A imagem do homem moderno na estação fria é inseparável de uma jaqueta. Quer você seja um distinto cavalheiro de terno, um entusiasta dos esportes de inverno ou um típico dândi urbano, todos encontrarão a jaqueta certa para si.
O que prestar atenção
Como qualquer elemento do guarda-roupa, a jaqueta masculina tem diversas variações de design. Portanto, você deve aprender a entender algumas de suas características para que na hora de comprar não se engane na escolha de um modelo.
Modelo e tamanho
O modelo de jaqueta combina com o estilo. Os jovens podem se dar ao luxo de usar jaquetas brilhantes com cinto e capuz, enquanto os homens respeitáveis terão que escolher modelos alongados, lisos, mais parecidos com casacos, sem capuz. Felizmente, existem muitas jaquetas à venda, de estilos variados:
- curto, médio e longo;
- solto e ajustado;
- esportes e negócios.
Ao mesmo tempo, deve adequar-se não só ao estilo, mas também ao físico.Homens altos devem evitar jaquetas muito curtas, enquanto homens baixos devem ter cuidado com casacos longos. Ela roubará visualmente mais alguns centímetros.
É melhor determinar o tamanho de uma jaqueta experimentando várias peças. Você deve escolher aquele que for mais conveniente para você. Não deve estar preso em lugar nenhum, mas também não deve estar solto. Ao experimentar, você precisa esticar os braços para a frente e sentar-se. Se as roupas não restringirem os movimentos, o tamanho é adequado.
Ao comprar sem oportunidade de experimentar, o tamanho é selecionado com base na tabela de tamanhos.
Observe que as tabelas de dimensionamento podem variar de fabricante para fabricante. Portanto, é necessário navegar de acordo com a tabela de um fabricante específico.
Composição de enchimento
O principal critério para roupas de inverno é a capacidade de reter calor. Portanto, a qualidade do enchimento é de grande importância para uma jaqueta. Suas características estão indicadas no rótulo com símbolos de fácil compreensão.
Relação penugem/pena
Embora o nome de uma jaqueta venha da palavra “penugem”, seu enchimento também pode incluir penas. Quanto maior a porcentagem de penugem, mais quente ficará. No rótulo essa proporção é indicada por números, por exemplo, 60/40, onde 60 é a quantidade de penugem, 40 é a porcentagem de penas.
Para invernos quentes ou para motoristas, uma jaqueta com enchimento 50/50 é adequada. Onde os invernos são rigorosos e gelados, o teor de penugem deve ser de pelo menos 80%, ou seja, o rótulo deve indicar 80/20 ou superior. Dependendo da região e meio de transporte, você pode escolher um enchimento nesta faixa.
Isolamento térmico
O coeficiente de isolamento térmico na etiqueta é indicado pela abreviatura “CLO” e números de 1 a 3:
- CLO 1 – projetado para invernos quentes com temperaturas do ar acima de -15 °C.
- CLO 2 – as roupas são projetadas para temperaturas não inferiores a -25 °C.
- CLO 3 – pode ser usado em condições extremas com temperaturas até -40 °C.
Elasticidade
Este indicador é denominado FD (FillDown) e significa a capacidade da jaqueta de retornar à sua forma original após a compressão. O valor ideal de elasticidade está na faixa de 800-550 FP. Se o indicador não estiver indicado na etiqueta, você mesmo poderá verificar a jaqueta. Se, quando dobrado, se dobrar em um pequeno envelope e, depois de solto, se desdobrar suavemente até sua posição original, a elasticidade é boa.
Se o envelope não for pequeno, o recheio é muito denso. Desdobrar muito rapidamente indica enchimento sintético.
Disponibilidade de sacos de penugem
Para prolongar o período de uso, o enchimento de penugem é acondicionado em sacos especiais. Você pode verificar sua presença por palpação. A penugem saliente do forro ou das costuras indica sua ausência, o que significa que o enchimento irá derramar gradativamente.
Material
A qualidade do enchimento é importante, mas a qualidade do material com que o produto é feito é igualmente importante. Deve ser impermeável, mas ao mesmo tempo respirável, manter sua aparência por muito tempo, ser durável e fácil de limpar. Os materiais mais comumente usados são:
- nylon – leve, durável, “respirável”;
- poliéster – mantém a aparência, não desbota, não deixa passar água;
- poliamida - seca rapidamente.
Alguns fabricantes também usam tecido de algodão especialmente processado para costura. No entanto, vale a pena considerar que a sua vida útil é significativamente menor do que a dos seus homólogos sintéticos.
Cor
As jaquetas estão disponíveis em uma rica paleta de cores. No entanto, predominam os tons escuros. Oliva, azul escuro, preto são cores para homens respeitáveis, homens mais velhos.Jaquetas multicoloridas brilhantes são vendidas para jovens e para esportes: azuis, amarelos, roxos e outros.
Ao escolher agasalhos em cores claras, principalmente branco, é preciso lembrar que eles sujam mais facilmente e precisam ser limpos com mais frequência. Além disso, podem aparecer manchas amareladas em jaquetas leves após a lavagem, portanto, neste caso, a lavagem a seco é preferível.
Algumas dicas
Mais algumas recomendações:
- Punhos das mangas – proteção adicional contra o frio. Eles devem se ajustar bem ao pulso, mas não prendê-lo.
- Capuz pode ser uma boa alternativa ao chapéu. Protege melhor do vento e da precipitação do que um cocar de malha.
- Gola alta protegerá seu peito e pescoço das intempéries, não pior do que um lenço quente.
- Os entusiastas de automóveis escolhem melhor modelos encurtados. Adequado para quem fica muito tempo no ponto de ônibus jaquetas de comprimento médio e máximo.