O lenço é um acessório universal que há muito se tornou um item obrigatório no guarda-roupa de homens e mulheres. Se antes era comprado principalmente para se proteger do frio, agora é usado mais como um belo complemento que permite realçar o visual. Muitas vezes este item se torna o elo central do conjunto. Ter no guarda-roupa vários lenços com estilos, designs, composições e cores diferentes pode mudar radicalmente o seu visual, criando novos a cada dia.
Ao comprar um acessório novo, é importante saber de que material ele é feito. Vejamos as nuances e características de cada um.
De que material escolher um lenço?
Além das qualidades estéticas, um acessório para o pescoço deve ser agradável e confortável de usar, e também cumprir a finalidade pretendida: criar o microclima desejado para seu dono. Então, dependendo da situação, pode te aquecer no frio, te proteger do vento e te proteger do sol. O material com que é feito o acessório é o responsável por isso.
Ao comprar uma peça em uma boutique, você sempre tem a oportunidade de tocar o tecido e senti-lo para saber se combina com você. Ao encomendar um acessório online, você vê apenas uma bela imagem e características do produto, portanto a compra correta aqui depende do seu conhecimento dos meandros da escolha.
Claro, tudo importa: aparência, tamanho, fabricante e preço. Mas o principal é o material. Depende dele se você vai usar uma coisa nova com prazer ou se ela vai ficar pendurada no armário. E também quanto tempo o item irá durar e quais cuidados serão necessários.
Vamos contar com mais detalhes sobre os materiais mais populares atualmente com os quais os lenços são feitos.
Tipos de materiais
Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção à estrutura do tecido - tricotado, tricotado ou tecido, bem como à composição das fibras.
Os materiais tricotados e tricotados são constituídos por laçadas de fios unidas de várias maneiras, manualmente ou por uma máquina de tricô. Os laços podem ser posicionados longitudinalmente, transversalmente e obliquamente, criando todos os tipos de padrões.
Os tecidos parecem tramas longitudinais e transversais de fibras de fios e são produzidos em tear.
ATENÇÃO! É um erro acreditar que se um lenço for tricotado, ele estará quente. Depende da composição do fio com que é feito.
Lã
A fibra de lã é uma das mais populares e procuradas para a fabricação de produtos para o pescoço. Graças às suas propriedades naturais, retém o calor enquanto permite a passagem do ar.
Os itens de lã podem variar de preço e a variedade é grande. Qual é o problema?
A qualidade e, consequentemente, o preço de uma peça de lã depende da estrutura das fibras. Quanto mais grosso e grosso, mais barato.
As matérias-primas são obtidas tosquiando ou penteando o subpêlo dos animais. A lã é utilizada em escala industrial:
- ovelhas (o mais valioso é o merino, obtido de ovelhas australianas);
- Cabras da Caxemira - caxemira e mohair;
- lhamas - alpaca;
- coelho - angorá.
Devido ao alto custo do fio de lã, ele é frequentemente utilizado em lenços em combinação com fibras sintéticas, principalmente acrílicas.
IMPORTANTE! Para preservar a qualidade da lã, é preferível adquirir um produto cuja composição percentual seja superior a 60%.
Comprar um lenço de lã é uma ótima opção para usar nos meses mais frios.
Seda
Os lenços mais brilhantes, espetaculares e elegantes são feitos de seda natural. A fibra de seda é obtida dos casulos do bicho-da-seda. Este é um processo bastante trabalhoso e demorado, o que explica o alto custo do material.
O tecido de seda é delicado e esvoaçante; faz estolas e lenços muito bonitos e agradáveis. Eles são usados como acessório no pescoço, como decoração de bolsa ou como cocar.
CONSELHO! A seda é um material leve, fluido e com superfície lisa, que vale a pena escolher para quem tem pele sensível. Um lenço de seda não esfrega a pele delicada.
Algodão
O algodão é sempre o material de eleição para produtos que permanecem muito tempo em contacto com a pele. A origem natural do material permite absorver o excesso de umidade e permitir a boa passagem do ar.
Mas os lenços de algodão não protegem contra o frio. Se em clima frio eles ainda conseguem reter o calor corporal, então não são adequados para geadas. Os acessórios de malha de algodão são mais adequados para o início do outono, primavera e verão. Seus lenços de algodão servirão bem em um dia quente e ensolarado. Eles não apenas decorarão sua aparência, mas também protegerão você dos raios escaldantes do sol.
Linho
O linho é semelhante ao algodão em muitas de suas características.A diferença é que as fibras de linho são um pouco mais grossas e de textura menos uniforme. Esse recurso encontrou aplicação em produtos de linho no verão. Eles protegem perfeitamente do calor e dos raios solares. Lenços largos de linho são populares na praia.
Via de regra, o linho não é colorido nem branqueado, mas sim seus tons naturais - bege, acinzentado, esverdeado, realçando a heterogeneidade natural da textura.
Os tecidos de linho enrugam-se rapidamente, por isso não mantêm bem a sua forma. Mas os designers criaram acessórios deliberadamente amassados que podem adicionar um toque especial na forma de leve negligência e relaxamento a uma imagem rígida.
Sintéticos
Os acessórios para o pescoço feitos com materiais sintéticos são mais estéticos do que funcionais. Usando esse lenço, você sentirá que fica quente no calor e frio no frio. Isso se deve à propriedade das fibras sintéticas de não permitir a passagem de ar e umidade. Portanto, evite usar esse produto na pele nua, especialmente se você tiver tendência a alergias.
Mas na sua função de complementar eficazmente um look, um lenço sintético fará um excelente trabalho. Graças à textura do tecido, as estampas cabem perfeitamente nele, podendo ser decorada com lurex, lantejoulas e muitos outros elementos de acabamento.
REFERÊNCIA! Pela facilidade e rapidez de sua produção, os produtos sintéticos são os mais baratos de todos. Seu valor só pode aumentar devido ao valor da marca do fabricante.
Fibras semissintéticas
Os materiais semissintéticos, pela sua disponibilidade e praticidade, são mais comuns na produção de peças de vestuário, inclusive acessórios para o pescoço.As combinações mais comuns de fibras sintéticas com lã, algodão e linho, bem como na composição dessas fibras entre si e as sintéticas.
Esses produtos são confortáveis de usar, fáceis de cuidar e têm preço barato. Na hora de escolher um lenço desse material para uso frequente, vale a pena escolher aqueles produtos em que o percentual de fibras naturais prevalece sobre as sintéticas (mais de 60%).
Viscose
Esses produtos se diferenciam por serem feitos de fibra natural (celulose) por meio de seu processamento artificial. Caso contrário, a viscose é chamada de seda artificial. Lenços e estolas feitos de fibra de viscose são esvoaçantes, caem bem e têm um visual interessante.
ATENÇÃO! Os produtos acabados de viscose não têm uma longa vida útil e não mantêm bem a sua forma, o que, no entanto, é compensado pelo seu baixo custo.
Esperamos que esta informação o ajude a fazer a escolha certa na compra do acessório certo.