Na hora de escolher uma camisa, muitas vezes surge um problema: ela cabe perfeitamente no tronco, mas as mangas são mais compridas do que o necessário. Por causa dessa deficiência, você não deve recusar o que gosta. Uma parte excessivamente longa com punhos pode ser encurtada para o comprimento necessário.
Sequência do procedimento
Para garantir que o resultado do trabalho não decepcione, é necessário realizar diversas ações básicas em uma determinada sequência:
- Determine exatamente o comprimento necessário.
- Arranque o punho.
- Encurte a peça.
- Costure novamente o manguito.
Dicas úteis
Ao determinar o comprimento necessário de uma camisa, duas regras básicas devem ser seguidas.
- O comprimento correto da manga é determinado pela localização da borda inferior do punho: o punho deve atingir o osso do pulso que marca a fixação do polegar na mão.
- A proporção ideal de camisa e jaqueta: a camisa deve ultrapassar a borda da manga da jaqueta em 1,5 - 2 cm.
Como encurtar as mangas de uma camisa com punhos
A principal forma de encurtar o comprimento é alterar essa parte da camisa.
Referência! A manga pode ser encurtada cortando-a em ambos os lados: na parte inferior e ao longo da borda. A maneira mais fácil é cortar o excesso de tecido na parte inferior. Costurar uma camisa na borda é um método mais complexo, recomendado para costureiras experientes.
Materiais e ferramentas necessários
Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar todos os materiais e ferramentas que serão necessários durante o processo de costura:
- máquina de costura;
- fios que combinam em cor e espessura;
- agulha para alinhavo manual;
- pinos de segurança;
- centímetro.
O que o ajudará a encurtar perfeitamente as mangas de uma camisa com punhos?
Para encurtar, você deve primeiro determinar corretamente o comprimento necessário. A camisa é colocada, o excesso de tecido é preso e o novo comprimento é verificado.
Você pode encurtar o comprimento de duas maneiras: a mais simples não envolve alteração do spline; com o método complexo, o spline deve ser refeito.
1 opção
- Rasgue cuidadosamente o punho e prenda as dobras existentes com alfinetes para preservá-las.
- Meça o comprimento necessário para ser cortado.
- Corte o excesso de tecido.
- Costure o punho, deixando dobras no produto.
Importante! Ao traçar uma linha de corte no tecido, é necessário adicionar 1 cm ao novo comprimento para obter uma margem.
opção 2
- No início do trabalho, o punho também é separado e as dobras marcadas com alfinetes.
- Os elementos com os quais o slot foi processado são removidos.
- Aplique uma nova linha na borda inferior (comprimento necessário + margem de 1 cm).
- Meça o tamanho da fenda na manga.
- Marque uma nova spline: a partir da linha de encurtamento de cada lado da spline, marque o mesmo comprimento que ela tinha. Os cortes são feitos para um novo spline.
- No topo das ranhuras é feito um corte triangular, semelhante ao que existia.
- Corte o excesso de tecido na parte inferior do produto.
- As splines são viradas.Comece a trabalhar com um elemento estreito. Depois de anexá-lo completamente, eles formam um triângulo no topo. Em seguida, um amplo revestimento é anexado.
- Costure em uma superfície do punho, colocando dobras no tecido da manga.
- Finalize o trabalho costurando o segundo tecido do punho. Execute a costura.
- Tricotar da mesma maneira na segunda manga.
Como você pode fazer sem encurtar
Mesmo que o comprimento do produto não exija alterações, em dias quentes muitas vezes há vontade de encurtá-lo um pouco. Existem várias maneiras de ajudar com isso.
Aplicação de elementos decorativos
O fecho pata e o botão decorativo farão você se sentir confortável e elegante.
Referência! Pata é uma peça especial em forma de tira de tecido que serve como elemento decorativo e também tem uma finalidade prática.
Para fazer isso, você precisa selecionar um tecido adequado (você pode usar um tecido contrastante ou tecido complementar), cortar um retângulo para a pata. Dobrando ao meio, contorne os contornos do fixador. Você deve obter um retângulo estreito (2 a 3 cm de largura). Uma borda da tira é feita em ângulo agudo; é aqui que a casa do botão ficará localizada. O remendo é costurado por dentro, virado do avesso e passado a ferro. Um loop é feito na extremidade pontiaguda. Costure o fecho no lado avesso do produto.
Referência! O local onde o remendo é costurado é determinado no centro da parte externa da manga (oposto à costura lateral). Da linha dos ombros até a pata deixe de 10 a 15 cm.
Costure o fecho com ponto duplo. Um botão é costurado na frente, no meio desta linha. Se necessário, a manga é enrolada e a pata fechada com botão.
Regras para dobrar lindamente as mangas com e sem punhos
Uma maneira simples de alterar o comprimento é dobrá-lo.
Para deixar uma camisa com mangas arregaçadas linda, você precisa seguir algumas regras simples.
- As mangas passadas ficam melhores depois de enroladas do que as amassadas, por isso, se possível, a camisa deve ser passada a ferro.
- Enrolar o punho para ajustar dá à lapela uma aparência elegante.
- Depois de arregaçar a manga até o cotovelo, você deve endireitar as dobras para que a camisa fique um tanto descuidada.
O que você pode fazer rapidamente se sua camisa tiver mangas muito compridas?
Um método simples que não requer tempo para alterações ajudará a alterar ligeiramente o comprimento de uma parte importante do produto. É necessário desabotoar o punho, dobrá-lo uma vez para que o lado avesso fique para cima, apertar novamente o botão e endireitar as dobras.
O que não fazer ao encurtar as mangas da camisa
Ao encurtar o comprimento em mais de 2 cm, você não pode simplesmente cortar o excesso de tecido. Isso fará com que o comprimento do spline diminua. Um corte mínimo com dobras adicionais torna o produto pouco atraente. Nesse caso, não só o excesso de tecido é cortado, mas também a ventilação é refeita.