O casaco de vison é um clássico, sinônimo de elegância e chique. Nenhuma outra pele possui beleza e leveza tão nobres e ricas. Não é surpreendente quando, ao encontrar o rótulo “casaco de pele de vison selvagem”, os clientes se perguntam o que é.
O que é vison selvagem e não selvagem?
O vison pode ser criado em cativeiro ou selvagem. Nas fazendas, os animais são criados especificamente por sua bela pelagem; sua qualidade passa a ser o principal objetivo dos criadores. Assim, os animais recebem tudo o que precisam para isso: boa alimentação, vitaminas, prevenção de doenças. Os animais silvestres obtêm alimentos por conta própria, o que é repleto de dificuldades e, via de regra, não fornece o máximo necessário, mas sim o mínimo necessário para a sobrevivência.
A pelagem dos animais criados em fazendas é muito melhor. Mais brilhante, resistente ao desgaste, disponível em diversas cores e com muito menos desperdício. E isso acaba afetando muito o custo do produto acabado. Hoje, 80% do mercado de peles consiste em peles de animais criados por humanos.
REFERÊNCIA. Existem vários tipos de vison. Cada um tem suas próprias características de pele. O russo é o mais caloroso. O escandinavo, de pêlo curto e alto e subpêlo muito grosso, é o mais comum; divide-se em dinamarquês e finlandês. Norte-americano – semelhante ao veludo, é exclusivo.
Por que um casaco de vison selvagem é tão raro?
Hoje, um casaco de pele feito de vison selvagem na loja é uma grande raridade. Normalmente, isso é um artifício publicitário para convencer o comprador de que a falsificação à sua frente, feita de pele de noz-moscada ou marmota, é apenas um vison especialmente criado, mais raro e, portanto, valioso.
A pele de um animal criado em condições naturais é tão rara por vários motivos. A primeira é que para obter um produto da mesma qualidade será necessário matar mais animais. A caça de animais selvagens não é tão lucrativa quanto a criação em fazendas de peles.
A segunda razão são considerações ambientais. É proibida a captura da maioria das espécies de vison selvagem. A variedade europeia está listada no Livro Vermelho da União Internacional para a Conservação da Natureza, na Rússia e em várias regiões russas.
As principais diferenças entre vison selvagem e comum
A lascagem obrigatória de produtos de pele, introduzida em 2016, permitiu-nos respirar com mais liberdade - hoje podemos traçar claramente a autenticidade, origem e qualidade de uma compra cara.
Diferenças visuais
O pelo de vison selvagem é colorido em apenas uma cor - marrom acinzentado escuro. Os pêlos felpudos e protetores são mais longos. O pelo é mais liso ao toque, macio e possui alta repelência à água. Na aparência, as peles lembram zibelina. Um produto de alta qualidade de uma variedade selvagem será muito bonito, rico, mas mais caro no preço.As peles são mais baratas para comprar devido ao alto percentual de defeitos, danos mecânicos ou defeitos de parasitas. Porém, o consumo de peles será maior.
REFERÊNCIA. A pele da marmota costuma ser tingida para parecer vison. Para distinguir entre esses dois tipos de pele, o produto deve ser acariciado com a mão na direção contrária à textura. A pilha do vison retornará à sua posição original, enquanto a da marmota ficará desgrenhada e espinhosa.
Resistência ao calor, resistência ao desgaste
Às vezes você pode encontrar informações de que casacos de pele selvagens são mais resistentes ao desgaste e mais quentes. Mas não há bases reais para tais conclusões. É necessário avaliar um produto específico. A resistência ao desgaste dependerá se a pele passou por processamento adicional: tingimento, depenagem, ácido para maior maciez. Esses produtos duram de 10 a 20% menos. Um casaco de pele de alta qualidade feito de pele não tratada e bem cuidado durará 10 anos (se usado 4 meses por ano) sem perder sua aparência. Produtos de alta qualidade do segmento de luxo, com os devidos cuidados, duram de 20 a 30 anos. O mesmo vale para a resistência ao calor. A pele natural de vison de alta qualidade cultivada na natureza e em viveiros, calibrada de acordo com o comprimento da pilha, não diferirá visivelmente.
Diferenças no cuidado
Casacos de pele de vison selvagem e normal exigirão cuidados igualmente cuidadosos. Na hora de escolher um casaco de pele deve-se atentar, em primeiro lugar, à presença de lascas, qualidade de fabricação, modelo (leve ou não), processamento ou coloração da pele e método de costura. É isso que afetará a vida útil e as nuances do cuidado. Modelos pintados devem ser usados com mais cuidado. Caso contrário, é necessário seguir as regras gerais: armazenar em local fresco, em local escuro, bem ventilado e não úmido, evitar danos por cosméticos e produtos químicos domésticos, usar com cuidado, sem expor a pilha a vincos ou exposição a altas temperaturas.