Neste artigo vamos contar o que é um cheque pied-de-poule, onde esse enfeite foi usado pela primeira vez e como ele é hoje. Bem como opções de quais produtos podem ser costurados em tecido com estampa pied-de-poule.
Qual é a aparência de um padrão pied de poule?
A estampa pied-de-poule em dois tons parece xadrez irregular que lembra pegadas de pássaros à distância. Devido à última associação, este padrão tem um segundo nome, uma tradução literal do francês "pied-de-poule"— padrão “dente de hounds” (algumas fontes também chamam esse padrão de “pé de galinha”). Na verdade, a estampa tem muitos nomes, cada país tem o seu: "pied-de-poule"(pied-de-poule), “houndstooth”, “dogtooth” (dente de cachorro), “puppytooth” (dente de cachorro), houndstooth, Cheque de pastor (gaiola de pastor), "houndtooth" (dente de cão). Em sua variação clássica, o xadrez pied-de-poule é uma estampa em preto e branco. Mas os designers modernos muitas vezes se desviam dos clássicos e criam combinações de duas cores.EU com tons polares criando contraste.
A história da impressão pied-de-poule
O ornamento, que hoje é conhecido como pied de poule, apareceu pela primeira vez durante o Império Romano no território da Escócia moderna. De acordo com uma versão, o padrão pied-de-poule começou a ser usado ativamente no país dos guerreiros escoceses para costurar kilts de pastores. O fato é que durante o reinado dos clãs na Escócia, o desenho (na maioria das vezes eram diferentes variações do cheque escocês) nos kilts demonstrava pertencer a uma determinada família que defendia seu território. Para não cair nas mãos quentes dos clãs em guerra e para enfatizar sua posição neutra, os pastores escoceses usavam kilts com padrões suaves de pied-de-poules. Às vezes, na tentativa de preservar o gado, chegavam a enfeitar suas ovelhas com esse enfeite. Mais tarde, o ornamento migrou para a arquitetura: nas igrejas britânicas do século 12, os arqueólogos encontram fragmentos do padrão pied-de-poule.
Ornamento e moda Pied-de-poule
O visual moderno das roupas com estampa pied-de-poule remonta ao final do século 19, quando o filho da rainha Vitória, Eduardo de Gales, começou a usar esse padrão em eventos sociais, modificando-o levemente. Posteriormente, todos os fashionistas de Londres começaram a imitar a pessoa real que ditava a tendência. O discreto design em preto e branco também atraiu políticos e diplomatas, que valorizaram o pied de poule pela sua versatilidade e correto contexto histórico. Da Grã-Bretanha, o tecido da moda com estampa pied-de-poule chegou à vizinha França, onde, na década de 1920, Coco Chanel deu um segundo fôlego a esse padrão aristocrático. Agora o pied-de-poule era usado não apenas pela realeza e pelos diplomatas, mas também pelos fashionistas.O segundo passo para o enfeite foi a coleção de Christian Dior, que já havia introduzido oficialmente a estampa no mundo da Alta Moda. Em 1958, o designer Roger Vivier, que trabalhou na coleção de calçados da casa Dior, criou os lendários scarpins com estampa pied de poule. Depois desse evento, por pelo menos mais dez anos, foram lançados todos os tipos de produtos com a famosa estampa: casacos, vestidos, jaquetas, ternos e acessórios. Uma peça com estampa pied-de-poule se tornou um item obrigatório no guarda-roupa de toda mulher preocupada com a moda.
Em quais produtos a célula pied-de-poule é mais usada?
Tradicionalmente, o tecido com estampa pied-de-poule era a lã, mas hoje essa estampa pode ser encontrada em tecidos de qualquer textura: da seda ao tweed. Na maioria das vezes, a estampa pied-de-poule é usada para costurar agasalhos. Então, Jaquetas clássicas de corte reto com estampa houndstooth são especialmente populares. Eles são usados sobre vestidos simplesV ou com calças escuras, e muitas vezes usam faixas pretas largas. Normalmente, os agasalhos são feitos de tecidos densos que mantêm sua forma, mas hoje você também pode encontrar materiais de qualidade inferior com esta estampa. Para um guarda-roupa de escritório, são adequados suéteres com estampa pied-de-poule combinados com calças retas. Num outono lamacento (e se o código de vestimenta do escritório permitir tal insolência), você pode substituir as calças normais por calças de couro mais práticas. Um vestido bainha com estampa houndstooth será uma opção ganha-ganha para diversificar seu guarda-roupa. Mas tome cuidado com os acessórios, eles não devem se sobrepor ao enfeite, caso contrário ele começará a ondular aos olhos dos outros.