Todo mundo já ouviu falar desde a infância que existem diferenças entre a localização do fecho nas roupas masculinas e femininas. Como saber qual lado é “feminino” e qual é “masculino”? E de onde vieram essas diferenças?
De que lado ficam os botões das roupas femininas?
De acordo com todas as regras, os botões e zíperes dos itens do guarda-roupa feminino ficam no lado esquerdo. E ninguém pode dizer ao certo por que isso aconteceu. Existem várias versões sobre este assunto. Mas todos eles não são comprovados e não têm base. Embora alguns deles tenham algum bom senso. Por exemplo:
- para facilitar a alimentação, quando a mulher conseguia abrir levemente os seios, segurando o bebê com a mão esquerda e cobrindo-o com a barra da roupa do frio com a direita;
- Outra suposição afirma que isso foi feito para que as camisas não pudessem ser misturadas. Quando as mulheres começaram a usar roupas masculinas, os criadores de tendências da moda decidiram tornar a localização do fecho uma característica distintiva;
- algumas fontes afirmam que a mulher foi ao mercado segurando na mão direita uma cesta de compras ou uma criança. E foi mais conveniente para ela pegar a carteira com dinheiro que estava pendurada no pescoço do que a esquerda.
Por que essas diferenças com as roupas masculinas?
Durante a Idade Média, quando os botões eram usados como decoração ou jóias, apenas as senhoras da alta sociedade podiam comprá-los. Visto que eram feitos de pedras e metais preciosos. E, claro, não é apropriado que pessoas nobres se vistam. Para isso tinham empregadas domésticas, que acharam mais conveniente fazer isso segurando o botão com a mão direita e empurrando-o para dentro do laço com a esquerda. Os representantes do sexo forte geralmente se vestiam sozinhos e era mais fácil para eles prenderem com a mão direita.
De acordo com outra versão, acreditava-se que no momento de um duelo ou batalha, um homem poderia rapidamente pegar uma arma do peito e ultrapassar seu oponente na batalha.
Mas na Rússia Antiga, a camisa kosovorotka usada pelos homens era abotoada no lado esquerdo. Até meados do século XX, as túnicas militares também apresentavam botões na aba esquerda.
Geralmente, no mundo moderno essas fronteiras são gradualmente apagadas. Jeans, shorts e calças já começaram a ser produzidos pela indústria do vestuário sem características de gênero. Eles incluíam camisas pólo, camisas e agasalhos. Com o desenvolvimento do feminismo, os estereótipos estão sendo destruídos cada vez mais a cada dia. E as mulheres mais estilosas escolhem peças da moda nos departamentos masculinos da loja.
O fato de o fecho da mulher ser feito com a mão esquerda, e isso é lógico, porque a mulher está à direita do homem, então o fecho dela se abre para o homem, e para todos os outros homens a mulher é fechada. E é o mesmo com um homem – a sua abertura para a sua mulher e a sua proximidade com todos os outros!?