Um vestido de verão é tecnicamente um vestido sem mangas com alças. Eles vêm tanto no verão quanto no inverno, enquanto alguns vestidos de verão podem ser usados em climas quentes, sozinhos ou com camiseta. É possível no frio, basta complementar com, por exemplo, uma gola alta e um novo look chique está pronto!
Escolhendo estilo e tecido para um vestido de verão feminino
Depois de decidir para que estação deseja costurar um vestido de verão, você pode prosseguir com a escolha do tecido.
Qual tecido escolher?
Para vestidos de verão, tecidos como:
- guipura;
- renda;
- seda;
- chiffon;
- jeans;
- grampo;
- linho;
- gaze;
- algodão.
Para vestidos de inverno você pode escolher algo a partir dos seguintes materiais:
- couro camurça;
- veludos;
- jeans;
- gabardine;
- lã;
- veludo;
- malhas grossas;
- couro.
Escolha do estilo
Que estilos de vestidos de verão existem?
- vestido de verão sem alças;
- com costas abertas;
- vestido de verão curto;
- vestido de verão longo;
- vestido de verão de corte reto;
- com saia assimétrica;
- trapézio;
- combinação.
Os vestidos de verão de inverno vêm nos seguintes estilos:
- equipado;
- trapézio;
- vestido de verão de negócios.
Tirando medidas para fazer um vestido de verão rapidamente
Por isso para facilitar o seu trabalho, você pode tirar medidas não de você mesmo, mas, por exemplo, de uma camiseta sem mangas. Você pode levar uma camiseta justa ou larga, dependendo do tipo de produto que você deseja, o principal é que não estique.
Ao fazer padrões usando este método, você pode costurar, por exemplo, um vestido de verão justo de malha ou um vestido de verão largo e esvoaçante de chiffon ou cetim.
A fim de remova padrões de uma camiseta feminina, você precisa preparar as seguintes ferramentas:
- papel (por exemplo, jornal), papel vegetal ou filme transparente de construção;
- marcador ou lápis;
- uma régua, também é bom ter em mãos moldes de alfaiate, mas eles podem ser substituídos por meios improvisados;
- tesoura;
- pinos de segurança.
Depois que todas as ferramentas forem coletadas, Vamos prosseguir para a criação de padrões:
Primeiro você precisa dobrar a camiseta passada ao meio, virando-a do avesso, alinhando e prendendo as costuras laterais e dos ombros, e colocá-la sobre uma superfície plana e lisa sobre o material preparado para a transferência dos padrões (se você usa filme, geralmente ele é colocado em cima do produto e fixado com alfinetes e traçado os contornos com um marcador).
Então eles trabalham com os contornos delineados. Determine e designe o comprimento desejado do produto e sua silhueta.
Se você está planejando um vestido de verão trapézio, a parte inferior do produto é expandida na quantidade necessária, quanto mais larga, maiores serão as caudas. O corte inferior é ligeiramente arredondado.
Para criar um vestido de verão justo em malha, basta estender as linhas laterais até o comprimento desejado, pois esse tipo de material exige grande elasticidade e ajuste preciso.
Uma maneira rápida e fácil de costurar um vestido de verão
Este método pode ser chamado de uma das opções para buffs de “coluna” feitos à máquina. Esse o método envolve a presença de um pedaço de tecido de formato retangular ou trapezoidal, elástico ou fio elástico e duas medidas:
- Circunferência do quadril + 4-6 cm - esta será a largura do produto.
- O comprimento do produto, dependendo do desejo, pode ser na altura do joelho ou maxi, e neste método é medido a partir das axilas.
Antes de sentar para costurar este vestido de verão, você precisa decidir onde o elástico será furado.
Mas você pode posicioná-lo de várias maneiras: seja em toda a área do corpete, como se estivesse criando estilo princesa, seja do corte superior até a cintura ou 2-3 cm na parte superior e o mesmo na região da cintura.
Existem várias opções para criar buffs:
- Costure um elástico de linho ou fio elástico em zigue-zague;
- Insira a linha elástica na bobina.
O segundo método é muito mais conveniente, pois se você não precisa monitorar a localização do elástico, não precisa fazer nenhum trabalho preliminar na forma de marcá-lo, mas pode apenas costurar normalmente.
Então cabe a você decidir como ficará o vestido de verão no final.
Se decidir preencher toda a parte do corpete ou mesmo até a cintura com puffs, traçamos uma linha do corte superior até a extremidade pretendida com intervalo de 1 cm.
Se o elástico estiver localizado acima do peito e na altura da cintura ou quadril, então colocamos cerca de 4 linhas ou mais em cada posição com os mesmos intervalos, para que o elástico fixe bem o vestido de verão no corpo.
Conselho! Se o franzido for na altura dos quadris, a área entre os elásticos pode ser levemente ajustada, então o produto não ficará folgado.
Depois que o elástico for costurado de uma ponta a outra, você pode costurar a costura, que a seu critério será na lateral ou nas costas.
Só falta processar o corte inferior do vestido de verão.
