A palavra “camisa” refere-se tanto a uma parte de um terno masculino quanto a um tipo de roupa íntima feminina. Muitas vezes uma camisa é confundida com ela. Então, quais roupas deveriam ser chamadas de camisa e quais não deveriam?
O que é uma camisa?
Na Rússia, este elemento de vestuário aparece no século XIII. O nome original era “sorochitsa”, que significava literalmente “perto da pele”. O nome também explica a finalidade da “camisa” - ela era usada por baixo do agasalho. Feito de tecidos naturais finos. Este produto protegia contra o suor, evitava o desgaste do traje e evitava o atrito da pele contra materiais ásperos. Para as mulheres também servia como roupa de dormir. A camisa não deveria ser mostrada aos outros, mas para uma pessoa rica ela poderia ser decorada com rendas que apareciam por baixo da roupa exterior.
Posteriormente, essa peça de roupa passou a ser considerada parte do guarda-roupa matinal. Embora a finalidade da “camisa” tenha sofrido alterações ao longo do tempo, ela ainda permanece como roupa íntima, que geralmente é usada por baixo do terno.
Características da camisa
No mundo moderno, a camisa é um elemento do guarda-roupa masculino. É usado apenas sob uma jaqueta ou colete. Ao contrário de uma camisa, ela está sempre enfiada nas calças. Anteriormente, os punhos deveriam ser fechados exclusivamente com botões de punho, mas hoje existem modelos com botões.
Uma camisa tem muito em comum com uma camisa, mas também existem diferenças significativas. Não é costurado em flanela ou tecido jeans, nem decorado com elementos decorativos. A camisa é um atributo do estilo oficial e empresarial, por isso mesmo os modelos modernos se distinguem pelo rigor e pela tradição. Em seu design não são permitidas cores chamativas, botões brilhantes e padrões xadrez. Essas roupas são aceitas em reuniões de negócios e eventos importantes.
Macho ou fêmea?
As camisas femininas são vestidos usáveis feitos de tecidos naturais macios. Usado como roupa de dormir. Os modelos de verão são costurados com material leve, geralmente transparente, enquanto os de inverno às vezes são feitos de tecidos grossos.
Os modelos masculinos também podem parecer vestidos - o comprimento de alguns produtos chega até o joelho. Mas se a camisa de um homem for visível por baixo de uma jaqueta, é costume esconder completamente a camisa de uma mulher. O que esses elementos do guarda-roupa têm em comum é que são usados no corpo nu ou por cima da roupa íntima.
Materiais de costura
Para costurar camisas masculinas clássicas, são utilizados materiais naturais que permitem que o couro “respire”. Mais frequentemente usado:
- linho.
- seda.
- popeline.
- sarja.
- oxford real.
- algodão com adição de materiais sintéticos.
O uso de materiais sintéticos puros não é recomendado - esses tecidos aumentam a transpiração e criam uma sensação de desconforto. Os produtos feitos de seda são considerados hipoalergênicos, mas o algodão é o mais utilizado na produção. O tecido deve ser denso, sem fendas.
A cor preferida do material é branco.Existem modelos em tons claros e delicados: azul claro, rosado, etc. Cores escuras saturadas (bordô, azul, marrom) são aceitáveis. Ao contrário das camisas, as camisas geralmente não são feitas de tecido com estampas ou estampas. A cor dos botões deve corresponder à cor do próprio produto.
Os colarinhos devem ser firmes, pois devem ser usados com gravata ou gravata borboleta. O tamanho clássico da gola é de 7 cm.
Em que casos pode ser usado?
A camisa é um detalhe festivo e oficial do traje. Na maioria das vezes é usado nos seguintes casos:
- Reunião importante.
- Reunião séria.
- Evento solene.
- Recepção empresarial.
Esta peça de roupa é parte integrante do guarda-roupa de executivos de empresas, funcionários de escritório com código de vestimenta rígido, participantes de fóruns internacionais, etc.
Em organizações liberais com requisitos de vestuário mais descontraídos, uma camisa pode ser usada por baixo de uma jaqueta.
Modelos modernos: revisão
Os modelos clássicos que não perdem sua relevância possuem as seguintes características:
- As mangas são baixas. O manguito deve cobrir levemente a parte superior da palma.
- As bordas da gola não são largas, com comprimento de 7 a 7,5 cm.
- O tecido se ajusta perfeitamente ao corpo, dobras são inaceitáveis.
Mas existem outras variações. O desenho das golas é particularmente variado. Os modelos elegantes, projetados para terno com gravata borboleta, possuem golas com bordas pontiagudas localizadas em um ângulo de 45 graus. Os tipos de coleira tradicionais são Coleira Clássica, Coleira Italiana e Coleira Kent.
As silhuetas dos modelos podem variar. Produtos retos e justos são populares, mas camisas largas não são usadas.
As pessoas costumam chamar erroneamente as camisas de camisas e vice-versa.Mas hoje nas lojas você encontra as versões mais ousadas e inusitadas de camisas, enquanto as camisas continuam sendo roupas rígidas e elegantes que deveriam estar no guarda-roupa de todo homem que se dedica a negócios sérios.