A pele desbota ao sol. A precipitação também afeta seu brilho. Como resultado, mesmo o casaco de pele mais caro e de alta qualidade começa a parecer surrado e velho com o tempo. A pintura ajudará a eliminar sinais de desgaste.
Por onde começar a pintar em casa?
Primeiro, limpe o pelo: penteie, retire a poeira e outros pequenos detritos. Se você não fizer isso, partículas estranhas não permitirão que a tinta se espalhe de maneira uniforme. Em seguida, escolha o produto com o qual irá trabalhar. Lembre-se que mesmo as opções mais duráveis só manterão uma determinada cor por 1 temporada. Quando o próximo começar, não haverá mais vestígios da pintura.
Como você pode tingir pele?
Na maioria das vezes, as donas de casa recorrem a tinturas profissionais projetadas para uso em produtos de pele ou a tinturas de cabelo comuns. Este último deverá ser adquirido em grandes quantidades. Principalmente se o pelo for longo, grosso e o casaco de pele não for um modelo encurtado.
Também Definitivamente vale a pena realizar um teste de compatibilidade. Aplique a tinta comprada em uma área imperceptível do pelo. Siga o tempo previsto. Enxágue. Espere alguns dias. Se nada de ruim acontecer com a peça nesse período e você estiver satisfeito com a tonalidade resultante, prossiga com a pintura em escala real.
O que é necessário para o trabalho?
Lista de itens e materiais que serão necessários no processo:
- sal, refrigerante;
- glicerina, amônia;
- produto especializado para lavagem de peles;
- água.
Algoritmo de autopintura
Então, você precisa:
- Aplique glicerina uniformemente na parte inferior da pele;
- prepare uma solução (3 partes de sal, 1 parte de amônia, 1 parte de detergente por litro de água, mexa no final e adicione uma pitada de refrigerante);
- coloque o casaco de pele sobre uma superfície dura (de preferência sobre uma tábua de passar);
- prenda as bordas do produto para que a parte principal fique esticada (use prendedores de roupa);
- Aplique o remédio caseiro uniformemente no pelo;
- deixe secar naturalmente (não seque com secador de cabelo nem coloque sobre radiador);
- Depois que o casaco de pele estiver completamente seco (não antes), aplique tinta especializada nele. É diluído com reserva, pois a pintura deve ser feita com a mesma mistura. Outra porção terá, pelo menos ligeiramente, uma composição diferente. E esta diferença, imperceptível aos olhos, acabará por resultar numa coloração de intensidade desigual.
- Não se esqueça das medidas de proteção. Você precisa trabalhar com um pincel ou pincel. Você deve usar luvas de proteção nas mãos, caso contrário a pele e as unhas ficarão manchadas (o efeito é permanente). Queimaduras químicas também são possíveis.
Antes de aplicar alguns tipos de tinta, é necessário molhar o pelo. Basta borrifar um pouco de água de um borrifador.
Nuances importantes
Na hora de aplicar, procure cobrir todas as áreas, não perca nada, mas mova-se rapidamente. Caso contrário, uma parte do produto ficará melhor pintada que a outra. Isso acontecerá devido aos diferentes tempos de exposição aos pigmentos. Se você tiver problemas com a velocidade de conclusão das tarefas ou não tiver experiência, deve recorrer a uma pistola. Só não o aproxime muito da peça de roupa. Você precisa pulverizar à distância (cerca de 50 cm).
Importante! Se você usar tinta especializada vendida em lata, deverá borrifá-la a uma distância de 60–70 cm.
Após a conclusão da aplicação, deixe a tinta descansar pelo tempo necessário. O tempo de espera depende dos corantes ativos, mas geralmente as instruções dizem de 30 a 45 minutos. Depois de decorrido o tempo previsto, enxágue o casaco de pele em uma solução de vinagre e seque a pilha com papel toalha. Isso removerá qualquer tinta restante.
É proibido apertar com as mãos, torcer, passar esponjas sobre o produto ou realizar outras manipulações que visem a secagem rápida. Para isso, você só pode usar guardanapos.
A próxima etapa é opcional, mas recomendada. Donas de casa experientes aconselham imediatamente após remover qualquer tinta restante, aplique uma máscara para cabelos coloridos no subpêlo. Os melhores produtos são produtos profissionais que não só protegem a cor do desbotamento, mas também cuidam da estrutura do cabelo. Seu efeito será perceptível dentro de 2–5 minutos. Após esse tempo, enxágue novamente as roupas.
Como secar bem?
Depois de todo o trabalho, o casaco de pele é colocado em cabides largos que cabem perfeitamente no tamanho. Também vale a pena prestar atenção no material de que a peça é feita. O aço fino simplesmente não consegue suportá-lo e se dobra com o peso de um casaco de pele úmido, se for, digamos, pele de vison ou zibelina.Ou seja, não adianta confiar no fato de que o cabide nunca foi deformado sob uma peça de pele, pois até então o agasalho estava sempre seco.
Melhor opção: cabides de madeira duráveis. Coloque-os junto com um casaco de pele curto em uma sala quente. Tente garantir que os dispositivos de aquecimento, se estiverem funcionando, estejam o mais longe possível da pele. Se você não tiver bons cabides em mãos, poderá recorrer a outro método de secagem.
Algoritmo de ações:
- deixe a água escorrer;
- aplique glicerina e defina a direção da pilha, se necessário;
- dobre ao meio;
- coloque sobre uma superfície dura e plana (o pelo deve ficar por cima);
- coloque um pano bem absorvente;
- Substitua periodicamente o pano absorvente por um seco.
No início, você terá que fazer isso a cada 1,5-2 horas, depois a duração do intervalo começará a aumentar. Em geral, a secagem de um casaco de pele leva de 3 a 5 dias. Durante esse período, os especialistas recomendam pentear o produto e inspecionar o subpêlo em busca de alterações estranhas.
Se aparecerem manchas calvas, deformações ou outros defeitos, procure imediatamente ajuda de uma lavanderia a seco. Talvez a pele ainda possa ser salva.