Para fazer isso, você pode nublar a borda do produto e costurá-lo em cerca de 0,5 cm, ou dobrá-lo duas vezes em cerca de 0,7-1 cm, passar a ferro e costurar.
No final basta passar bem o produto.
Costuramos uma túnica de verão sem estampa
Chiton é uma roupa tradicional dos antigos gregos, nela toda mulher parecerá uma deusa!
Quem diria que costurar é fácil, basta vontade e um pouco de tempo livre.
Esse vestido de verão será ideal tanto para ir à praia quanto para sair à noite, tudo depende do material com que é feito o produto e dos acessórios selecionados para ele.
Um chiton de linho ou algodão é uma boa opção para um look casual de verão; feito de chiffon ou seda, ficará perfeito em uma festa. Esses modelos também são adequados para meninas baixas.
Um chiton é costurado com duas peças idênticas de tecido retangular, a largura varia de 80 a 150 cm, e o comprimento pode ser diferente - pelo menos acima do joelho, pelo menos maxi até o chão. Chitons cujo comprimento das costas excede o comprimento da frente ficam muito bonitos.
Pedaços de tecido são costurados nas laterais, como se formassem um cano, mas também pode-se deixar fendas nas laterais, após as quais são fixadas permanentemente na região dos ombros, ou usando fechos especiais - broches.
Costuma-se amarrar esses vestidos de verão na cintura ou embaixo do peito, formando lindas caudas esvoaçantes em todo o comprimento.
Importante! Para processar suavemente as bordas, você pode puxar os fios longitudinais e transversais, com esta manipulação simples você pode colocar linhas perfeitamente uniformes em tecidos altamente deslizantes.
Costuramos um vestido de verão com alças
Você pode costurar facilmente um vestido de verão com alças usando o padrão do primeiro modelo, feito com camiseta.
Para isso basta cortar a parte de cima, todo o resto é igual à primeira opção - o comprimento e a largura do vestido de verão variam conforme o seu desejo.
Para Para fazer um molde para este vestido de verão precisaremos de:
- enrole a camiseta na altura das axilas;
- dê margem para a tira, dependendo de sua largura;
- desenhe uma alça, seu comprimento pode ser diferente, dependendo das preferências;
- Você também pode usar vários cordões, fitas ou até mesmo uma corrente como alça.
As costuras laterais do produto são desbastadas, após o que a margem de montagem é levantada e a cava é processada. Em seguida, uma ou duas tiras são inseridas nos blanks resultantes para manter a montagem, podendo ser feitas fixações nas bordas das tiras.
Costurando e construindo um vestido de verão de inverno
Para costurar um vestido de verão quente com as próprias mãos, você precisa ter padrão para a base do vestido bainha.
Com base nesse padrão, você pode criar muitos modelos interessantes de vestidos de verão.
Para que um molde de vestido se transforme em um molde de vestido de verão, basta usar um desenho das costas e da frente. Além disso, esse padrão básico pode ser modelado levando-se em consideração as preferências pessoais.
Vestido de verão justo
Mas Você também pode criar um padrão “do zero” de acordo com suas medidas, esse vestido de verão certamente caberá perfeitamente na sua figura.
Medidas necessárias para construir um vestido de verão de inverno:
- Сг - meia circunferência do tórax + 3-4 cm para liberdade de ajuste.
- St - meia circunferência da cintura + 3-4 cm.
- Sat - meia circunferência do quadril + 3-4 cm.
- Lts – comprimento das costas até a cintura.
- Vg – altura do peito.
- GC – centro do tórax.
Você pode fazer isso sozinho faça um padrão de vestido de verão de acordo com os tamanhos individuais diretamente no tecido:
- Alinhe as seções inferior e superior do tecido.
- Dobramos o tecido bem passado duas vezes a largura das costas + aumento para acabamento das costuras. É necessário dobrar na direção do fio do grão.
- Separamos o comprimento do produto da base do pescoço, por exemplo, um metro e acrescentamos alguns centímetros abaixo para processar o corte.
- Desenhe uma linha reta - esta será a base do pescoço. Desta linha colocamos 3 cm para baixo, e dela 10 cm para o lado, conectamos tudo em um retângulo, depois desenhamos uma curva suave para o pescoço.
- Da linha inferior do pescoço para baixo, colocamos a medida Dts para baixo e colocamos uma marca ali - esta é a nossa linha da cintura.
- Divida o dts por 2 e coloque o valor resultante acima da linha da cintura - defina a linha do peito.
- Ao longo da linha do peito separamos a largura das costas, dividida por dois, e a partir do ponto resultante colocamos uma perpendicular para cima - obtemos a linha da cava.
- A seguir conectamos o ponto superior do decote com o ponto obtido no passo 7 - assim, temos uma linha de chanfro dos ombros.
- Separamos ¼ do comprimento da cintura na mesma linha do desenho e marcamos.
- A seguir, reservamos o volume do peito. Para fazer isso, medimos a cava resultante. Como estamos fazendo um vestido de verão, é melhor deixar a cava mais solta, para isso acrescentamos uma linha alguns centímetros abaixo e ficamos perpendiculares - essa é a nova linha do peito ao longo da qual traçaremos seu volume.
