Cinco maneiras confiáveis ​​de verificar a qualidade das roupas

Pelo menos uma vez, todos já se depararam com uma situação tão desagradável: compraram uma coisa linda e depois de lavá-la virou um trapo pouco apresentável. Que emoções tomaram conta de nós ao mesmo tempo? Isso é aborrecimento e decepção, misturados com um sentimento de engano deliberado. Nesse momento, involuntariamente, lembramos as palavras do clássico: “Ah, não é difícil me enganar, fico feliz por ter sido enganado”.

Cinco maneiras confiáveis ​​de verificar a qualidade das roupas

Como comprar roupas que vão agradar seu dono por muito tempo? No que você deve prestar muita atenção para não ser enganado e pagar pela má qualidade? Muito A pré-instalação ajuda, o que vale a pena virar slogan de compras: “Confie, mas verifique!” Vamos descobrir quais métodos de controle de qualidade estão disponíveis antes mesmo de irmos ao caixa e são confiáveis.

Como avaliar o tecido de um produto

A primeira coisa que chama a atenção é o tecido.

Verificando a qualidade do tecido

Uma possível surpresa: as roupas são feitas de material velho.É impossível determinar a idade do tecido a olho nu, mas é possível esticar levemente as costuras.

têxtil

Conselho! Se houver buracos visíveis nas costuras, é melhor descartar a peça.

Claro que o defeito pode ser de fabricação, e os furos podem ser resultado de negligência das costureiras que usaram agulhas de tamanho errado para costurar. Questões controversas podem ser facilmente resolvidas experimentalmente: é necessário comparar dois modelos idênticos.

Preste atenção ao cheiro

A segunda surpresa é um cheiro forte e desagradável. Mais provável, “aroma” é evidência da presença de produtos químicos perigosos na tinta. Talvez desapareça, mas como isso afetará sua saúde?

Verificamos a “resiliência”

Uma maneira confiável de verificar a resistência ao desgaste do tecido é o seguinte teste: pegue um pedaço de tecido na mão e amasse-o. O tecido não tem pressa em voltar ao formato original? Este é um “sino” de alerta de fragilidade.

verificação de tecido

Feito este teste, é aconselhável passar para o próximo: puxar levemente o tecido.

Importante! Se após o alongamento as marcas ficarem visíveis ou a forma for perdida, a qualidade deixa muito a desejar.

Não se esqueça do forro

Outro ponto importante é o forro. Em um produto de alta qualidade, o tecido do forro é necessariamente liso, facilitando a colocação da roupa e não sendo visível do lado de fora.

resina

A cor do forro também revela a qualidade. Imagine: um jantar de negócios, uma jaqueta preta clássica lisa desabotoada forrada com tecido rosa com pequenas flores. Esta combinação irá, no mínimo, causar confusão entre os parceiros de negócios.

Referência! Uma boa peça geralmente vem com um forro que combine com a cor do tecido principal ou crie um belo contraste.

O que o hardware lhe diz?

Paradoxo: muitas vezes as ferragens não são visíveis, mas a sua ausência chama a atenção! Afinal, é raro encontrar roupas sem vários acabamentos, botões, zíperes, ganchos e botões.

acessórios

  • Ideal se costurado zíper de metal, coberto com uma alça na parte superior. Uma trava de plástico é usada para reduzir o custo do produto e também não é confiável na operação.
  • Fabricantes inescrupulosos não garantem que o zíper seja costurado corretamente. Uma falha comum é que um lado do fecho é mais curto que o outro.. Como resultado, o vestido ou saia parece torto.

raio

  • Um sinal indiscutível de cuidado com o consumidor são os botões com presilhas.

Importante! Empresas honestas costuram botões de alta qualidade: eles não ficam pendurados e não há fios saindo deles. Os laços são uniformes, bem costurados e cortados.

Costuras e pontos são importantes

Certifique-se de verificar os seguintes pontos importantes.

costuras

  • A cor da linha combina com a cor do tecido. Apenas pontos decorativos são feitos com fios contrastantes.
  • As linhas são uniformes, feitas com pontos bem pequenos. Se, ao esticar, ficarem visíveis “lacunas” entre os pontos, isso é um truque!
  • Se o tecido tiver um padrão, por exemplo, um padrão xadrez, você precisará prestar atenção especial a ele. Algumas empresas, para economizar material, não se preocupam em combinar o padrão nas costuras. Tal discrepância não só indica a baixa qualidade do produto, mas também o “barateia” aos olhos dos outros.
  • As margens de costura são outro indicador de qualidade.

Importante! Se a margem for muito pequena ou totalmente ausente, a saia ou blusa irá “desfiar” após algumas lavagens.

Atenção ao rótulo e etiqueta

Os produtos de costura são marcados com uma etiqueta de papelão e uma etiqueta de fita de tecido. Eles contêm uma grande variedade de informações, você só precisa saber lê-las.

rótulo

  • A partir do rótulo, eles aprendem, primeiramente, o país de origem, o tamanho, as características do produto e o preço.
  • Em segundo lugar, a composição do tecido. Com base na porcentagem de fibras, é possível “prever” como o tecido se comportará após a lavagem. O algodão natural certamente “encolherá”, mas nunca se enrolará ou ficará coberto com pelotas. Além disso, tecidos artificiais como viscose, cupra e acetato praticamente não ficam bolinhados. Os tecidos mistos são menos suscetíveis ao pilling, mas com grande quantidade de produtos sintéticos na fibra, o pilling é inevitável.

Importante! É considerado ideal ter de 5 a 35% de fios sintéticos no tecido. Uma vantagem adicional dessas coisas é que elas não mudam de tamanho, ou seja, não esticam, não deformam e ficam desgastadas por muito tempo.

  • A etiqueta do tecido geralmente é costurada na roupa. Sua tarefa é manter por muito tempo sua aparência original, pois é nele que está colocado o logotipo da empresa. Até recentemente, rótulos e etiquetas tinham apenas um significado utilitário. Hoje em dia, tags bem desenhadas chamam a atenção e “funcionam” como uma espécie de propaganda do produto.

rótulo

Importante! Se uma empresa se permite investir no design de etiquetas, significa que valoriza a sua reputação. Para o comprador, isso é praticamente uma garantia de sucesso na compra.

A embalagem é importante?

"Sim!" - é assim que os profissionais de marketing respondem. Embalagens brilhantes e elegantes chamam a atenção. Além disso, como um quadro informativo, transmite as seguintes coisas importantes a um potencial comprador:

  • o fabricante zela pela segurança do produto durante o transporte;
  • o produto é genuíno.

pacote

Importante! Se, no entanto, for adquirido um produto que não atenda aos padrões de qualidade e a loja não tiver pressa em resolver o conflito, um exame independente da qualidade do produto será solicitado para ajudar o comprador.

É verdade que não é gratuito, por isso justifica-se quer para satisfação moral, quer no caso de compras caras.

Lembremos mais uma vez o slogan de compras: “Confie, mas verifique!” A verificação dos cinco parâmetros principais (tecido, acessórios, costuras, etiquetas, embalagem) leva apenas alguns minutos. É um preço alto a pagar pelo prazer de vestir boas roupas?

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano