O lenço é uma peça de roupa que aquece nos dias frios e ao mesmo tempo um acessório de moda que decora e dá estilo a todo o seu look. Os lenços de malha femininos surpreendem com uma variedade de variações. Os produtos artesanais são os mais valorizados. Um lindo acessório, de malha ou crochê, sempre parece elegante e único.
Tricotamos lenços perfurados
Um lenço perfurado parece especialmente feminino e elegante. Pode ser estreito ou largo, curto ou longo, reto ou cacheado: tudo depende das suas preferências. Tendo um padrão para um lenço vazado, até um tricotador novato poderá dar vida a uma bela ideia. Existem várias maneiras de tricotar um lenço delicado e arejado com tricô vazado.
Tricô
Materiais e ferramentas
Primeira coisa preciso decidir sobre o fio. Os lenços perfurados feitos de fios finos são os mais arejados e leves.
Os fios naturais de algodão, lã e mistura de lã são mais adequados para tricotar esse produto.Uma pequena mistura de poliéster lhe dará resistência e tornará mais durável. O principal é que a porcentagem de fio sintético seja mínima, caso contrário usar lenço para se proteger do frio não adianta.
ATENÇÃO! O consumo de linha depende da densidade, tamanho e formato do futuro produto.
O lenço pode ter formato triangular, quadrado, retangular, bem como o formato de um anel fechado - um lenço de laço.
Em média, para tricotar um acessório de pescoço são necessários de 100 a 300 gramas de fio. O lenço pode ter larguras diferentes, de 15 a 45 cm, o mais popular é de 20 a 25 cm, o comprimento depende da sua vontade e também leva em consideração a altura de quem vai usá-lo.
O próximo passo importante é a escolha das agulhas de tricô. Para trabalhar com produtos perfurados que exigem precisão e alta qualidade, escolha agulhas de tricô retas e bem polidas. Isso permitirá um tricô limpo, limpo e uniforme. As pontas das agulhas de tricô não devem ser muito afiadas, caso contrário você picará os dedos e as pontas afiadas rasgarão e partirão o fio. Mas também as agulhas de tricô não devem ter pontas rombas, pois isso retarda o trabalho e estica as alças.
A densidade do tricô também depende da escolha da espessura da agulha. A maneira mais fácil de escolher as agulhas de tricô é com base nas recomendações indicadas na embalagem da linha.
Tricotamos um lenço de estola perfurado com folhas de mohair
A estola é um tecido tricotado em forma de retângulo. Uma estola com padrão de folhas parece muito delicada e bonita. Uma estola tricotada com fio de mohair não perde suas propriedades de aquecimento. Para fazer isso você precisará de aproximadamente 150 gramas de mohair fino, agulhas de tricô número 4 e um molde.
Processo de tricô:
- Montamos o número de loops que podem ser divididos por 15 e adicionamos 2 loops de borda.
- Tricotamos a primeira carreira com pontos purl.
- A segunda linha e as subsequentes são executadas de acordo com o desenho, seguindo o diagrama.
- Quando o comprimento desejado estiver tricotado, arremate todas as laçadas.
- O toque final é amarrar uma borda em volta de todo o lenço.
As opções de orlas são muitas, você pode escolher a que mais gosta, o principal é que combine com o padrão geral do seu lenço de malha. Você pode encontrar fotos e vídeos na Internet ou em uma revista.
Crochê
Materiais e ferramentas
Para fazer padrões de crochê com aberturas, você precisa escolher o fio certo. O fio de lã é perfeito para fazer um lenço quente. A lã retém bem o calor, permite a passagem do ar e é um fio natural e elástico.
ATENÇÃO! Na sua forma pura, o fio de lã tem algumas desvantagens: estica, cai e aparecem bolinhas. Portanto, é melhor escolher fios de lã com uma pequena mistura de fios sintéticos.
O fio acrílico tem alta resistência, mas é sintético; esse fio é adicionado à lã para aumentar a resistência ao desgaste; é hipoalergênico, mas eletrifica e não permite a boa passagem do ar.
O fio de algodão é natural, adequado para produtos leves, mas não é elástico.
Estas são as principais opções mais utilizadas no crochê.
A escolha da lançadeira é tão importante quanto a escolha da linha. Os ganchos são feitos de diferentes materiais, metal, madeira, etc. Eles diferem em espessura e comprimento. O melhor é considerado um gancho de metal, deve ter superfície lisa, plana, sem bordas irregulares. O formato da cabeça da lançadeira não deve ser muito arredondado, pois é difícil para eles empurrarem a linha, ou pontiagudo, caso contrário rasgará o fio.
REFERÊNCIA! A espessura da lançadeira deve corresponder à espessura da linha, devendo ser duas vezes mais grossa que a linha.
Faça um lenço de crochê com orifícios
As opções mais populares para fazer um lenço com orifícios em crochê são os padrões “concha”, “teia de aranha” ou “abacaxi”. Esses padrões sempre ficam bem quando finalizados, são interessantes e não muito difíceis de executar.
Considere o padrão “shell”. Para que o lenço tenha bordas simétricas, é preciso começar a tricotar pelo meio. O desenho é fácil de entender se você seguir o diagrama.
Processo de tricô:
- Tricotamos uma corrente de 40 laços de ar.
- A segunda carreira é feita com arcos de 7 alças de ar, presos com pontos simples à corrente central em passos de 4 alças.
- Na próxima carreira de cada quinto arco tricotamos 7 pontos altos duplos.
- Outras conchas são tricotadas em padrão xadrez.
Assim como um lenço de malha, é necessário fazer uma linda borda em todo o perímetro do produto. E o lenço perfurado está pronto!
Usando imaginação sem limites, você pode combinar cores e técnicas de tricô. Por exemplo, tricote um lenço com agulhas de tricô e faça crochê na borda, ou vice-versa. Padrões prontos, desejo, multiplicados pela imaginação, certamente darão um resultado: um lenço bordado único, tricotado com as próprias mãos.