O código de vestimenta nas instituições de ensino superior e secundário do país é um assunto muito debatido, mas é mais útil para os alunos futuros e já estabelecidos saberem como as coisas realmente estão.
É possível ir de bermuda para a faculdade: a resposta de um advogado
Seguindo o exemplo de muitas grandes empresas, universidades e faculdades de vários níveis estão a introduzir códigos de ética empresarial dentro dos seus muros. Esses documentos são obrigatórios para a leitura dos alunos e os professores devem segui-los. Geralmente eles estão disponíveis gratuitamente em qualquer uma das reitorias. Se não existir tal documento em uma determinada faculdade ou instituto, isso não significa de forma alguma que você possa se sentir independente e escolher arbitrariamente seu estilo de roupa.
Ao ingressar em uma instituição de ensino, o candidato se familiariza não só com o currículo, mas também com as regras obrigatórias para todos os alunos. Isso inclui:
- carta universitária;
- ordens de gestão;
- regras de ordem interna.
A forma como professores e alunos devem se vestir pode ser especificada em qualquer um desses documentos.Você sempre pode obter informações precisas na reitoria, bem como no site da universidade ou instituto.
Assim, a resposta à pergunta: “é possível ir às aulas de bermuda” deve ser buscada em algum dos documentos listados. A prática mostra que na maioria das vezes esse tipo de roupa não está na lista de permitidos.
É possível usar shorts na universidade: quem pode proibir os alunos de usarem esses trajes?
De acordo com a administração da maioria das instituições de ensino na Rússia, a limpeza e o estilo empresarial dos alunos são os que melhor conduzem à comunicação empresarial e também servem como meio de expressar respeito. Se os alunos se vestirem assim, será mais fácil para eles entrarem em sintonia com o processo de aprendizagem, concentrarem-se no trabalho e interagirem com o corpo docente. Além disso, tudo isso ajuda a melhorar a reputação da universidade, estabelecendo seu elevado status e imagem.
O responsável pela instituição de ensino tem o direito de proibir o uso de shorts, saias curtas, jeans, sandálias e blusas abertas. Isso pode estar expresso diretamente no regulamento interno, direito de aprovação que, bem como de posterior alteração necessária, cabe apenas ao gestor.
É possível usar shorts para ir à faculdade: código de vestimenta ou regras usuais de decência
Os shorts não correspondem de forma alguma à ideia das regras clássicas de decência, que orientam a formação de um código de vestimenta empresarial. Existem algumas dessas regras estabelecidas:
- são permitidas roupas de estilo empresarial: clássicas, confortáveis e apropriadas para serem usadas por outras pessoas;
- os penteados não devem atrapalhar o processo educacional, e se a menina usa cabelo comprido, ele deve ser recolhido, mas não solto;
- maquiagem e manicure são permitidas, mas de forma leve, diurna e discreta;
- listras, inscrições e adesivos são inaceitáveis;
- Não é permitido o uso de camisas e blusas que revelem a barriga, com decote ou costas nuas, bem como roupas de tecido translúcido;
- A cintura das calças é clássica, mas não baixa;
- o comprimento ideal das saias não ultrapassa 10 cm do joelho;
- leggings em vez de calças não são permitidas;
- não são permitidos shorts e capris de qualquer estilo, inclusive esportivos;
- Você não pode comparecer às aulas com tops, camisetas ou agasalhos;
- não são permitidos chinelos, sandálias, chinelos;
- As meninas só podem usar meia-calça de uma cor, sem brilho e sem rede arrastão;
- piercings e tatuagens em áreas nuas do corpo são inaceitáveis;
- é proibido o uso de chapéus dentro do prédio da universidade;
- Sob nenhuma circunstância a roupa íntima deve ficar visível.
Quem decide se você pode usar shorts na universidade?
Não é tão simples como parece formular os regulamentos internos das universidades e das instituições de ensino médio. Mesmo o reitor não tem plenos poderes para proibir ou permitir algo. Ele só poderá aceitar oferta do corpo docente ou do sindicato estudantil se cumprir a legislação em vigor.
Como é elaborado o regulamento interno de uma instituição de ensino superior?
Cada conjunto de regras deve necessariamente basear-se nas disposições de:
- Constituição da Federação Russa.
- Código do Trabalho da Federação Russa.
- Lei Federal de 29 de dezembro de 2012 nº 273FZ “Sobre Educação na Federação Russa”.
- Carta.
- Acordo coletivo.
A versão final é aprovada pelo reitor após acordo com a comissão sindical. Depois de aprovado, o documento não tem prazo de validade. Se necessário, acréscimos poderão ser feitos por pedidos separados.
Existem penalidades por violação dos regulamentos internos da universidade?
Curadores de grupos de estudo, administração universitária e docentes têm autoridade para monitorar a conformidade dos alunos com o código de vestimenta permitido. Se for detectada uma violação, o aluno recebe uma advertência verbal pela primeira vez, e o professor tem o direito de mandar o infrator da aula para casa. Neste caso, ele receberá um passe no registro de visitas sem motivo válido.
Se as violações por parte do aluno forem cometidas de forma sistemática, a direção da instituição de ensino tem o direito de envolver os pais na resolução do problema, bem como de impor sanções disciplinares previstas no regulamento interno.
Quais roupas para estudantes são mais adequadas para visitar uma universidade?
O clássico código de vestimenta de escritório é o melhor guia para um aluno caso uma determinada instituição de ensino não possua uniforme uniforme. Para meninos e meninas, os conjuntos tradicionais incluem:
- Os meninos usam terninho de três peças, composto por calça, camisa (branca, tons pastéis, com pequeno e discreto padrão xadrez ou listrado) e jaqueta (blazer), que pode ser acompanhada adicionalmente de colete. É permitido o uso de suéteres e coletes sem mangas em estilo clássico sobre uma camisa na estação fria. Um empate é desejável. Os sapatos também são do tipo clássico: sapatos, botas.
- Meninas - conjuntos de saia de silhueta reta ou larga e camisa ou blusa de mangas compridas ou curtas, sem decote profundo, em cores calmas ou pastéis (branco, bege, azul, cinza) ou estampa discreta. São permitidos vestidos de estilo clássico com mangas compridas ou sem mangas, mas depois são usados com camisas ou blusas. Ternos clássicos são permitidos, mas apenas em combinação com camisas, jaquetas, blazers, coletes.Sapatos – sapatos com biqueira fechada e salto baixo e estável, sem enfeites, em sua maioria lisos.
De acordo com pesquisas, cada segundo estudante acredita que seus direitos aos requisitos do código de vestimenta estão sendo violados, mas temos que admitir: usar shorts na universidade ainda não é permitido.
Está +30 lá fora, estou me afogando em suor de short. Usar shorts jeans é permitido em nossa respeitável universidade sem problemas.
No meu primeiro ano, usei suéteres vermelhos e azuis justos e brilhantes com decote profundo, mas agora, felizmente, percebi que isso era um absurdo, e não faço isso. Mas no verão, aos +40, eu andava calmamente de sandálias, caso contrário, desculpe a zombaria, e até os professores as usam. Quanto à proibição de piercings e tatuagens, acho uma bobagem completa, o que devo fazer a respeito? Felizmente, nossa universidade proíbe apenas 3 atributos: agasalhos, shorts para meninas e roupas com buracos. Porém, os alunos vão para a escola com calma, ninguém os impede. Mas eu não uso esses 3 atributos :)