É difícil imaginar a imagem moderna de um homem sério sem camisa. É a base do estilo empresarial, fala de autoconfiança e indica bom gosto. Portanto, é extremamente importante escolhê-lo corretamente: para que fique bem, combine com outros itens do guarda-roupa e combine com a ocasião para a qual foi usado, e assim por diante. Vamos considerar todas as nuances da compra em ordem.
Como escolher a camisa masculina certa
Em primeiro lugar, compre um modelo que se ajuste bem à sua figura. Portanto, na hora de comprar não deixe de experimentá-lo, prestando atenção em alguns pontos-chave:
- Pousar – é importante que o tecido não estique no peito ou, pelo contrário, não fique pendurado como uma bolsa. Um estilo escolhido corretamente segue os contornos da figura, afinando em direção ao meio.
- Portão – não deve apertar o pescoço ou, pelo contrário, ficar pendurado livremente. É ideal quando você consegue colocar 2 dedos atrás dele, mas não mais.
- Costura do ombro – é necessário que não suba ao se aproximar da gola e não fique muito baixo.É ótimo quando fica logo acima da junta: as roupas ficam lindas e a liberdade de movimentos é garantida.
- Largura da manga – é bom que não sejam muito estreitos, mas também não fiquem soltos. É ideal quando todo o tecido fica adjacente à mão, com exceção de 3 a 5 cm.
- Comprimento da manga – incorreto quando cobrem parte da palma ou não atingem o final da articulação. Isso mesmo quando terminam logo no pulso.
- Punhos – é ruim quando, quando presos, ficam pendurados no braço ou, ao contrário, não permitem a livre movimentação. É ótimo quando a palma da mão não afunda neles e sua pele não sente pressão constante.
- Bainha – faz mal quando mal chega à cintura ou cobre toda a braguilha. É bom quando as bordas terminam logo abaixo da cintura.
Atenção! Ao experimentar, observe também as costuras e os botões. O primeiro deve ser costurado com atenção (7 pontos por 1 cm ou mais), o segundo deve ser costurado com segurança (ponto cruz, bem apertado, com fios de algodão).
Critérios para escolher uma camisa masculina estilo business
O ajuste adequado é apenas metade da batalha. É igualmente importante que a peça seja parte integrante da imagem de um homem respeitável, moderno e autoconfiante. Para isso, ao escolhê-lo, guie-se pelos seguintes critérios:
- estilo (corte, silhueta);
- compatibilidade com calças;
- cor (presença e padrão de estampa);
- compatibilidade com jaquetas;
- combinações com gravatas (gravatas borboleta).
A escolha do estilo depende diretamente do seu tipo de corpo. Assim, os homens atléticos podem optar por um corte justo, enfatizando a largura do peito e dos ombros, fino e esguio - semi ou totalmente ajustado, médio, bem alimentado e rechonchudo - um corte clássico e solto.
Referência! Ceteris paribus, o material de fabricação desempenha um papel importante.As camisas de algodão são macias e agradáveis ao toque, mas amassam facilmente e requerem lavagens delicadas. As camisas de linho têm as mesmas vantagens, mas também são higroscópicas, porém também aparecem rugas muito rapidamente e é bastante difícil passá-las. Uma excelente alternativa são os modelos confeccionados em tecido com adição de fibras sintéticas. São mais difíceis de enrugar ou sujar, o único problema é que é mais fácil suar com eles no calor.
Combinações bem-sucedidas em um terno masculino
Na lista de opções ganha-ganha:
- clássico preto e branco – parte superior clara e parte inferior escura;
- smart casual – calça lisa e camisa xadrez – para escritórios sem código de vestimenta rígido;
- looks frescos e leves – terno cinza, bege, areia e camisa branca;
- corporativo - par de tons enfaticamente neutros, gravata - nas cores da empresa.
Como escolher uma camisa que combine com uma jaqueta
Existem 4 regras de compras de ouro que são relevantes para o estilo de negócios:
- Em qualquer caso, a camisa deve ser mais leve que o paletó. Se for preto, escolha o que quiser, mas se for cinza claro, então só branco ou, no máximo, azul.
- Se a jaqueta for listrada, a camisa pode seguir seu padrão (ou ser estritamente monocromática, outras opções não são permitidas). Neste caso, a direção das listras deve coincidir.
- Se a jaqueta for xadrez, a camisa também pode seguir a estampa (ou, novamente, permanecer da mesma cor). Mas o relato da camisa deveria ser mais frequente.
- Tanto as camisas listradas quanto as xadrez combinam igualmente bem com jaquetas lisas, principalmente as escuras.
