Toda mãe sonha que sua filha seja a mais linda: na rua, na festa e em casa. Mas ao experimentar roupas em uma loja, descobre-se que uma coisa é pequena, outra é grande e a terceira cabe perfeitamente, mas a qualidade deixa muito a desejar. Se você quer que sua princesa use coisas lindas e de alta qualidade, é hora de levar para a máquina de costura. Não se assuste se você não tiver boas habilidades - até um iniciante pode dominar a costura de um vestido de verão.
Revisão de modelos de vestidos de verão para meninas
O vestido de verão é um item bastante universal. Você pode usá-lo para passear, levá-lo em uma viagem à beira-mar ou para ir à escola no outono chuvoso. É apropriado em absolutamente qualquer situação e é muito popular entre o belo sexo. Há um grande número de modelos de diferentes estilos e finalidades, aqui estão alguns deles:
- Um modelo simples e confortável com cordão pode se tornar o look preferido da sua menina.
- Um vestido de verão com manga curta vai dar leveza ao look e é perfeito para os dias de sol.
- Não há vergonha em usar um vestido de verão “para festa e paz”. Se você costurar de algodão, terá uma opção bacana de verão. Por escolher um tecido mais quente, esse estilo pode ser usado com segurança na estação fria, combinado com blusas e gola alta.
- Um vestido de verão jeans fica ótimo. Prático e estiloso, ele se tornará um item indispensável no seu guarda-roupa.
- Para os amantes de estilos inusitados, um estilo assimétrico com alça no ombro é adequado.
- O modelo de silhueta império criará liberdade de movimento e um visual fofo.
- Um vestido de verão com alças confeccionado em tecido leve irá encantar pela simplicidade de execução e visual espetacular.
- Modelos como corte A, vestido de verão e vestido de verão com saia larga são adequados para estudar.
- Um vestido de verão com saia fofa ficará romântico e festivo.
Estilos de vestidos infantis
Para escolher a estampa perfeita, você precisa conhecer as medidas básicas e determinar o tamanho da roupa. Em caso de dúvida, verifique na tabela, encontre um padrão adequado ou construa você mesmo. Você pode ficar com a versão clássica ou optar por um modelo mais moderno. Os padrões de vestidos de verão podem ser divididos nos seguintes tipos:
- trapézio;
- silhueta do império;
- corte reto;
- vestido de verão com saia larga;
- vestido de verão com saia plissada;
- vestido de verão.
Regras básicas de costura
Seguindo as dicas a seguir para costurar um produto, você pode economizar tempo corrigindo erros e obter um resultado positivo:
- na hora de comprar tecido preste atenção na composição, dando preferência aos tecidos naturais ou com baixo teor de fibras sintéticas (a pele da criança deve respirar);
- antes de começar a cortar, faça uma OMC (o tecido pode encolher);
- antes de costurar o produto na máquina, alinhave e verifique o caimento do vestido;
- para processar cuidadosamente o fundo do produto, primeiro dobre a borda e passe um pouco as dobras;
- Para deixar o interior bonito, passe a ferro as costuras e dê acabamento nas bordas;
- não há necessidade de passar o fio elástico ou o elástico, ele pode esticar;
- Dê ao item acabado uma aparência finalizada usando a OMC.
Como tirar as medidas das crianças corretamente
Medições feitas corretamente são metade de uma alfaiataria bem-sucedida. Isso não é difícil de fazer se seu filho concordar em ficar quieto por alguns minutos. Se você não consegue persuadir seu filho a fazer tal façanha, pegue o produto acabado e tire medidas dele. Como fazer medições básicas:
- Deixe a criança ficar em pé de maneira reta e natural. Ao começar a medir, certifique-se de que o centímetro esteja próximo ao corpo, mas não muito apertado.
- Circunferência. Os gases de escape são medidos pela distância entre as axilas (na frente). OT pode ser identificado pelo ponto mais estreito da cintura. Para saber o OB, são levados em consideração os pontos mais convexos das nádegas nas laterais. OR é medido ao redor da base do pescoço.
- Comprimento. DTS – as medidas são feitas da 7ª vértebra cervical até a cintura. Acidente de viação - da base do pescoço, na altura dos ombros, até a cintura. O DP é medido da base do pescoço até o ponto extremo do ombro. O comprimento total do produto é determinado desde a 7ª vértebra até o ponto requerido.
- Largura. ШП - distância ombro a ombro. ShS - entre as axilas (costas) até as omoplatas.
Importante! A maioria das crianças não tem cintura pronunciada. Portanto, na hora de defini-lo, amarre (frouxamente) uma fita ou barbante na cintura e deixe a criança se movimentar um pouco.Quando a fita estiver no local mais confortável para a criança, você poderá fazer a medição.
Padrões de vestidos de verão infantis para iniciantes
Para ajudar as costureiras iniciantes, existem moldes prontos com diversos níveis de complexidade. Mas se quiser costurar algo que caiba exatamente em você, você mesmo precisa ser capaz de construir e ajustar o padrão.
