Na hora de escolher roupas para a estação fria preste atenção nos acessórios. O must-have desta temporada é um lenço de malha. Ele se tornará uma parte importante do seu guarda-roupa diário. Um lenço não só o ajudará a criar um visual único, mas também o manterá aquecido no tempo frio.
A maneira mais fácil é comprar um produto pronto em uma loja. Mas nem sempre há composição de material, cor e até mesmo o tamanho adequados podem não atender ao cliente exigente. Portanto, é melhor criar algo único e inimitável com suas próprias mãos. Além disso, esse produto será um belo presente para qualquer ocasião, e o próprio processo de fabricação o ajudará a passar a noite.
Tricotar um lenço não é difícil, mesmo para uma costureira novata.
Ao escolher uma técnica, lembre-se das características do tricô e do crochê. Ao escolher uma ferramenta criativa, preste atenção à densidade, relevo e estrutura do futuro produto. A qualidade do seu produto depende disso.
Tricotando um lenço
As características de trabalhar com agulhas de tricô são as seguintes:
- É necessário lembrar-se da tensão uniforme do fio de trabalho. Com laços de tamanhos diferentes, o item ficará desleixado.
- É preciso escolher fios mais grossos, pois as agulhas de tricô escondem o excesso de espessura, mesmo os fios mais grossos darão um lenço macio.
- Vale a pena escolher fios finos se você deseja obter um lenço luxuoso e fofo.
- Uma peça de malha tem frente e verso.
- As agulhas de tricô são uma opção ideal para desenhos em relevo.
Crochê
Essa técnica também possui características próprias:
- Você deve tricotar a carreira até o fim sem pular uma única laçada, caso contrário a borda do lenço ficará irregular.
- Ao escolher uma linha de trabalho, preste atenção à sua espessura. Fio muito grosso não é adequado: a peça ficará áspera.
Escolha um esquema com base em quão quente você deseja que sua obra-prima seja:
- Para um lenço de filigrana leve, é adequado um padrão com um grande número dos chamados laços de ar e pontos com cinco pontos altos.
- Para tricô mais justo, pontos de crochê simples, meio ponto alto duplo, pontos de crochê simples, “saliências” e pontos bufantes são adequados.
Se o item tiver um padrão de dupla face, serão usados principalmente padrões suaves.
CONSELHO! Se você nunca experimentou o bordado, vale a pena dominar o crochê. É mais fácil trabalhar com ele devido a um laço de trabalho, enquanto quando se trabalha com agulhas de tricô é coletado um grande número deles. Mesmo se você perder um laço, o padrão será perdido e o produto não terá a aparência adequada.
Escolhendo fios e agulhas de tricô para um lenço com estampas
As prateleiras das lojas estão repletas de inúmeras meadas lindas com rótulos brilhantes. O fio varia em espessura, torção e composição. O mais importante é a composição.
Os tópicos são:
- algodão;
- acrílico;
- de lã;
- misturado.
Para um lenço leve e decorativo, o algodão é adequado, mas se precisar de um lenço quente, é melhor escolher lã ou fios mistos. Um lenço de lã pode causar coceira, enquanto um lenço de fibra mista é mais macio e agradável ao toque.
ATENÇÃO! Você deve sempre comprar fio extra. Fios de diferentes lotes do mesmo fabricante podem diferir significativamente em tonalidades.
A escolha da ferramenta de tricô depende da “leveza” desejada da peça. Quanto mais grosso for o diâmetro das agulhas de tricô, mais volumoso será o padrão.
As agulhas de tricô são feitas de:
- bambu;
- plástico;
- madeira;
- metal
Para um grande número de padrões, uma ferramenta de comprimento médio com ponta é adequada.
IMPORTANTE! Para não se enganar com o diâmetro, você deve olhar atentamente o rótulo. O fabricante sempre indica a quantidade de agulhas de tricô mais adequada.
Variedades de padrões para tricotar um lenço com agulhas de tricô
A escolha de desenhos é muito ampla. São frente e verso e simples, lisos, em relevo e exuberantes, arejados e perfurados. Existem muitos vídeos sobre este tema na Internet, mas se a informação for apresentada em forma de texto e imagens, pode sempre regressar a eles, mesmo na ausência da Internet.
Vejamos a técnica de execução de alguns deles com uma descrição detalhada (master class).
Padrão simples para iniciantes
A maneira mais fácil de tricotar é com elástico. Este lenço irá aquecê-lo nas noites frias de outono; será grosso e quente. É muito fácil tricotar. Você vai precisar de 200 gramas de fio, agulhas de tricô nº 5.
