Uma túnica grande é um elemento universal do guarda-roupa que mulheres de qualquer idade e tamanho preferem usar. A loja possui uma ampla seleção de modelos, cada um deles diferente em cor, material, comprimento e estilo. Mas se quiser usar algo inusitado e original, você mesmo pode costurar.
Seleção de tecido
Antes de começar a criar roupas, você precisa selecionar o material. A versatilidade da túnica é que absolutamente qualquer tecido é adequado para costurá-la. É importante que o material seja leve e fino. Os tecidos naturais permitirão que a pele “respire” durante o calor, enquanto os tecidos artificiais tornarão o produto durável e sem rugas. Você pode escolher os seguintes tipos de tecidos:
- Linho. Uma excelente escolha para o verão. O material mantém seu formato perfeitamente, fazendo com que a peça adquira leve volume.
- Algodão. Este material não perde popularidade há muitos anos. Este já é um clássico, muito apreciado pela sua comodidade e conforto. Você pode costurar um vestido túnica arejado de algodão.
- Grampo.Outra opção de túnica de verão. Na maioria das vezes o material é decorado com estampa floral.
- Guipura. Este material é indicado para meninas que preferem criar looks mais românticos. Bem, cores ricas irão adicionar brilho ao visual.
- Jeans. Uma excelente opção para costurar um vestido túnica. Este produto pode ser combinado com sapatos de salto alto, tênis ou sapatilhas.
- Chiffon. Tecido leve e arejado que faz vestidos túnicas espetaculares.
- Malhas. O material é drapeado, por isso não enruga e tem uma aparência atraente.
- Tapioca. Usado para costurar túnicas largas.
- Plissado. Adequado para fazer um vestido túnica plissado que pode ser usado para passear ou trabalhar. Você pode combinar o produto com uma jaqueta, colete ou blazer feminino.
Quantidade de material
Após a seleção do tecido, é necessário passar para o próximo ponto e calcular sua quantidade. Para fazer isso você precisa seguir estas dicas:
- Determine o comprimento do ombro até o comprimento esperado da túnica. Meça a manga.
- Adicione os valores resultantes. Como a túnica deve ser superdimensionada, ela deve ter os ombros caídos. É necessário medir qual será o comprimento da nova seção do ombro. Isso é feito assim: aplique a fita do pescoço e leve até o meio do ombro.
- A partir de 1/2 ombro meça o valor que corresponderá ao comprimento da manga.
- No ponto onde deveria ficar a parte externa do ombro, meça a circunferência do braço e acrescente 2 a 3 cm a esse valor, necessários para dar volume à manga.
De costura
A criação do produto acabado é realizada de acordo com o seguinte plano:
- Dobre o material ao meio ao longo da borda duas vezes.
- Haverá um pescoço no canto superior direito, então coloque uma marca ali.
- Meça 1 cm do topo, que servirá para aumentos.
- Da extremidade direita, abaixe 7 cm e faça um entalhe.
- No local do tecido onde ocorreu a dobra, marque um ponto 3 cm abaixo do corte superior.
- Passe por todos os pontos com uma linha arqueada. O resultado foi um corte no pescoço.
- Do canto esquerdo superior, desça 4 cm e marque. Conecte o ponto resultante ao pescoço com uma linha reta, chamada linha dos ombros.
- A partir da ponta externa do ombro, desça e reserve 1/2 da circunferência do ombro, adicionando 2 cm.
- A partir do ponto resultante, dobre o tecido para o lado direito e desça até o final.
- Corte o material, focando em todas as retas obtidas, sem perder a atenção nas costuras.
Agora você pode prosseguir com a preparação da manga do futuro produto. Para fazer isso você precisará de:
- Separe metade da circunferência dos ombros (+2 cm), passando do canto direito para cima. Marque este lugar com um ponto.
- Do canto direito na parte inferior, meça 1/2 da largura estimada da manga. Se uma menina quiser uma manga de 20 cm, ela deve reservar 10 cm.
- Os pontos acima e abaixo devem estar conectados por uma linha reta.
Leve para o trabalho 2 partes da túnica, dobradas ao meio. Naquele que é para a frente, aprofunde o pescoço. Para fazer isso, dobre as duas partes do lado direito uma da outra, fixe as seções dos ombros e costure-as. Abra o produto com a frente para cima e coloque a parte larga da manga voltada para a cava de forma que fique voltada para baixo. Prenda com alfinetes e costure. Resta fazer as costuras nas laterais, dobrar a túnica sobre os ombros com o avesso para cima e costurar.
Processamento de pescoço e punho
O procedimento é o seguinte:
- O acabamento é adequado para finalizar o decote.
- Mas primeiro você precisa medir o comprimento do decote nas costas e na frente. Adicione os valores resultantes.
- Se for necessário que o pescoço fique firme, os valores obtidos devem ser ligeiramente reduzidos (em 2 cm).
- Corte uma tira para o pescoço. Separe o comprimento, para calculá-lo é necessário multiplicar o valor resultante por 2. No final, acrescente 1 cm às costuras.
- A largura da encadernação pode assumir qualquer valor.
- Os punhos também podem ter qualquer largura.
- Para calcular o comprimento você precisa medir seu pulso.
- Dobre os punhos ao meio com as partes da frente voltadas uma para a outra, prenda-os e costure. Faça o mesmo com a encadernação.
- Vire os elementos concluídos do lado direito e dobre-os ao meio. Coloque o punho na parte inferior da manga e prenda com um alfinete. Apenas certifique-se de que as costuras estejam alinhadas.
- Prenda o lado avesso da manga e do punho juntos. Para facilitar o trabalho, você pode realizar ações semelhantes em todo o círculo da parte inferior da manga. Costure à máquina novamente.
- Por analogia, prenda a amarração no pescoço e costure o ponto. No final, é aconselhável passar sobre a encadernação com vapor quente.
Processando o fundo
Para esses fins, você precisa usar um overlocker. Se esse equipamento não estiver disponível, uma máquina de costura comum dará conta da tarefa. Você pode deixar o produto um pouco mais interessante se adicionar alguma decoração. Alternativamente, uma fita com franja. Prenda com um alfinete e costure ao longo da borda. Se precisar transformar uma túnica grande em um vestido, basta aumentar o comprimento até o valor desejado.