Para um vestido infantil básico com cordão, basta fazer um desenho dos detalhes, seguindo nosso conselho:
- Meça 3 medidas: circunferência do peito, circunferência do quadril e comprimento total do produto.
- Pegue papel milimetrado ou tecido leve e desenhe uma linha igual à largura total do produto (metade da circunferência dos quadris + 10–12 cm).
- Em seguida, diminua o comprimento total do produto e acrescente mais 10 cm para o futuro cordão.
- Faça uma linha arredondada (curva nas axilas) ao longo das bordas superiores do padrão por 7 a 10 cm.
- O padrão está pronto. Resta apenas medir o comprimento das tiras (se houver), desenhar e recortar retângulos para elas. Em seguida, costure as peças e finalize as costuras.
Se você está procurando uma estampa de vestido para o verão, o mais fácil de fazer seria um vestido de verão com alças. Siga esses passos:
- Calcule o comprimento do produto acabado e adicione 10–12 cm para folgas e bainhas nas bordas. Se quiser abaixar a peteca, retire do comprimento esperado o quanto for necessário para fazê-la.
- Meça a largura do seu peito, divida o valor resultante por 4 e adicione 3-4 cm para subsídios. Esta será a largura da sua prateleira. Meça a altura do peito e desenhe os detalhes. Tenha cuidado ao determinar a cava: ela é profunda na frente e menor nas costas.
- Desenhe um padrão em papel milimetrado e calcule as tolerâncias.Se você está planejando fazer um babado, faça-o 1,5 vezes mais longo que a parte inferior do vestido.
Conselho! Se o seu vestido de verão tiver um corte simétrico, você poderá corrigir imprecisões no padrão na fase de prova. Para isso, coloque o creme de leite do avesso e corrija o encaixe.
Como costurar um vestido de verão simples para uma menina com as próprias mãos
É fácil criar um vestido de verão “arejado” se você adicionar um elemento tão bonito como “asas”. Para fazer esse modelo você vai precisar de: tecido principal, renda e elástico.
- Determine o comprimento do produto e desenhe as partes frontal e traseira.
- Primeiro adicione alguns centímetros em ambos os lados para a borda inferior e o cordão.
- Coloque as duas prateleiras uma de frente para a outra e costure nas laterais.
- Costure elementos de renda em ambas as prateleiras.
- Finalize as bordas da cava. Costure com cuidado.
- Dobre a borda do pescoço e insira o elástico. Alternativamente (se a renda impedir que você costure por dentro), costure a fita por dentro e coloque um elástico por baixo.
- Processe o fundo.
- Decore o vestido de verão (opcional) com renda, broche ou aplique.
- Realizar uma OMC do produto acabado.
Se mesmo assim você optou por um vestido de verão com alças e desenhou seu padrão (conforme descrito acima), você obterá: costas e frente (1 peça cada), alças (2 peças), costas e frente (1 peça cada), peteca (opcional). Recorte os detalhes com cuidado. Comece a costurar:
- Dobre a alça ao meio (longitudinalmente), de modo que a frente fique para dentro e o avesso para fora. Costure, repita o mesmo com a segunda parte. Vire as duas tiras e passe a ferro.
- Coloque as costas e a frente com o direito para dentro e o avesso para fora e costure dos dois lados (costuras laterais).
- Determine a localização das alças, lembre-se que as alças ficam mais próximas atrás do que na frente. Ajuste o comprimento e alinhave-os nas prateleiras.
- Coloque o forro ao longo da borda superior das prateleiras, costure para que as tiras fiquem presas. Dobre o revestimento para o lado avesso, alise e pesponte.
- Conecte as pontas da peteca e costure-as. Processe o fundo. Junte a borda superior; você pode fazer isso primeiro usando alfinetes de alfaiate para organizar bem o material. Costure o babado na parte inferior do vestido de verão.
- Se você não planeja costurar o babado, finalize a borda inferior do vestido de verão com ponto de bainha.
Importante! Quando lavadas, as peças não tratadas deixam alguns fios na máquina de lavar, então processe as costuras internas com overlocker ou ponto zigue-zague. Assim você evitará problemas com eletrodomésticos e dará um lindo visual ao seu vestido.
Como costurar um vestido de verão escolar para uma menina
As escolas modernas estão voltando aos uniformes obrigatórios para as crianças, que exigem uma certa gama de cores. Mas não fique chateado, porque já passou o tempo em que o uniforme escolar era “como uma cópia carbono”. Começando a costurar um vestido de verão escolar, você precisa seguir algumas regras:
- O comprimento do produto deve ser médio: não superior à palma da mão a partir dos joelhos e não inferior a 10 cm deles. O principal para uma criança é se sentir confortável - com um vestido muito longo ou curto ela não poderá brincar livremente no recreio.
- As roupas devem ser feitas de fibras naturais, permitir que o ar passe pela pele e absorva a umidade.
- Antes de decidir sobre uma cor, verifique os requisitos com sua escola. Tons básicos: tons calmos de azul escuro, marrom, cinza, jade e bordô.