Existem várias opções para este método:
- Elástico 2x2. Começamos com um conjunto de loops. Seu número depende da largura desejada do produto. Em seguida, alterne 2 pontos tricô e 2 pontos tricô. O número de linhas depende do comprimento do seu produto.
- Elástico 1x1. Tricotamos 1 laçada purl, 1 laçada meia. Este lenço ficará mais denso, mas também demorará mais para tricotar.
- Goma inglesa. Carreira 1: 1 malha meia, 1 laçada, 1 barra. Continue até atingir a largura desejada. 2ª carreira: retirar a laçada purl junto com o fio, tricotar a laçada retirada com a laçada. 3ª linha: igual à primeira. 4ª linha: igual à segunda.
Padrão dupla face
Este tipo de padrão é muito popular em lenços há várias temporadas. O bom disso é que parece igual em ambos os lados. Não é difícil de dominar.
Tricotamos um lenço masculino de inverno com padrão de pérolas
Precisaremos de 250 gramas de fio, agulhas de tricô nº 8.
Montamos 25 laçadas e tricotamos com um grande padrão de pérolas de acordo com o padrão. Mantemos a consistência. No final fechamos as alças.. A peculiaridade desse padrão é que você pode tricotar tanto no comprimento quanto na largura.
Primeira e segunda carreiras - pontos alternados de tricô e tricô.
O terceiro, quarto - tricotamos no sentido oposto.
Alterne o tricô em duas carreiras até obter o comprimento desejado.
Padrões de duas cores frente e verso
Tricotar com fios de dois tons diferentes. Ambos os lados do produto estarão “certos”.
Símbolos para o diagrama:
I – facial;
– – purl;
V – derrubado.
Etapas de tricô:
- Carreira 0: pegue o fio da primeira cor e tricote toda a carreira.
- 1ª carreira: laçada (basta transferir para outra agulha de tricô), tricotar três, retirar um, deixar o fio atrás do produto, tricotar três, retirar um, deixar o fio atrás do produto. Tricotar até o fim, fechar com laçada.
- Linha 2: insira um fio de cor diferente. O primeiro ponto de orla, tricotar um, retirar uma laçada, deixar o fio na frente do produto, três pontos de tricô, retirar um, deixar o fio na frente do produto, fechar com o ponto de orla.
- 3ª carreira: tricotamos na mesma cor da segunda carreira, uma orla, continuamos tricotando conforme o padrão, retiramos uma laçada retirada, deixamos o fio atrás do produto, tricotamos três laçadas, puxamos a laçada retirada, deixamos o fio atrás do produto. Continue até o final da carreira, fechando com ponto ourela.
- As linhas 4 e 5 são semelhantes à segunda e terceira.
IMPORTANTE! Mudamos a cor da linha a cada duas linhas. Na hora de retirar preste atenção: o fio fica do lado das alças frontais.
Padrão a céu aberto
Um lenço arejado com orifícios será uma decoração maravilhosa para o seu guarda-roupa. O fio angorá ou mohair é perfeito para este tipo de trabalho.
Etapas de tricô:
- Para completar o trabalho, monte nas agulhas de tricô o número necessário de laçadas e tricote três motivos ondulados de acordo com o padrão.
- Tricotamos as primeiras oito carreiras assim: carreiras ímpares com pontos tricotados, carreiras pares com pontos purl.
- Começamos a nona carreira com dois pontos faciais, tricotamos 2 pontos faciais juntos 3 vezes, inclinando para a esquerda. Em seguida, repita o fio + tricote 5 vezes. A seguir: laçada, tricotar 2 juntos três vezes com inclinação para a direita.
- Tricotamos o décimo em uma imagem espelhada.
- Do décimo primeiro ao décimo sexto: ímpar - tricô, par - tricô.
- A partir da décima sétima linha repetimos as linhas 9 – 16.
Padrão oriental aberto
Para criar um padrão único, você precisará de 150 gramas de fio angorá (meadas 50 g/240 m), agulhas de tricô nº 3.
Para um lenço de 35 centímetros de largura, monte 74 laçadas, duas das quais são laçadas de borda.
Desde a primeira carreira tricotamos de acordo com o padrão até o comprimento desejado.
Assim, começando pelos mais simples, estudando padrões, passando para tricôs complexos, você poderá aprimorar suas habilidades e criar uma coleção inteira de lenços exclusivos.