Uma grande seleção de materiais modernos para tricô atrai cada vez mais pessoas que querem ingressar na categoria de tricoteiras, pois qualquer menina (mulher) quer enfatizar sua individualidade com um guarda-roupa original.
Depois de tricotar um lenço, você precisa dominar o tricô do próximo produto mais complexo, como um suéter.
Aprender a tricotar sozinho é bastante difícil, mas é possível com certa perseverança, diligência e precisão.
Este artigo pode ser de grande ajuda para dominar as complexidades deste hobby fascinante.
Seleção de fios
A primeira coisa a fazer é escolha o fio para tricô, pois depende de como a peça ficará e caberá na figura de sua dona.
Há um grande número de tipos de fios: desde os tecidos mais finos até fios grossos feitos de lã natural para tricotar peças volumosas e artigos de decoração.
De toda a variedade, podemos destacar os principais tipos de fios, que são mais indicados para os iniciantes verem mais de perto.
Lã
Este tipo de fio é considerado mais leve e flexível que, por exemplo, o fio vegetal. Ela retém bem o calor, não é higroscópico como o algodão, mas é inferior a ele em resistência.
Infelizmente, a lã perde rapidamente a sua aparência “comercializável”, emaranhando-se e ficando coberta de “pelotas”. Para evitar que isso aconteça muito rapidamente, os fabricantes adicionam fios artificiais, como acrílico, aos fios de lã e também torcem os fios com mais força.
Os produtos de lã requerem cuidados mais delicados, como lavar à mão com detergentes neutros e secar na horizontal para evitar perda de forma.
"Angorá"
Esta é a penugem de cabras ou coelhos angorá - fios arejados e macios. Esta raça de animal distingue-se pela sua pelagem sedosa e longa, com um suave brilho natural. Os produtos acabados são arejados e agradáveis ao corpo, ótimos para roupas infantis.
O angorá tinge bem, permitindo obter uma ampla gama de cores, do claro ao brilhante ácido. Tal como acontece com qualquer lã natural, as fibras sintéticas são tecidas no angorá em várias proporções.
Importante! A lavagem de produtos à base de angorá exige uma abordagem cuidadosa para não destruir a base da penugem.
Mohair
É geralmente aceito que qualquer fio macio e fofo é mohair, mas isso não é verdade. Os fios Mohair podem conter fibras sintéticas. E o mohair puro e natural pode ser visto nos produtos das artesãs de Orenburg e, especificamente, nos lenços.
Este tipo de fio é um dos mais carosPortanto, para reduzir o custo do produto acabado e aumentar a resistência e durabilidade, o mohair é fiado junto com fios artificiais ou lã natural.
Fio Bouclé
Esse o termo é retirado do francês, onde "boucle" significa "encaracolado", porque o próprio fio se assemelha a fios encaracolados de lã de astracã.
É fácil tricotar mesmo para costureiras iniciantes.
Como você sabe, quanto mais texturizado e interessante o fio, mais simples deve ser o padrão.
Fio com lurex
Um suéter com esse fio vai enfeitar o guarda-roupa de qualquer fashionista! NOs fios Lurex são geralmente um complemento ao fio principal, adicionando um brilho festivo ao produto acabado.
Knitters experientes também usam Lurex para acabamento decorativo ou estampas de tricô em produtos.
Deve-se notar que O Lurex é um fio sintético, e não é muito agradável ao corpo devido à sua “espinhosidade”. Essa lacuna compensa com uma enorme paleta de fios coloridos!
Conselho! Do mesmo fabricante, as tonalidades dos fios podem variar dependendo do lote, então se você não quer acabar com uma peça manchada, compre fios com reserva. E preservando os recibos e a apresentação das meadas, você pode devolver o excesso.
Ferramentas
As lojas de materiais para artesanato costumam oferecer ganchos e agulhas de tricô feitos dos seguintes materiais: metal, madeira, plástico.
Você pode tricotar com qualquer agulha de tricô, mas para iniciantes recomendam plástico ou madeira, Os laços externos escorregam com menos frequência dessas agulhas de tricô, porque no estágio inicial do treinamento isso é um problema muito sério, você não tem habilidade suficiente para levantá-los e precisa amarrar tudo novamente.
Tendo comprado um par de agulhas de tricô de trabalho, compre-as com agulhas de tricô circulares na linha de pesca do mesmo número, elas serão úteis para tricotar o decote. Para selecionar o diâmetro correto da agulha de tricô, estude a etiqueta do fio, onde estão indicados os números das agulhas de tricô adequadas.A densidade do tricô também é prescrita, mas este é um critério individual e não deve ser confiável.
Importante! Na hora de comprar agulhas de tricô circulares preste atenção na junção da agulha de tricô com a linha de pesca, quanto mais uniforme e lisa for, melhor. O diâmetro da linha de pesca em si não deve diferir muito do diâmetro das agulhas de tricô, pois isso complicará posteriormente o movimento das alças e criará desconforto ao tricotar.
Cálculo de loop
O passo fundamental para tricotar um suéter é o cálculo correto das alças, pois depende dele se a peça vai caber no tamanho ou se vai precisar ser enfaixada do início ao fim. Portanto, você deve ser extremamente cuidadoso.
Montamos 25-35 pontos e tricotamos com o padrão que escolhemos, cerca de 15 centímetros. Feche os laços e corte o fio.
A amostra resultante deve ser lavada e vaporizada para que o fio tome sua forma final.. E a seguir são feitos os cálculos das laçadas e do número de carreiras por 1 cm do tecido resultante, e os resultados são registrados em um caderno.