Como escolher o tecido certo para um vestido escolar
A primeira coisa que você precisa prestar atenção ao costurar um uniforme escolar é a escolha do tecido. Seu filho passará de 5 a 7 horas na escola durante todo o ano letivo e é simplesmente necessário que a pele respire. Na hora de escolher o tecido, siga nossas dicas:
- estude cuidadosamente a composição, ela deve ser o mais natural possível (de 50 a 65%), um pequeno conteúdo sintético facilitará muito a lavagem e o engomar;
- verificar se a criança apresenta alguma irritação ou alergia ao material adquirido;
- para o outono e a primavera, são adequados tecidos contendo algodão e linho, ternos e também cetim (para um conjunto mais festivo);
- para o inverno é melhor escolher um tecido que contenha lã, pode-se optar por uma opção de terno grosso;
- selecione com cuidado o tecido do forro, pois está em constante contato com a pele da criança, é melhor que seja viscose, poliviscose ou outro tecido de composição parcialmente natural.
Padrão de vestido de verão escolar para menina
Para fazer um modelo de vestido escolar com saia com contra pregas, é necessário modelar o molde:
- Você precisa de um padrão básico. Você pode começar a fazer isso sozinho usando nosso padrão. No molde, coloque 7 a 8 cm abaixo da linha do busto. Assim você determinará a parte superior do corte do vestido de verão.
- Agora é preciso alargar a cava, já que no molde ela não é muito profunda, e pretendemos usar blusas por baixo do vestido de verão. A partir do ponto final da cava, desenhe 2 cm e encurte a linha dos ombros em 1,5-2 cm ao longo do contorno externo em ambos os lados. Agora desenhamos suavemente uma nova cava.
- Faça o decote mais baixo. Colocamos cerca de 1 cm, na própria prateleira - 3 cm, nas costas realizamos a mesma ação com a linha dos ombros do parágrafo anterior.Agora nosso padrão é parecido com um vestido de verão: as alças são mais estreitas e a cava é maior.
- Estamos preparando o decote de acordo com as novas medidas, deve ter cerca de 5 cm nos ombros e até 10 cm no centro das costas e da frente.
- Estamos fazendo o desenho de uma saia. Transfira os contornos para o papel. Determine a profundidade da dobra - deixe ser 3 cm, encontre o centro da parte frontal e coloque um ponto. Separe 6 cm dele e adicione 6 cm de cada lado do padrão.
- Meça o comprimento na parte superior e desenhe um retângulo (esta é a futura saia recortada). Depois de dobrar o tecido, ele adquirirá um formato alargado. Usando a amostra, desenhamos as costas, com base no padrão base, e fazemos as dobras. O padrão está pronto.
Cortando o tecido corretamente
Ao começar a cortar o produto, você deve:
- realizar uma EFC para evitar estiramento, encolhimento ou mudança de cor do tecido;
- identificar fios lobares e transversais;
- verifique se todas as peças estão desenhadas com folgas, caso contrário desenhe no tecido;
- arrume as partes da saia e do top ao longo das linhas longitudinais, pique com agulhas para fixar:
- Recorte com cuidado os detalhes: painel da saia (2), frente (1), costas (2), revestimento (2).
Conselho! Para determinar a direção da fibra do fio, estique o tecido. Na direção lobar o alongamento será fraco e na direção transversal o tecido será mais elástico.
Costure os detalhes
Sequência de costura das peças:
- Primeiro é preciso preparar a saia: faça dobras no meio em ambas as partes. Passe-os a ferro.
- Costuramos a parte da frente (frente e 1 parte da saia), depois as costas e 2 partes da saia.
- Dobramos os espaços em branco para dentro e costuramos as costuras laterais.
- Vamos passar para a prova.
Fazemos uma montagem geral
Se você completou todas as etapas anteriores de criação do padrão, corte e alinhavo corretamente, você pode prosseguir para o ajuste geral:
- coloque o produto, verifique o ajuste correto;
- veja se a prateleira e a parte traseira estão conectadas corretamente;
- se notar defeitos na alfaiataria, corrija-os com alfinetes, alinhave novamente o produto e faça outro encaixe;
- Um produto bem costurado não deve apresentar vincos, bolhas e distorções.
Costure os detalhes
A última etapa do nosso trabalho é a costura. Costuramos as partes do creme de leite de acordo com o mesmo padrão em que as costuramos. Agora passamos para o forro, conectando-o ao longo do decote com a parte superior do produto, costurando 0,1 cm para melhor visual. Conectamos o revestimento nas laterais e costuramos, processamos a parte inferior do revestimento com overlock ou costura em zigue-zague. Bainhamos cuidadosamente a parte inferior do produto. Processamos todas as bordas de dentro para fora, cortamos o excesso de nós e fios.
Como decorar um vestido de verão infantil
Toda garota quer parecer especial, independentemente de estar saindo com os amigos ou resolvendo problemas no quadro-negro. Se desejar, você pode decorar o vestido de verão com bordados, apliques, bolsos ou fazer um cinto ou broche original. E também costure elementos adicionais: babados, babados, babados, gola remendo. Seu trabalho não passará despercebido!