Um item obrigatório no guarda-roupa masculino é uma camisa. A ideia de que todas as camisas masculinas são iguais e semelhantes entre si é errônea. Apesar de todas as semelhanças entre as camisas, os estilistas conseguiram diversificar tanto os produtos que é possível criar uma extensa classificação deles.
Dois tipos principais de camisas masculinas
Todas as camisas masculinas podem ser divididas em 2 tipos principais - clássicas e esportivas.
Tipo clássico
Os produtos clássicos são austeridade, contenção, versatilidade. Eles são costurados em tecido macio e fino.
Eles não atraem atenção indevida com sua cor. Para camisas clássicas, apenas cores monocromáticas, branco ou azul claro, e tons suaves e calmos de cores claras são consideradas adequadas. Um desvio aceitável da uniformidade da cor é uma pequena faixa mais escura e imperceptível em um fundo claro.
As camisas são um tipo clássico de terno formal e são usadas com gravata. Portanto, as golas dos produtos clássicos são rígidas.O corte inferior das camisas clássicas é tradicionalmente curvo, mais curto nas costuras laterais, conveniente para enfiar nas calças.
Tipo de esporte
As camisas esportivas não têm restrições tão rígidas. Além de tecidos finos e macios, também são utilizados tecidos mais densos e ainda mais ásperos (denim). A qualidade do tecido também é variada: algodão, lã, materiais de flanela.
Os alfaiates de camisas esportivas são totalmente gratuitos quando se trata de cores. Pode ser quase tudo: claro e escuro, claro e calmo, monocromático, com estampas diversas (listras largas e estreitas, estampas xadrez de diversos tamanhos, estampas florais, etc.).
As camisas esportivas são usadas em ambiente informal, sem gravata, não enfiadas nas calças, por isso as golas são macias e o corte inferior é reto
Tipos de camisas de acordo com o estilo: (justas, clássicas, largas)
Os estilistas oferecem camisas masculinas que se diferenciam no corte nas costas e na frente, bem como na forma como assentam no corpo.
Existem 3 estilos principais de camisas: clássicas, justas e soltas.
Estilo classico
Os produtos clássicos (Regular Fit) são recortados de acordo com as dimensões básicas do corpo, deixando um pequeno vão (1,5 - 2 cm) entre o tecido e a tela. São usados por baixo de um casaco, colete (em situação formal) ou suéter (em situação informal), sem causar desconforto. Quando enfiado nas calças, forma-se uma pequena dobra acima do cinto na frente, não há dobras nas costas.
Referência! Produtos de estilo clássico podem estar no guarda-roupa de qualquer homem, independente de sua idade e formato corporal.
Estilo ajustado
O corte da camisa justa (Slim Fit) permite que ela se ajuste perfeitamente à figura e enfatize sua estrutura.Freqüentemente, são usados para fora da calça, por cima das calças e, quando dobrados para dentro, não devem haver vincos acima do cinto.
Referência! O estilo justo funciona melhor em homens que praticam esportes e têm uma figura atlética. O principal é garantir que a carcela com botões não fique esticada e não divirja, e que o tecido das costas não aperte muito os músculos.
Ajuste solto
Camisas largas (Custom Fit) permitem que qualquer homem se sinta confortável. Os estilistas recomendam usá-los com uma jaqueta, caso contrário, ficam muito folgados.
Referência! Produtos de estilo solto podem ser usados por baixo de uma jaqueta ou para fora da calça.
Estilo moderno
Modern Fit é a opção mais indicada para homens que querem estar modernos. Este estilo é uma combinação das melhores e mais confortáveis opções tradicionais.
Variedade de designs de camisas
Os detalhes individuais dos produtos (gola, bolsos, fechos, etc.) trazem grande variedade à classificação das camisas.
De acordo com o corte da gola
Dependendo do corte da gola, as camisas masculinas são divididas nos seguintes tipos:
Com gola clássica
A gola clássica, que recebeu o nome do duque inglês de Kent, tem altura média, cabe em qualquer gravata e pode ser desabotoada com 1 (em alguns casos 2) botões. Camisas com essa gola não têm restrições de uso, podendo ser combinadas com terno, jaqueta ou suéter.
Com gola francesa
A coleira francesa (ou tubarão) é mais larga, suas pontas estão visivelmente separadas umas das outras em diferentes direções.
Conselho! É aconselhável combinar uma gola de tubarão com uma gravata de nó enorme.
