, shorts ou saia lápis.
Mangas compridas e estreitas são quase obrigatórias – esta combinação irá enfatizar a magreza da figura. Assim, um vestido curto com ombreiras pequenas e mangas compridas não só fará você parecer mais alta, mas também permitirá que você demonstre suas pernas esbeltas.
Além da tradicional versão horizontal, entraram na moda modelos com top pontiagudo e levemente arrebitado. Seu propósito é crie a ilusão de ser mais alto, mas exagerando um pouco na nitidez dos detalhes, você pode obter uma imagem fantástica ao ponto de ser cômica. A possibilidade de utilizar tal elemento em um estilo empresarial também é questionável. Mas numa festa informal vale a pena tentar!
Conselho! O seu senso estético interior se rebela categoricamente contra uma tendência da moda? Não tente abafar isso! Uma silhueta com ombros largos é adequada apenas para uma pessoa autoconfiante que não tem medo de literalmente ultrapassar os limites. Se isso não se aplica a você, não adianta quebrar a velha regra: “Não se estrague seguindo a moda!”