Uniforme escolar da URSS

Nos últimos dois séculos, os uniformes escolares tornaram-se parte integrante do guarda-roupa de várias gerações de crianças russas. Apareceu pela primeira vez graças ao Imperador Nicolau I, que assinou o “Regulamento sobre Uniformes Civis” em 1834. Durante 83 anos, foi o “sinal identificador” da elite jovem – estudantes do ensino médio de famílias ricas. O período soviético de distribuição de uniformes estudantis foi duas vezes mais modesto - apenas 40 anos. Porém, todas as crianças de 7 a 17 anos o usavam, independentemente da posição social e situação financeira da família.

Que uniformes os alunos soviéticos usavam?

Após a Revolução de Outubro de 1917, os ternos e vestidos formais para estudantes desapareceram por 30 longos anos. E a questão não é apenas que as roupas de ginástica eram consideradas uma relíquia do antigo regime. Na Rússia Soviética, após a introdução de um programa para a eliminação universal do analfabetismo, até os segmentos mais pobres da população sentaram-se às suas secretárias. Nas famílias onde não comiam pão todos os dias, simplesmente não tinham dinheiro para costurar roupas de trabalho caras. Somente em 1948 foi decidido introduzir um uniforme escolar uniforme em toda a URSS.

O que as meninas vestiam para ir à escola?

O aluno do final da década de 1940 era surpreendentemente semelhante a um aluno do Instituto Smolny do início do século XX. O uniforme consistia em um conjunto de vestido marrom com avental preto, que era substituído por um avental branco nos feriados. A monotonia da imagem foi diluída por golas e punhos de renda, que se renovavam à medida que ficavam sujos. Eles foram arrancados, lavados, passados ​​​​e depois costurados à mão em seu lugar original. Nos pés, usava meias de algodão presas por elásticos incríveis que corriam o risco de escorregar. O penteado também era “formal”: duas tranças, às vezes torcidas em bagels ou em forma de cesta. A composição foi coroada com laços para combinar com o avental.

uniformes escolares para meninas na Rússia czarista e na URSS

Somente na década de 60, durante o degelo de Khrushchev, foram feitas flexibilizações: era permitido cortar o cabelo curto, além de usar meias até os joelhos e meia-calça. Caso contrário, os uniformes das meninas não mudaram até o início dos anos oitenta. Então começaram a costurar ternos azuis para meninas do ensino médio. Incluía:

  • saia plissada;
  • colete;
  • uma jaqueta sob a qual as meninas usavam uma blusa branca.
uniforme escolar dos anos 80

@myrussia.life

Mas essas roupas estavam disponíveis apenas para moradores das grandes cidades. No sertão ainda usavam vestido marrom com avental. É verdade que o estilo começou a mudar: a parte de baixo podia ser pregueada e abrir levemente os joelhos.

Numa família, o vestido era frequentemente passado da filha mais velha para a mais nova. O tecido usado era lã - coçava, mas era durável, e só esfregava nos cotovelos. Mamãe cortou as mangas, costurou gola e punhos de renda, passou a ferro - e o look ficou pronto para o novo ano letivo.

Ao mesmo tempo, começou um verdadeiro boom de aventais exclusivos. Eram confeccionados em guipura, gaze, cambraia e brocado, e em crochê. Até vestidos de noiva eram usados ​​como matéria-prima, porque toda garota queria ser atraente.

Fato de estudante para menino na URSS

Foi o que sofreu o maior número de reformas e a princípio as inovações afetaram apenas os alunos mais jovens.

Em 1º de setembro de 1948, alunos da primeira série de todo o país chegaram à fila com o mesmo uniforme. A imagem consistia em vários componentes:

  • calças cinza;
  • ginasta;
  • cinto preto com fivela de metal;
  • boné;
  • botas pretas ou marrons.
uniforme escolar dos meninos

@i.pinimg.com

Nos feriados, um branco era costurado na gola escura principal. Em 1954, junto com a túnica, apareceu uma jaqueta azul. Os alunos do ensino médio usavam uma jaqueta simples com uma camisa leve. Particularmente na moda nos anos 50 estava um blusão curto com zíper e gola virada para baixo.

A variedade de estilos de cabelo era mínima: os alunos do ensino fundamental tinham a cabeça raspada, os do ensino médio ficavam apenas com franja. E só os caras mais velhos podiam cortar o cabelo do jeito que quisessem.

Em 1962, os meninos vestiam a última moda inglesa: jaqueta reta cinza com lapelas pequenas, camisa branca e calças com vincos.

Em 1975 surgiu um “duas peças” azul: calças, casaco (para os mais novos) ou blazer (para os mais velhos). O estilo da jaqueta, confeccionada em tecido mescla de lã, lembrava o jeans. A capa foi decorada com um emblema de PVC representando um livro aberto. A camisa tinha que ser branca para ocasiões especiais, nos outros dias de qualquer cor, mas sempre lisa. Não era permitido usar calçados esportivos com terno.

Uniforme escolar masculino

@ic.pics.livejournal.com

E claro, os principais atributos, dependendo da idade, eram os distintivos: Outubro, Pioneiro, Komsomol e também gravata vermelha.

O uniforme escolar durou até o final da década de oitenta. Quatro anos após o início da perestroika, seu uso tornou-se opcional nas escolas secundárias e, em 1992, foi oficialmente abolido.Atualmente, as próprias instituições de ensino estabelecem requisitos para o vestuário dos estudantes. A sociedade tem uma atitude ambígua em relação aos uniformes escolares. Alguns acreditam que isso disciplina e não distrai as crianças dos estudos. Outros – que despersonaliza, transformando os indivíduos em “massa cinzenta”. Mas não importa o quanto critiquem a era soviética e o uniforme escolar daqueles anos, há muito que se tornou um símbolo. Afinal, todos os anos, milhares de formandos se vestem para o último sino da escola com um vestido marrom e avental branco. E isso vale alguma coisa.

graduados

@battalovakamilka

Críticas e comentários
EM Vladimir:

Os uniformes para meninos surgiram em 1954, e não em 1948!

COM Sergei Nasonov:

A forma era boa e muito confiável. O material é muito forte. Lembro-me de como nós, os alunos do ensino médio de plantão, filmávamos periodicamente alunos da primeira série pendurados pelas calças nas barras da cerca. Eles tentaram subir em uma árvore ou pular uma cerca. Você tira, coloca na posição vertical e não sacode nenhum buraco nas calças. Um segundo e ele já havia fugido para continuar com seu vandalismo. “Eletrovassouras”, droga :)

Materiais

Cortinas

Pano