IMPORTANTE! É melhor que os botões da camisa sejam feitos na mesma cor do tecido, ou pelo menos combinando - para não sobrecarregar a imagem com contrastes desnecessários.
Como escolher a cor certa da camisa para as calças
Neste assunto, preste atenção à compatibilidade:
- a parte de baixo preta é universal - absolutamente qualquer camisa combina com ela;
- junto com calças marrons, um top branco, bege, amarelo e rosa fica bem;
- Qualquer camisa pode ser combinada com calça cinza - esta também é uma parte de baixo universal;
- calças bege exigem o mesmo complemento quente ou neutro - branco, amarelo, cor areia;
- Uma camisa do mesmo tom só combina com calça azul ou azul.
Lembre-se de que a harmonia é importante nas cores: a imagem empresarial deve ser sólida, não chamativa, embora a seriedade não deva evoluir para melancolia. Portanto, o look pode ser diluído com sucesso com acessórios, por exemplo, gravata borboleta ou gravata. Sim, também é importante comprá-los corretamente.
Como escolher uma camisa que combine com um terno e uma gravata borboleta que combine com eles
Resuma as regras aplicadas ao paletó e às calças. Escolha uma camisa mais clara que o terno, lisa, listrada ou xadrez (com o mesmo entrosamento nas duas peças), levando em consideração a compatibilidade de cores. Os ternos preto e cinza são universais; os ternos marrons e bege combinam bem com camisas em tons neutros ou moderadamente quentes. Manter o brilho dos azuis e azuis claros até o fim, sem adicionar contraste com outras cores - é simples.
Encontrar uma gravata borboleta adequada para um terno também não é um problema se você seguir as três regras a seguir ao escolhê-la:
- Escolha de acordo com o formato do seu rosto. Um pequeno é adequado para homens magros, homens corpulentos já podem optar por um largo.
- Procure uma gravata borboleta que seja mais escura que sua camisa – a opção mais universal seria o preto. Acessórios vermelhos, verdes e azuis também combinam com camisas leves.
- Como parte do estilo do seu escritório, use gravata borboleta apenas por baixo da jaqueta (com ou sem colete) para manter a seriedade do look.
Combinações bem-sucedidas em um terno masculino: os melhores exemplos fotográficos
Como criar corretamente um guarda-roupa para um homem de negócios
Você precisa incluir o seguinte:
- Ternos – pelo menos 2, corte universal. A primeira é para trabalho, a segunda é para ocasiões especiais.
- Camisas - de 5 para começar, de 10 - ao longo do tempo. Este é um elemento básico de um guarda-roupa empresarial, adequado para todas as ocasiões.
- Calças - também de 5 a 10, de diversas cores e densidades. Para inverno, verão e meia temporada, para escritório, reuniões formais e não tão formais.
- Sapatos – de 2 a 4–5 pares. O calçado mais profissional e, portanto, o complemento mais adequado à imagem de um homem sério.
- Pulôveres e blazers – de 2 a 6 pares (de cada peça de roupa). Para looks e situações mais informais.
Acessórios também são bem-vindos: gravatas, gravatas-borboleta, lenços de bolso, abotoaduras, relógios de pulso.
Que cores de calça, camisa e jaqueta não combinam?
Ao criar seu guarda-roupa, evite combinações muito brilhantes ou excessivamente contrastantes. Para um look business, escolha paletó e calça da mesma cor (a melhor e mais fácil maneira é usar um terno).
Certifique-se de considerar a compatibilidade de cores. Assim, ternos marrons geralmente não combinam com camisas azuis, lilases e roxas. Jaquetas e calças azuis ficarão mal com camisas amarelas, cinza e rosa. Ternos bege e azuis não toleram camisas brilhantes.
Na hora de escolher os acessórios, certifique-se de que seu guarda-roupa não tenha mais de 3 cores diferentes.
Escolher um terno masculino e uma camisa para combinar dependendo do status do evento
- Para reuniões oficiais, use clássicos estritos - duas peças escuras (de preferência pretas) junto com uma camisa clara lisa (de preferência branca).
- Qualquer terno que se enquadre no estilo corporativo, não muito sombrio, mas não muito brilhante, é adequado para o escritório. Por exemplo, o cinza, junto com a mesma camisa, seria uma excelente escolha.
- Para cada dia, opte por ternos mais casuais, por exemplo, xadrez ou listras pequenas, ou simplesmente cores positivas e vivas (o mesmo azul ou azul claro).
Camisas casuais


Camisas elegantes
A variedade moderna de camisas é tão grande que não será difícil escolher a perfeita, mesmo levando em consideração todas as regras acima.