Botinhas para bebês desde o nascimento até um ano não são apenas bonitas, mas também necessárias. Para os recém-nascidos, devem ser confeccionados com fio ou linho macio e quente, dependendo da estação e da temperatura do ar.. Por exemplo, no verão é preferível usar produtos finos de algodão em uma criança. Em épocas frescas, quando a temperatura desce abaixo dos 15°C, recomenda-se a utilização de meias de lã ou meia lã sobre meias de algodão. A partir dos 10 meses, as crianças já estão acostumadas com os calçados, por isso os calçados são usados com sola plana de couro artificial ou couro genuíno.
Como calcular o tamanho das botas?
Para comprar em uma loja, você deve conhecer a tabela de tamanhos. Existem vários padrões: Russo, Europeu, Inglês e Americano. A maneira mais fácil de entender são as designações russas. Correspondem ao comprimento do pé em centímetros.
Por exemplo, tamanho de sapato 10, que equivale a medidas de pé de 100 mm ou 10 centímetros.Às vezes, designações de idade (0–6 meses) ou letras (S, M, L) são usadas para determinar a escala. Também vale a pena focar no sistema métrico com números inteiros (20 cm equivale ao tamanho 20) ou fracionário (20,5 cm equivale a 20,5). A seguinte classificação é proposta por categorias de idade:
- de 6 a 9 meses. – tamanho 17;
- de 9 a 12 meses. – tamanho 18–19;
- de 12 a 18 meses. – tamanho 19.
O tamanho máximo da bota produzida é 19.
É muito mais difícil compreender o calçado europeu, uma vez que o sistema demimassa (francês) é usado aqui, que é baseado nos pontos. Um deles tem 2/3 cm.
Com tamanhos ingleses também não é tão simples. Para os recém-nascidos, a contagem começa do zero e depois são acrescentados incrementos iguais a 1/3 de polegada, ou seja, 8,5 mm. Digamos que com um comprimento de pé de 8,9 cm, o tamanho dos EUA corresponde a 1 e o tamanho do Reino Unido corresponde a 0,5.
Cálculo de tamanho - comprimento e largura
Recentemente, os fabricantes podem indicar na embalagem não só o tamanho do calçado, mas também o comprimento da palmilha. Como tirar medidas da perna de uma criança para saber o tamanho necessário? É melhor realizar este procedimento à noite, pois durante o dia o volume do corpo aumenta ligeiramente.
- Primeiro você precisa calçar uma meia fina ou grossa, dependendo da época do ano em que o calçado será adquirido.
- Em seguida, pegue uma folha de papel, aplique na sola e trace o contorno do pé.
- Usando uma régua ou fita métrica, meça o comprimento do dedão do pé ao calcanhar e a largura ao longo das linhas mais salientes.
Os produtos de malha sem sola são adquiridos exatamente de acordo com os dados medidos. Para solas duras compre ½ cm a mais. Os pés das crianças crescem muito rapidamente, por isso ao encomendar botas com prazos de entrega longos deve ter isso em consideração.É aconselhável tirar medidas de ambas as pernas e levar em consideração o resultado maior, que, por sua vez, é arredondado para cima.
Na compra do calçado, leva-se adicionalmente em consideração a plenitude do pé e a altura do peito do pé.. Na hora de comprar para crianças a partir de um ano, isso também não deve ser esquecido.
Tabela de tamanhos por mês
Tabela de tamanhos dos fabricantes indicando a correspondência do comprimento do pé com a idade:
Designações de letras:
Um exemplo de determinação do tamanho das botas
Como navegar pelas tabelas na hora de comprar? Os indicadores propostos correspondem à média dos dados estatísticos. Se o bebê tem perna de até 11 cm e idade de até seis meses, então as botinhas devem ser compradas no tamanho S. Porém, tudo aqui é estritamente individual, e é melhor primeiro fazer as medições usando o método descrito acima, que é nisso que você deve se concentrar. Isto é especialmente verdadeiro para botas com base grossa.
Como escolher botas?
Na hora de escolher botinhas para os mais pequenos, siga algumas regras. Em primeiro lugar eles devem ser leves e confortáveis, ajustar-se firmemente à perna, não cair, não torcer, mas ao mesmo tempo não apertar. Os laços, costuras e enfeites são posicionados de forma que a criança não sinta desconforto em nenhuma posição. Quando o bebê começa a ficar de pé e tenta andar, os de malha macia ou de pele, lã ou malha devem ser substituídos por modelos respiráveis com sola dura e antiderrapante. Eles são presos com elásticos largos, punhos, botões, atacadores e fechos de velcro..
Se durante uma caminhada seu filho quiser caminhar na neve sob sua orientação, para este caso são vendidos sapatos isolados feitos de tecidos hidrorrepelentes com sola de borracha. Existem até alguns à venda que, além de todas as vantagens, também têm efeito de massagem.
É aconselhável experimentá-los antes de comprar. Ao comprar botinhas na ausência de um filho, por exemplo, para presente, é necessário conhecer pelo menos aproximadamente os parâmetros do pé e da idade. Nem todas as crianças aceitam favoravelmente tal presente; algumas tentam tirá-lo, colocá-lo na boca ou simplesmente jogá-lo de lado. Os especialistas recomendam primeiro segurar esse estranho item em suas mãos para que o caprichoso conheça melhor o novo item e permita que ele mesmo o coloque.