Importante! Na hora de calcular laçadas e carreiras, é preciso esticar um pouco o tecido de malha, imaginando o quanto ele vai esticar ao usar (dependendo do produto).
Seleção de padrão
Para os tricoteiros iniciantes, é melhor focar no fio, escolhendo volumoso, texturizado ou lurex.
Mas para o padrão ponto jarreteira clássico é adequado, que é tricotado apenas com os pontos da frente, atrás da parede frontal.
Depois de dominar a técnica de tricotar esse laço, você pode começar a tricotar um suéter (como na foto). Agulhas de tricô nº 7 e fio volumoso.
Tricotar de acordo com o padrão
Voltar
O produto começa a ser tricotado pelas costas, graças ao qual você pode corrigir pequenas deficiências (pequeno número de laços fundidos) em detrimento da frente.
Você pode tricotar sem estampa, pegar uma camiseta ou um suéter velho.
Por precaução, é melhor tirar medidas das costas e da meia circunferência do peito, a prateleira frontal deve ser maior.
É melhor tricotar um suéter frouxamente.
Conselho! Se você tem um busto lindo 3+, então a frente do suéter, em qualquer caso, precisa ser um pouco mais larga.
Juntando 2 agulhas de tricô, monte o número necessário de pontos +2 pontos de orla.
Primeiro, tricotam-se 5-10 carreiras com elástico inglês, alternando pontos purl e tricô; existem dois tipos: 1*1 ou 2*2. É melhor escolher a primeira opção, é mais densa e elástica.
No final da carreira, vire o produto e tricote “conforme o padrão”. Para o elástico é necessário tricotar cerca de 10 cm.
A seguir, o padrão é tricotado, apenas com alças faciais em ambos os lados.
O tecido é tricotado até a linha dos ombros. Este modelo não prevê tricô nas cavas, as mangas são ligeiramente rebaixadas. Isso não confundirá a costureira novata e lhe dará confiança em suas habilidades!
Na hora de tricotar o decote, faça o seguinte. Desde o início da carreira tricotamos 20 laçadas conforme o padrão, contamos também 20 laçadas da outra borda, e o meio deve ser fechado, ou seja, tricotado junto, retornando a laçada de volta para a agulha de tricô. Cada lado é tricotado separadamente.
Vire o trabalho, tricote um total de 12 laçadas - as 3 últimas são “retiradas” tricotando 2 laçadas juntas de acordo com o padrão.
Deve-se diminuir 3 laçadas da lateral do decote, tricotando 2 carreiras de cada lado.
Frente de um suéter feminino
A frente é tricotada da mesma forma que as costas, mas o decote deve ser mais profundo, com diminuição suave. Para fazer isso, você precisa diminuir as laçadas 3-5 carreiras antes, dependendo da espessura do fio.
Mangas
O tricô das mangas começa da mesma forma, com elástico. Como a manga será abaixada, você não precisará se preocupar em tricotar a cava. A única coisa é que você precisa aprender a adicionar laçadas, pois a manga deve se expandir suavemente, é melhor fazer isso a cada quatro carreiras.
O número de voltas adicionadas depende da espessura do fio selecionado. Depois de tricotar o comprimento de manga desejado, as alças são fechadas da maneira clássica. Tricotar duas partes.
Montagem de peças acabadas
Antes de costurar e montar o suéter, as peças são lavadas em água fria e secas horizontalmente, em uma toalha grande.
A montagem começa nas costuras dos ombros. Em seguida são costuradas as mangas e por último as costuras laterais. Todas as linhas de conexão devem ser passadas.
Após o ajuste preliminar, você pode amarrar o decote. Você deve pegar os pontos do decote nas agulhas circulares, começando pelo meio das costas. O número de loops deve ser par. A amarração do pescoço é feita da mesma forma que os punhos, com padrão de elástico. O comprimento da encadernação pode ser diferente, pois você pode dobrar o pescoço duas vezes ou deixá-lo “em pé”.
Você pode experimentar o suéter! Graças ao processo de tricô simples e divertido, você obterá uma peça original com custo mínimo! Este suéter feminino será um complemento aconchegante para jeans ou calças sociais, e se você tricotar por muito tempo, pode virar uma túnica sedutora!
Suéter estiloso para menina
A tendência é por suéteres versáteis de malha branca, além de peças lindas e brilhantes.Os pulôveres de malha grossos da moda parecem especialmente impressionantes.
A tecnologia do tricô é a mesma e os padrões podem ser escolhidos de acordo com seu gosto. Se você seguir cuidadosamente a descrição do padrão, poderá tricotar uma verdadeira obra-prima.
Diferentes modelos de suéteres femininos
O desejo de parecer individualizado e a paciência no trabalho permitirão que cada mulher (menina) domine novas técnicas de tricô ao longo do tempo:
Suéter juvenil com ombros abertos na foto.
Suéter com veado, você mesmo pode fazer um desenho usando as células de um caderno ou encontrar diagramas prontos.
Suéter Aran na foto abaixo:
Padrões fáceis para iniciantes
Alternando pontos tricô e tricô - ponto jarreteira, exemplo na foto abaixo, ou 1 carreira só com pontos tricô, e 2ª carreira só com pontos tricô, etc.:
É necessário elástico polonês ou inglês para começar a tricotar as costas, frente ou mangas (foto abaixo):
Depois de escolher um padrão para um suéter, você precisa tricotar uma amostra do padrão ou enfeite para ver como o padrão ficará no fio. Depois disso, é calculado o número necessário de voltas para as costas, frente e mangas. Boa sorte!
Aprendi a tricotar com terno.