A palavra “smoking”, você vê, está sempre associada a bailes, estreias de teatro, festas de casamento caras, recepções oficiais e estreias de algo para o qual a elite se reúne. Se o seu acompanhante estiver usando esse tipo de jaqueta, provavelmente você está usando algo incrível para combinar. Como surgiu essa roupa incomum e pouco usada?
Descrição, história
Acredita-se que o smoking tenha sido inventado na Inglaterra. Supostamente, esta moda foi introduzida pelos dândis. No século XVII tornou-se comum fumar tabaco. “Tuxedo” se traduz como “jaqueta de fumar”. Mas na alta sociedade não é costume os cavalheiros fumarem na frente das damas. Os organizadores de eventos sociais foram obrigados a equipar salas para fumantes. Não, nada de especial - apenas salas onde eles trabalham de forma imprudente. Lá, representantes do sexo forte vestem jaqueta para fumar. Na saída, as roupas saturadas com cheiro de tabaco foram novamente trocadas por trajes de noite e devolvidas ao corredor. Sacudir as cinzas era considerado falta de educação. Por isso caiu no chão e acabou na minha lapela.Foi facilmente sacudido do tecido de cetim e nenhum vestígio permaneceu nele.
Em 1865, o alfaiate Henry Poole fez o primeiro smoking sob medida para o Príncipe. E eu anotei isso na minha carteira de clientes. Mas o smoking ainda era uma roupa não oficial. Quer seja um fraque. Antes de 1918, os smokings raramente eram usados na Inglaterra. Para alguns grandes eventos. Muito mais tarde, eles começaram a usá-lo durante eventos sociais.
Smoking feminino
E então ocorreu uma revolução: os mestres da agulha e da linha criaram os smokings femininos. Eles parecem chiques e são análogos a um vestido de noite. Você não deveria usá-los para trabalhar. Isso não seria totalmente apropriado. Os modelos variam. Alguns parecem mais rígidos. E alguns, ao contrário, cativam pelo brilho da cor e do glamour. Vamos relembrar a imagem inesquecível de Marlene Dietrich de chapéu e smoking. Bem, isso não é requintado?
Vestidos de smoking
Depois de algum tempo, o traje elegante passou por outra transformação. Vestidos de smoking apareceram. Assemelham-se a uma jaqueta militar ajustada à figura. Eles vêm trespassado ou trespassado. O comprimento dos modelos também difere no midi e na palma acima do joelho. Esses vestidos caros não terminam necessariamente com uma saia lápis reta. Pode ser “sol” ou plissado. E, em geral, qualquer opção original que venha à mente de um designer competente é boa.
Se falamos sobre quem combina com esse tipo de roupa, os estilistas declaram unanimemente: é universal. Graças à variedade de cortes e detalhes decorativos, fica bem tanto em mulheres com corpos curvilíneos quanto em mulheres esbeltas. Esta imagem também não está vinculada à idade. E você não precisa se preocupar com seu estilo individual: o laço não ficará estragado. Você só precisa escolher a “sua” entre as muitas opções, aquela que mais combina com você.Mais do que qualquer outra pessoa.
Vestidos desse tipo, especialmente com pisos que diferem visivelmente no comprimento, ficam impressionantes com sandálias de amarrar até os joelhos ou até o meio da panturrilha. Também botas de salto alto e botins de couro envernizado. As celebridades costumam combinar seus smokings com botas de camurça ou couro acima do joelho. Luvas até o cotovelo feitas de couro fino de criança da mesma cor deixarão você simplesmente deslumbrante. Você pode usar casualmente um casaco de corte reto com estampa de leopardo ou uma jaqueta curta de couro sobre os ombros. Das dezenas de bolsas guardadas no seu guarda-roupa, faz sentido escolher uma clutch simples e sem detalhes brilhantes. Se precisar levar documentos ou livros, use um estojo de cor adequada. Uma bolsa de ombro brilhante para pequenas coisas femininas também ficará bem com modelos de vestidos curtos e divertidos.
Um decote em “U” sem calcinha na estação quente (ou em clima de festa quente) vai dar um toque especial ao seu look.
Vista-se bem e não se esqueça: se você tiver bom gosto, pode ficar elegante de roupão. A menos, é claro, que você o coloque antes de ir para o tapete vermelho.