Com gola borboleta
Uma borboleta é um colar com cantos agudos e alongados separados por um ângulo reto (45°). Essas camisas exigem muito das coisas ao seu redor. Combinam apenas com gravata borboleta, por isso suas golas têm nome semelhante. Sobre esses itens requintados, apenas fraques ou smokings são usados.
Conselho! Em vez de gravata borboleta, camisas com golas podem ser combinadas com um lenço masculino.
Com gola retangular
Uma variação da gola clássica é o crombie. Seu diferencial são as pontas retangulares, além do tamanho maior.
Com fivela
As bordas da gola da aba são conectadas por uma fivela de tecido especial com fecho (fecho, botão). A aba é usada com uma gravata e o suéter fica escondido embaixo dela.
Referência! Em um ambiente informal, é aceitável usar um produto com gola sem gravata (por baixo de um suéter, suéter com decote em V, etc.). Neste caso, a fivela deve ser fechada.
Com colarinhos informais
Além das formas listadas de um detalhe importante da camisa, os estilistas oferecem produtos com golas informais.
Neles, as bordas dos cantos possuem botões para fixação das prateleiras ao tecido (ripado). Essas roupas são usadas sem gravata, os casacos mais indicados são os de tecido grosso.
Para um suéter, o melhor é escolher uma camisa com gola rígida (varno), cujas bordas não caiam nas prateleiras. Esta opção também é adequada com colete.
Com uma jaqueta leve ou jaqueta francesa, os produtos que possuem gola composta por uma única base, sem cantos (tangerina), ficam bem.
No guarda-roupa dos homens que usam jaquetas justas, deve haver camisas com golas não pontudas, mas com bordas arredondadas (Eton).
Tipos de camisas com base na presença ou ausência de bolsos
Um importante detalhe decorativo das camisas masculinas são os bolsos.
Eles estão intimamente relacionados ao estilo e à finalidade dos produtos.
- A versão oficial é que não há bolsos.
- Opção semioficial - é permitido 1 bolso no produto. A camisa é usada com o terno, por baixo do paletó, mas também pode ser usada separadamente do terno.
- Uma opção não oficial são coisas com 2 bolsos. Roupas com bolsos destinam-se ao uso em ambientes informais.
Tipos de camisas com fecho nos punhos
Nas roupas masculinas, são utilizados diferentes métodos de fixação do punho.
- Fechamento normal: botão de um lado do punho e presilha do outro lado.
- Fecho francês: existem presilhas em ambos os lados das bordas do punho; o punho é fechado com botões de punho.
Tipos de camisas por fecho
O fecho que liga as duas prateleiras do produto também é diferente. Todos os fixadores diferem na forma como são feitos. Dependendo do design, as camisas são divididas em 3 grupos.
Com fecho normal
Na maioria dos produtos, o tecido do fecho é cortado junto com a frente e depois dobrado para o avesso. Os laços são feitos em uma bainha e os botões são costurados na outra.
Com barra
A segunda camada de tecido nos fechos de carcela é fornecida com a mesma dobra ou peça adicional de material. Em qualquer caso, a zona de fixação (barra) é decorada com costuras.
Com fecho oculto
Um tipo de fixador mais complexo é o fixador secreto (supatnaya). Recebeu esse nome porque as alças são feitas na camada inferior da carcela que cobre os botões. A camada superior desta carcela esconde completamente as casas de botão.
Tipos de camisas de acordo com o tecido com que são feitas
Um parâmetro adicional para classificar as camisas é o tecido com que são feitas.
Com base no tipo de tecido, as camisas são divididas em:
Algodão
Uma opção ecológica e confortável que tem um inconveniente: as camisas enrugam rapidamente. Recentemente, uma pequena quantidade de viscose foi adicionada ao algodão, o que permite que as camisas fiquem bem por muito tempo.
Linho
O linho natural tornou-se uma verdadeira salvação para os homens. As camisas de linho são indispensáveis nos climas quentes do verão, pois fazem você se sentir confortável, independente das altas temperaturas. A desvantagem do tecido de linho é a mesma - ele enruga muito.
Seda
Camisas naturais sedas - os produtos não são para todos os dias. Eles pertencem à elite, dando elegância e luxo especiais aos seus proprietários.
Feito de fibras artificiais
As fibras sintéticas são frequentemente utilizadas em roupas masculinas. Eles reduzem o preço das coisas e as tornam acessíveis aos compradores. Porém, os especialistas não aconselham o uso constante apenas de peças sintéticas, é melhor combiná-las com peças confeccionadas com tecidos naturais.
Essa variedade de camisas permite que cada homem escolha aquela que ficará mais atraente.