A palavra “pullover” é inglesa e se traduz como “colocar por cima”. Em seu design clássico, esse item do guarda-roupa é um suéter com decote em V e mangas compridas. O pulôver pode ser masculino, feminino ou infantil e é considerado roupa básica.
Os primeiros suéteres, que hoje são chamados de protótipo do pulôver moderno, surgiram no século XIX. Eles foram usados por marinheiros escoceses e irlandeses. Naquela época, esses produtos eram tricotados à mão com lã natural, por isso eram muito quentes e protegidos de forma confiável do vento cortante do mar.
Um pouco mais tarde, na década de 80 do século XIX, moletons que pareciam pulôveres modernos começaram a ser usados por entusiastas do golfe e do tênis. Alguns anos depois apareceram nos guarda-roupas dos torcedores, que também valorizaram sua comodidade.
Durante muito tempo esta jaqueta foi considerada masculina, até que Coco Chanel a experimentou na década de 20 do século XX. Ela combinou o pulôver com um terninho. Naquela época, tal combinação era verdadeiramente revolucionária e por isso atraiu a atenção de muitos representantes do belo sexo.Coco Chanel foi imitada, considerada um ícone de estilo e tudo o que ela criou evocava uma ampla gama de emoções. O pulôver em formato feminino também não deixou as fashionistas indiferentes.
Curiosamente, até a década de 60 do século XX, essa jaqueta era usada exclusivamente por cima de camisa, blusa ou camisa. Somente na segunda metade do século começaram a usá-lo no corpo nu. Ao mesmo tempo, modelos confeccionados com malhas finas se popularizaram.
O pulôver possui uma série de características pelas quais pode ser distinguido de outros suéteres semelhantes:
No entanto, os modelos modernos são um pouco diferentes daqueles que estavam na moda na época de Coco Chanel. Hoje, os pulôveres podem ser bastante clássicos ou largos. As mangas são largas, até mesmo largas ou muito estreitas, como uma gola alta. O decote também pode ser diferente: redondo ou em V. Também está na moda um decote cortado em linha reta.
Hoje, os pulôveres são feitos de diversos materiais: lã, malhas, sintéticos e suas combinações. Assim, a opção de maior sucesso para a estação fria é um modelo feito de lã com uma pequena quantidade de sintéticos na composição (é necessário para que a jaqueta não pique, encolha ou fique coberta de bolinhas). Para o período de entressafra, um modelo feito de malha grossa ou caxemira fina (uma espécie de fio de lã) é bom, mas no verão um pulôver leve de viscose seria uma excelente opção.
Acredita-se que tal jaqueta seja universal. Com sua ajuda, você pode criar diferentes imagens: desde empresariais e formais até casuais e esportivas.
Por exemplo, uma ótima opção de escritório é um modelo em tons calmos combinado com saia reta ou calça clássica.Este look pode ser complementado com uma camisa, uma gola que vai “espreitar” com estilo por baixo da gola do casaco.
Talvez o melhor look para o dia a dia seja um pulôver combinado com jeans e botas confortáveis (uma opção mais esportiva são os tênis). Este conjunto é magnífico tanto na versão masculina quanto na feminina.
Além disso, com um pulôver você pode criar um look romântico interessante para uma jovem. Neste caso, deve-se escolher um modelo confeccionado em malha leve (um suéter de caxemira é adequado para a estação fria). Como complemento, você pode usar saia plissada ou calça fina, além de scarpins.
Por fim, uma opção esportiva é a combinação de pulôver e meia-calça de malha grossa. Você pode completar o look com tênis e uma confortável camiseta de algodão.