Ao fazer outra “inspeção” em meu guarda-roupa, me deparei com uma jaqueta velha. Contra o pano de fundo de camisetas discretas, meias “cozidas no vapor” e outras roupas de tamanho pequeno, uma jaqueta volumosa parece um verdadeiro “espinho”. Surge a pergunta: livrar-se dele ou deixá-lo pendurado, caso seja útil?
Para quem não está acostumado a fazer cerimônia com coisas velhas, o jeito mais fácil é levá-las para o “lixo” ou entregá-las a quem precisa. Porém, para quem não cede às dificuldades e é amigo dos acessórios de costura, existem outras opções.
Atualizando uma jaqueta velha
Acontece que uma coisa ainda é de boa qualidade e tem uma aparência apresentável, mas está simplesmente cansada ou fora de moda. Uma opção é modernizá-lo sem alterar suas funções, a saber:
- remodele um pouco mudando o estilo ou comprimento;
- adicione inserções de material contrastante;
- substitua o capuz pela gola original;
- decore a superfície.
Novas roupas
Se o propósito original de uma jaqueta como agasalho não for relevante, faz sentido experimentar.Imaginação e mãos habilidosas irão ajudá-lo a transformá-lo em outros itens do guarda-roupa.
Colete
Não é difícil de fazer, até mesmo uma artesã novata pode lidar com isso. Para fazer isso você precisa:
- Rasgue cuidadosamente as mangas nas costuras.
- Se necessário, corte a parte inferior no comprimento desejado, separe o capuz e os bolsos (também podem ser usados, mas falaremos mais sobre isso depois).
- Cubra as partes cruas com guarnição, guarnição ou amarração.
- “Oculte” abrasões existentes sob apliques ou outros elementos decorativos.
Por falar nisso! É melhor fazer crochê em um colete recém-feito. Para ter algo para “agarrar” os laços, é melhor embainhar primeiro as bordas. Para isso, é aconselhável utilizar os mesmos fios da amarração, enfiados na agulha de cerzir.
Saia
Ficará aconchegante e prático e, se você tentar, ficará lindo. Pode ser longo ou curto, reto ou largo, com zíper ou botões. Tudo depende do comprimento e largura do material de origem, bem como da imaginação da costureira.
Calças quentes para crianças
Eles são perfeitos para caminhadas de inverno; são confortáveis para descer ladeiras, mesmo sem trenós ou tubos.
Preciso:
- rasgue a jaqueta nas costuras;
- prenda o padrão acabado na tela (você pode usar calças de outras crianças);
- trace o padrão;
- cortar e costurar peças;
- costure um elástico e finalize a parte inferior das pernas.
Importante! É melhor cortar as calças um ou dois tamanhos maiores para que não restrinjam os movimentos.
Blusão estiloso
Na maioria das vezes, a parte superior de uma jaqueta é feita de material repelente à água e hermético. Ao retirar o enchimento e encurtar o produto, você consegue um blusão de outono. Será leve, mas protegerá perfeitamente da chuva e do vento.
Vale considerar que após a retirada da penugem o produto aumentará de tamanho, por isso deverá ser ajustado para caber na figura: costurado nas laterais, aparado ou arregaçado nas mangas.
Outras coisas úteis de uma jaqueta velha
Além de roupas, você pode fazer com elas muitas coisas práticas que serão úteis no dia a dia.
Travesseiro
Para sua fabricação, será útil o enchimento que sobra da conversão de uma jaqueta em blusão. É colocado sobre uma colcha feita de um pequeno pedaço de tecido durável. Linho, chita, jeans, veludo são adequados - a escolha do material depende da função do produto (aplicado, decorativo).
Almofada sob a cabeça
Geralmente é usado em viagens. Ele “abraça” o pescoço, proporcionando descanso completo e até sono na posição sentada. Para fazer isso, você pode usar, por exemplo, as mangas de uma jaqueta:
- insira uma manga na outra;
- coloque um fio meio duro no meio para que o rolo possa ser dobrado;
- se o volume não for suficiente, preencha um pouco mais com o que tiver em mãos (restos de pano, enchimento, etc.);
- costure e apare cuidadosamente as pontas.
Você pode fazer uma capa para o rolo com um material respirável que pode ser facilmente lavado quando ficar sujo.
Acessórios e utensílios domésticos
Além de itens interessantes de guarda-roupa, as costureiras inventaram maneiras de atualizar sua coleção de bolsas ou de fazer coisas úteis para a família.
Bolsa
Será durável e você não terá medo de ser pego pela chuva. Para um modelo simples você precisa cortar:
- tela retangular com recortes;
- listras estreitas para alças.
Então sequencialmente:
- costurar as laterais da bolsa (marcadas na mesma cor: 1 – azul, 2 – verde);
- costure a parte inferior e as laterais - cada lado (linhas vermelhas);
- faça e costure alças na base resultante.
Se necessário, você pode adicionar fecho, bolsos e decoração.
Tapete lúdico ou educativo para criança
Seu pequeno explorador já está engatinhando e adora brincar no chão? Neste caso, isso definitivamente não será supérfluo. A área do tapete deve ser suficiente para não limitar a mobilidade do bebê. Além de uma jaqueta, que evita o congelamento, você pode usar outros tecidos e materiais. A decoração - apliques, inserções brilhantes e outras decorações - vai atrair a atenção e ativar a atividade cognitiva da criança.
Roupa de cama para animais de estimação
Pode se tornar o local de dormir aconchegante favorito de um membro da família de quatro patas - um gato ou um cachorro, e seu tamanho dependerá totalmente do tamanho do animal de estimação.
Capa para banquinho
Mesmo as cadeiras com assentos macios se deterioram com o passar dos anos, à medida que a espuma interna perde a elasticidade e “desmorona”. Uma jaqueta velha é uma excelente matéria-prima para fazer uma capa mole. Uma peça quadrada, cuja lateral é vários centímetros maior que a lateral do assento, é dobrada e costurada em todo o perímetro. Um elástico normal de roupa íntima é inserido no interior. Um “amaciante” semelhante também pode ser costurado em uma bancada campestre. Isso evitará que você congele em clima frio enquanto toma café da manhã ou janta ao ar livre.
Você pode criar muitos usos para uma jaqueta velha se tiver imaginação e predisposição para a criatividade. Uma boa dona de casa, que dá conta de qualquer tarefa, sabe exatamente onde colocar a vírgula na expressão “jogar fora não se refaz”.