O vestido de verão há muito é considerado uma roupa feminina tradicional. Este vestido com alças e mangas era usado na antiguidade, mas ainda hoje é bastante popular. Muitas pessoas associam um vestido de verão ao clima quente do verão, mas os estilistas modernos oferecem às mulheres modelos interessantes que podem ser usados mesmo sob roupas quentes no inverno.
O vestido de verão inclinado também é conhecido pelos historiadores. Foi costurado com lã de ovelha (popularmente chamada de “cabelo”). Antes de costurar, esse material era tingido de preto com uma decocção de amieiro ou carvalho.
O vestido de verão festivo merece atenção especial. Tinha um elemento importante - gaitan - um amuleto especial que protege contra infortúnios. Gaitan foi bordado com enfeites brilhantes, cujas ideias não foram tiradas da cabeça, mas pensadas pelos mais velhos da família. O vestido festivo era pesado e pendurado em um lugar de destaque na cabana.
Porém, o vestido mais luxuoso foi considerado o da noiva. Era uma herança de família, guardada no baú mais rico e passada de mãe para filha. Tudo nele tinha uma agenda oculta.Assim, pela aparência do vestido de noiva, o noivo pôde adivinhar o quão econômica e limpa era sua futura esposa. Para se proteger do mau-olhado, o vestido de verão foi bordado com estampas, e o bem-estar do sogro e da sogra foi avaliado pela sua confecção: quanto mais luxuosos os materiais, mais próspero a família foi considerada.
Na época de Pedro I, o vestido de verão tornou-se a roupa típica do dia a dia das camponesas e filhas de mercadores.
A moda deste vestido se espalhou gradativamente pelo mundo. Foi usado em quase todos os países europeus e escandinavos.
É extremamente difícil chamar qualquer estilo de vestido de verão moderno de clássico. São tantas as variedades deste vestido que a escolha às vezes pode deixar os olhos bem abertos. Contudo, agrupar todas as opções de acordo com critérios individuais pode ser difícil, mas realista.
Por exemplo, os seguintes modelos podem ser diferenciados por corte:
Vários materiais são usados para costura. Ambos os modelos feitos de tecidos naturais e sintéticos ficam ótimos. Além disso, os vestidos de verão podem ser casuais, esportivos ou de escritório. As opções noturnas com alças finas são interessantes.
O comprimento pode ser qualquer: maxi, na altura do joelho ou mini. Nas lojas para gestantes você encontra lindos modelos, cuja bainha e corpete não atrapalham o crescimento da barriga.
As opções de decoração dessas roupas são variadas. O vestido de verão é complementado com bolsos, bordados, estampas inusitadas, strass, botões originais, fivelas ou broches.
O vestido de verão é usado como vestido independente, complementado com sapatos e outros acessórios.Porém, hoje os estilistas oferecem modelos fashionistas com os quais podem criar conjuntos interessantes, usando como complemento blusa, camiseta ou gola alta. É importante escolher os acessórios certos: eles não devem apenas estar na moda, mas também decorar a imagem e torná-la impecável.