Síndrome de Plyushkin ou como se desfazer das coisas corretamente

A síndrome de Plyushkin é um desejo patológico de acumular, quando uma pessoa compra incontrolavelmente, traz para casa e armazena montanhas de coisas desnecessárias. Por um lado, esta dependência sinaliza problemas psicológicos, por outro lado, bloqueia mudanças positivas na vida de uma pessoa. Se você não resolver o problema a tempo, existe o risco de desenvolver um verdadeiro transtorno mental.

Causas do acúmulo patológico

Existem várias razões para uma superabundância de coisas. Algumas pessoas os “herdaram” junto com os ambientes familiares, outras de repente se encontram no meio de um apartamento cheio de caixas desnecessárias com lixo diverso...

Mentalidade. As consequências da guerra, e mais tarde - uma escassez total no país, e agora a geração mais velha nos passou a instrução de não jogar fora nada e “levar tudo para dentro de casa”, caso seja útil.

Psicologia da pobreza. Esta razão ecoa de perto a anterior.Uma pessoa não se permite jogar fora algo que não usa há vários anos - “e se você precisar e depois - comprar algo novo?!” Ou, em vez de um item de qualidade, você compra 3 itens baratos e francamente de baixa qualidade.

coisas desnecessárias

Entendi! Um forte aumento nos níveis de renda e na disponibilidade de compras em lojas online em todo o mundo - e agora você nem precisa sair de casa para comprar algo desnecessário. Está provado que um aumento da renda é certamente seguido por um aumento das necessidades. Nessa onda de euforia, muitas vezes são feitas muitas compras impensadas.

No entanto, as pessoas desta categoria percebem mais rapidamente a necessidade de se livrar de coisas e objetos desnecessários em seu apartamento.

Há dinheiro, mas não há felicidade. Às vezes, o desejo de comprar coisas desnecessárias é apenas uma tentativa de abafar emoções desagradáveis, melancolia e insatisfação interna. Dessa forma, a pessoa tenta obter prazer por meio de aquisições, como uma pessoa obesa que obtém alegria ou conforto por meio da comida.

Nesse caso, é difícil parar de fazer compras por impulso e começar a organizar o espaço ao seu redor. Como acontece com qualquer vício, você precisa encontrar recursos internos nos quais confiar, descobrir sua vida e aprender a sentir alegria sem compras impensadas, cigarros, álcool ou comer demais.

desordem

Um verdadeiro transtorno mental. Pode assumir as formas mais extremas, por exemplo, uma pessoa pode trazer para casa tudo o que vê ao seu redor. Incluindo itens provenientes de aterros sanitários. Gradualmente, esse apartamento é preenchido com vários tipos de lixo desnecessário e se transforma em um aterro sanitário.

Só há uma resposta aqui - procure um psiquiatra ou psicoterapeuta, pois mesmo que você coloque as coisas em ordem por meio de um esforço de vontade (ou das mãos de entes queridos), a situação se repetirá.É importante se livrar do motivo - o doloroso desejo de coletar o lixo e trazê-lo para casa.

Consequências negativas da desordem

A desordem do espaço muitas vezes reflete a desordem e a confusão em nossas mentes, mas ao mesmo tempo afeta nosso estado de espírito. Forma-se uma espécie de círculo vicioso: um humor deprimido e melancólico provoca um acúmulo doloroso e o caos resultante aumenta o descontentamento interno.

desordem do armário

A desordem costuma estar associada à estagnação nas finanças, na carreira, na vida pessoal e até mesmo no excesso de peso. O relacionamento identificado permite que você comece aos poucos - colocando as coisas em ordem no seu apartamento, e então o externo afetará o interno. Muitas pessoas notam que assim que começam a se livrar de coisas desnecessárias, mudanças positivas há muito esperadas (e às vezes completamente inesperadas!) ocorrem em suas vidas.

Como se separar das coisas de maneira fácil e correta

Desapegar é uma ação, um movimento, uma confirmação da intenção de que você está aberto para coisas novas e que há lugar para elas em sua vida.

armário

Não há necessidade de feitos

limpeza

A escala da próxima limpeza pode ser tão intimidante que é difícil para uma pessoa dar o primeiro passo. Ou alguém corre decididamente para o buraco da organização, só consegue jogar tudo para fora dos armários e tirar dos mezaninos - quando já está morto de cansaço ou o fim de semana acabou. Não sobra tempo e energia, e o estresse psicológico se acumula junto com as coisas.

Será melhor se a eliminação das coisas velhas acontecer de forma gradual, sem estresse físico e emocional.

O lixo não se acumulou num dia, demorou anos! Nada de ruim acontecerá se você tiver que viver como antes por algum tempo, mas o processo será indolor, e livrar-se do velho (e não comprar coisas desnecessárias!) se tornará um hábito.

Transforme o processo em um jogo

limpeza

Desenvolva sua própria estratégia pessoal para limpar seu apartamento de coisas desnecessárias. Existem muitas opções aqui, pense em quais delas mais inspiram você a agir? Listas de verificação, relatórios diários nas redes sociais, mimar-se com uma guloseima saborosa, discutir com entes queridos por uma grande quantia?

O mundo digital também é um espaço

organização da internet

É importante trazer ordem não só ao espaço físico, mas também ao digital. Bloqueios de e-mail, filmes que você nunca assistirá, e-books que você nunca lerá, assinaturas de mailing lists, pessoas desinteressantes ou desagradáveis ​​​​nas redes sociais, contatos no telefone - tudo isso com sua presença nos afeta de forma invisível, criando um sentimento de um pântano. Defina um cronômetro todos os dias para 10 a 15 minutos e, durante esse período, limpe seu telefone, laptop pessoal ou de trabalho.

organização

Combater os efeitos da recolha não é uma tarefa fácil. Não estabeleça a meta de mudar o mundo em um fim de semana. Faça pelo menos uma ação por dia, mas regularmente, e logo a quantidade se transformará em qualidade. Nova qualidade para sua vida!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano