Com o início do inverno, o item mais popular do guarda-roupa é o suéter de lã. Nem todo mundo sabe que a lã deve ser bem cuidada, caso contrário os fios podem encolher. Em outras palavras, o suéter pode encolher e ficar vários tamanhos menor que o tamanho original. Como evitar isso e o que fazer? Nosso conselho ajudará.
Por que “encolheu” após a lavagem?
As peças de lã encolhem após a lavagem por vários motivos. O mais comum deles:
- água muito quente durante a lavagem;
- modo de lavagem selecionado incorretamente na máquina de lavar;
- uso de sabão em pó granulado;
- usar após lavagem em máquina de lavar intensiva;
- Lã não natural foi usada para costurar o suéter.
Métodos para esticar um suéter
Se você lavou o suéter em água quente ou usou sabão em pó grosso durante a lavagem, o produto certamente encolherá. Não se desespere e jogue imediatamente seu suéter favorito no lixo.Use nossas dicas para ajudar a restaurar a aparência original do seu produto. Lidar com um item que encolheu vários tamanhos é difícil, mas perfeitamente possível. O que você pode precisar para trabalhar:
- água pura;
- cabide;
- ferro com vaporizador ou gerador de vapor;
- gaze ou pano fino de algodão;
- peróxido de hidrogênio;
- Vinagre de maçã;
- amônia;
- condicionador de cabelo.
Vamos considerar cada método em detalhes.
Com água
A maneira mais fácil de esticar os fios de lã é usar água fria. Agimos de acordo com as instruções. Encha a bacia com água fria (exatamente frio, não à temperatura ambiente). Pegue o suéter nas mãos e mergulhe-o na água para que os ombros e o decote fiquem na superfície, ou seja, essas partes não podem ser mergulhadas na água. Mantenha o item na água por alguns minutos até que esteja completamente molhado. Retire da água e mantenha sobre a banheira por alguns minutos até que o excesso de água escorra. Enrole o suéter em uma toalha felpuda grande para remover o excesso de umidade.
Não é recomendável torcer peças de lã para tirar a água, pois isso pode danificar os fios e a peça perderá a forma.
Depois que o item estiver na toalha por alguns minutos, desembrulhe a toalha e retire o suéter. Coloque-o sobre uma superfície dura e estique-o com força. Estique as mangas separadamente na horizontal e na vertical e depois passe para a base. Não exagere, caso contrário os fios podem quebrar. Após a conclusão do processo de alongamento, pendure a jaqueta para secar. Se você aplicar muita força ou exagerar durante o alongamento, mergulhe a área em água fria e repita o processo.
Com amônia
A amônia é um remédio comprovado na luta contra peças de lã encolhidas.Para 5 litros de água (balde grande), adicione 3 colheres de sopa de amônia. Além disso, você também pode adicionar 1 colher de sopa de terebintina e 1 colher de sopa de vodka à água. Esses três produtos vão amaciar os fios de lã e torná-los mais elásticos. Mergulhe o suéter em água com os produtos diluídos e deixe agir por alguns minutos. Retire o suéter da água e embrulhe-o em um pano grosso ou toalha felpuda para retirar o excesso de água. Depois que a água for absorvida pela toalha, retire o suéter e estique-o.
Com peróxido de hidrogênio
Se a água comum não ajudar, o peróxido de hidrogênio, que pode ser adquirido em qualquer farmácia, virá em socorro. Encha uma tigela grande com água fria e dilua duas colheres de sopa de água oxigenada nela. Mexa bem a água até que o líquido se dissolva uniformemente. Enxágue o suéter em água, enrole-o em uma toalha para tirar a umidade e coloque-o sobre a mesa. Estique os fios de lã em diferentes direções. Depois disso, o produto pode ser pendurado para secar.
Ferro
Você pode tentar esticar a jaqueta com um ferro, ou melhor, um vaporizador, que está equipado com todos os ferros modernos. Se o seu ferro não tiver função de vapor, você precisará de um gerador de vapor. Como funciona o processo:
- coloque o produto sobre uma tábua de passar roupa, mesa ou pendure-o em um cabide (esta última opção é a mais conveniente);
- defina a temperatura do ferro para 180–200 graus;
- borrife água na jaqueta com um borrifador ou bico de ferro;
- até que a lã seque, passe o ferro a uma distância de vários centímetros, ligando o modo vapor;
- depois que o vapor atingir a superfície, estique as fibras em diferentes direções;
- não pare até ter vaporizado e esticado todo o suéter.
O processo é bastante trabalhoso, mas o resultado vai agradar você.
O suéter pode ser passado a ferro, mas deve-se colocar gaze ou tecido fino entre o ferro e a lã. Para passar, use uma temperatura de 200–210 graus. Enquanto a jaqueta estiver quente, estique-a em diferentes direções.
Nunca toque o ferro em lã sem tecido fino, caso contrário você queimará o produto.
Com vinagre
Para 5 litros de água serão necessários 500 ml de vinagre de maçã. Dilua em água e deixe o suéter de molho por 20 a 30 minutos. Não há necessidade de enxaguar a peça em água limpa após o vinagre. A seguir procedemos por analogia: enrole o produto em uma toalha, espere até que o excesso de água seja absorvido, desenrole o suéter e estique-o em diferentes direções.
Com condicionador de cabelo
O condicionador de cabelo pode alisar não só os cabelos, mas também os fios de lã, tornando-os mais elásticos. Enxágue a jaqueta encolhida em água fria. Aplique o condicionador no produto úmido. Certifique-se de que o produto esteja distribuído uniformemente por toda a superfície.. Mergulhe o suéter de volta em água fria e deixe assim por 5 a 7 minutos. Durante a imersão, o condicionador será absorvido pelos fios, deixando-os mais lisos. Em seguida, retire a jaqueta da água e puxe-a com cuidado em diferentes direções. Para secar o produto, coloque-o sobre uma toalha fofa sobre uma superfície plana.
Com vapor
Se você não tiver gerador de vapor ou ferro com função de vapor, pode esticar uma peça de lã pendurando-a sobre uma panela com água fervente no fogão. Recomenda-se o uso de água, pois quaisquer outras decocções, como sopa ou compota, possuem um odor que pode ser absorvido pela lã. O processo de alongamento ocorre exatamente da mesma forma que trabalhar com um ferro.A jaqueta molhada pendurada sobre a panela precisa ser esticada em diferentes direções.
Esticar sobre a superfície
Um suéter levemente seco pode ser esticado em uma superfície dura usando objetos pesados e um padrão. Crie um molde para o produto em papelão, corte-o e prenda-o com agulhas para que as mangas e as costas formem um todo. Disponha o suéter úmido ao longo do padrão e estique-o até o tamanho desejado. Para evitar que os fios encolham, prenda o material com o padrão usando agulhas. Pressione o suéter com algo pesado, como uma tábua de madeira ou livros grossos. Deixe nesta posição por algumas horas. Depois disso, remova todas as agulhas e objetos desnecessários. O suéter está pronto para usar.
E se o suéter encolhesse um pouco?
Se o produto não exigir um alongamento forte, siga os seguintes conselhos. Enxágue a peça em água fria, seque com uma toalha grossa e coloque-a cuidadosamente para secar sobre um pano grosso. Sem esperar que o suéter seque completamente, vista-o em você ou no dono da peça. Os fios molhados se estenderão sobre a figura e assumirão sua forma original. Ao vestir, não puxe muito o material em direções diferentes, principalmente ao esticar os punhos e o decote. Caminhe assim por 40-50 minutos até que o suéter esteja completamente seco. Como resultado, a coisa assumirá a forma desejada.
Não saia com um agasalho molhado; faça esse procedimento em casa.
Como evitar o próximo encolhimento do suéter
Para evitar os procedimentos acima, os produtos de lã devem ser manuseados com mais cuidado. E medidas preventivas ajudarão a evitar muitos erros:
- É melhor lavar um suéter de lã à mão em água a uma temperatura não superior a 30 graus.A água fria não permitirá que os fios encolham, fazendo com que o item não encolha.
- Se você ainda está acostumado a usar a máquina para lavar, escolha o modo de lavagem correto. As máquinas modernas oferecem os modos “lavagem delicada” e “peças de lã”, sendo adequadas para lavar suéteres e jaquetas que contenham lã.
- O que importa é que tipo de pó você usa. A maioria dos detergentes em pó contém álcalis, que são prejudiciais aos produtos de lã. Use detergentes neutros ou detergentes especiais desenvolvidos para lavar itens de lã e caxemira.
- Girar após a lavagem não é menos importante. Para centrifugar em uma máquina de lavar, selecione um modo que forneça no máximo 100 rpm.
- Se lavar à mão, não torça o material. Enrole delicadamente o suéter em uma toalha felpuda grande e deixe por 5-7 minutos. Durante esse tempo, o excesso de umidade será absorvido pela toalha.
- Preste atenção em como você seca sua peça de lã. Recomenda-se que as peças que contenham fios de lã sejam secas e espalhadas sobre uma superfície dura e plana. Estenda uma toalha larga no chão ou na mesa e coloque o suéter sobre ela, endireite com cuidado todas as dobras, as mangas podem ser dobradas ao meio. Evite secar ao sol ou utilizar meios improvisados: secador de cabelo, gerador de vapor, fogo de queimador de gás. Deixe o produto secar naturalmente.
- As peças de lã geralmente não são passadas, mas se a peça ainda exigir o uso do ferro, não se esqueça de usar gaze ou um tecido fino de algodão de cor clara.
- E, o último conselho, nunca use um suéter de lã molhado, espere até que o material esteja completamente seco.