- Dividimos a distância do ombro ao peito em três partes iguais e arredondamos suavemente a inferior.
- Em seguida, desenhamos a cava a olho nu. Num vestido de verão, a cava pode ser feita ao seu gosto.
- Da cintura para baixo, reserve aproximadamente 18 cm e coloque a linha do quadril, onde marcamos nossas medidas St/2 + 4 cm.
- A parte inferior do produto pode ser deixada reta ou estreita, tudo depende da preferência pessoal.
- Conectamos todos os pontos resultantes com uma linha suave.
- Como você pode ver na foto, restam alguns centímetros não utilizados na cintura, que precisarão ser enfiados na dobra para um ajuste perfeito do produto ao corpo. Mas você pode deixar assim.
- Nesta fase você pode cortar as costas e fazer dardos. Recortamos a peça com folga de 1,5 centímetros. O pescoço pode ser cortado ao longo do contorno, então seu recesso será de aproximadamente 1 cm, mas você pode deixar o decote mais profundo.
- Para desenhar dardos ao longo da cintura, você precisa virar as costas para o lado avesso. Dobre o tecido ao meio e transfira as marcas da cintura do avesso e desenhe uma linha reta. A seguir, é necessário dividi-lo ao meio, a partir do ponto resultante em ambas as direções adicionamos perpendiculares aproximadamente 10 cm para baixo e 14 cm para cima.
- Removemos a seção restante ao longo da linha da cintura de acordo com o desenho em uma dobra. Por exemplo, se o segmento tiver 2 cm, colocamos 1 cm em ambos os lados da linha vertical, se a dobra parecer muito pequena ou grande pode ser alterada um pouco.
- Transferimos a dobra para o outro lado por meio de alfinetes, que devem ser fixados ao longo de seu contorno através das duas camadas de tecido. Em seguida, a peça é virada para o outro lado e as linhas do dardo são traçadas com régua e sabão.
- Mais uma vez, dobre o tecido ao meio na largura do recorte nas costas e transfira tudo ao longo dos contornos - esta será a frente do nosso vestido de verão. Transferimos a linha da cintura, peito e quadris para a prateleira - são marcas de controle, no futuro serão necessárias para conectar uniformemente as costas e a prateleira.
- Assim que todas as linhas estiverem traduzidas, retiramos a parte de trás e trabalhamos com a prateleira. Primeiro você precisa construir um dardo no peito. Para isso, baixamos da base do pescoço um segmento igual à altura do peito e ½ da medida, centro do peito + 1 cm.
- Desenhamos o dardo diretamente, sua solução depende do volume do tórax e varia de 6 a 9 cm.O dardo pode ser posicionado de forma bastante arbitrária, o principal é que seu ângulo esteja no ponto encontrado no parágrafo anterior.
- Agora você precisa estender o corte lateral por uma distância igual à abertura da dobra.
Colocamos a dobra, sobrepondo os contornos uns sobre os outros, e estendemos o corte lateral superior da prateleira. Isso é necessário para não cortar o excesso de tecido durante o corte. E será algo assim:
Passamos para o pescoço, que precisa ser aprofundado, o valor pode ser arbitrário, por exemplo, 10 cm.
Damos margem de costura apenas para dardos, pois a peça foi traduzida levando-os em consideração. Você pode cortar!
Assim que a peça for recortada, transfira os dardos para o outro lado, semelhante ao passo 19.
Modelagem adicional pode ser feita usando as peças recortadas, se desejado.
Se as bordas do tecido se desintegrarem, elas deverão ser tratadas com tecido não tecido.
Recorte o forro do decote e da cava.
Costure dardos ao longo do peito e da cintura. Passe os dardos do peito para baixo do vestido de verão e as costas vão para o centro das costas.
Processamos todas as seções do produto - overlock ou ziguezague.
Costure as costuras dos ombros e uma costura lateral a uma distância de 1,5 cm da borda e passe a ferro.
Costuramos o zíper no outro corte lateral.
Observe que Se você não tem dardos no vestido de verão, não precisa de zíper, pois será fácil de tirar e colocar.
Processamos o corte inferior do vestido de verão. Para isso, colocamos 1 cm de tecido duas vezes dentro, passamos a ferro e costuramos uma linha.
Duplicamos os forros com tecido não tecido e costuramos na lateral que ficará livre. Disponibilizamos o revestimento ao longo da cava e do decote, alinhando face a face. A seguir, dobramos o revestimento para dentro de modo que 1 cm da parte principal apareça, alinhavamos e costuramos com ponto final cerca de 1-1,5 cm.
Atenção! Antes de costurar o forro, as pontas das costuras dos ombros devem ser aparadas para que não fiquem muito volumosas sob o forro.
Passe o produto e pronto!
Costuramos um vestido jeans
Você pode costurar um vestido de verão jeans facilmente usando um padrão pronto.
Você também pode usar o método anterior alterando os padrões acabados de acordo com suas preferências, por exemplo, aprofundando o decote e as cavas e alterando seu formato.
Agora você pode costurar seu próprio vestido de verão com qualquer tecido.