Você precisa classificar os itens vestíveis com base na frequência de uso. Se você usou uma peça de roupa pelo menos uma vez em 12 meses, deixe-a. Os produtos que acumulam poeira nas prateleiras sem uso há vários anos devem ser descartados.
Mas você não deve jogar fora um material tão valioso. Pegue-os e dê-lhes uma segunda vida. Faça com as próprias mãos uma manta, para cuja produção serão necessários suéteres velhos, jaquetas, cachecóis e outras peças de lã e malha.
Quais suéteres são melhores para fazer um cobertor?
Leve todos os produtos disponíveis. Quanto mais ampla a paleta de cores, mais variados os materiais, padrões e relevos dos remendos, mais brilhante, original e único será o seu xadrez.
Para uma colcha com dimensões de 200x200 cm serão necessárias aproximadamente 8 a 10 blusas. Se você não tem falta da quantidade necessária de insumos, mas, pelo contrário, tem sobra, selecione produtos para alteração que atendam aos seguintes parâmetros.
- Paleta de cores. Primeiro, decida para que finalidade a manta está sendo costurada e em que cômodo ela será utilizada. Para fazer piqueniques ou relaxar na dacha, escolha um tom mais escuro e opte por uma composição de tecido mais densa e quente. Se a peça servir de colcha para cama ou sofá, selecione a paleta do produto levando em consideração o esquema de cores do interior e seu estilo.
- Composição de suéteres. Existem dois caminhos a seguir. A primeira opção é selecionar materiais de composição semelhante e, na outra, brincar com o contraste, utilizando produtos feitos tanto com lã natural quanto com adição de fios sintéticos.
- Textura. Os suéteres de malha vêm em uma variedade de padrões. Pode ser ponto meia reto, ponto purl, ponto canelado, tranças, quadrados e losangos. Quanto mais variado for o padrão dos patches, mais interessante será o resultado final.
- Estética e adequação. As coisas devem estar limpas, não comidas pelas mariposas. Eles podem ser velhos, mas não dilapidados. Isso é necessário para que a manta dure mais. Após a lavagem, passamos as peças, não reciclamos áreas com defeitos, recortamos botões e costuras.
Depois que os itens forem selecionados, lavados e passados, o processo criativo começa. Para que o resultado do seu trabalho seja positivo e você queira repetir uma experiência semelhante (para criar outra obra-prima), você deve compreender claramente as etapas de produção e as ferramentas necessárias para isso.
Manta de malha faça você mesmo: guia passo a passo
Para costurar uma manta, siga as instruções fornecidas.
- Das blusas selecionadas cortamos tiras de 12 cm de largura e cerca de 36 cm de comprimento.
- Misture e costure três listras em um quadrado.
- Depois cortamos as tiras multicoloridas costuradas transversalmente em intervalos dos mesmos 12 cm, agora temos listras, mas já formadas por quadrados.
Importante! Os tecidos de malha e lã desfiam e desfiam no local do corte, por isso precisam ser nublados à mão ou com overlocker.
- Fique em uma posição confortável no chão e arrume os remendos da maneira que deseja costurá-los.
- Mude o padrão até ficar satisfeito com o resultado.
- Resta conectar todas as peças. Costuramos, certificando-se de que as costuras combinam, e apertamos o tecido para uniformizar os quadrados.
Se você tomar cuidado, o xadrez fica lindo tanto na frente quanto nas costas.
Como fazer uma manta de retalhos com suéteres de tricô
Este método é mais demorado e complicado.
Para trabalhar você deve ter:
- fios de diferentes espessuras;
- agulhas;
- máquina de costura;
- tesoura afiada;
- alfinetes;
- espaços em branco de papelão ou madeira compensada.
Serão vários modelos. Quadrado grande (12x12 cm), triângulos (quadrados grandes cortados na diagonal), quadrado pequeno (6x6 cm). Faremos patchwork com as peças recortadas com a ajuda deles.
- Aplicando moldes nas malhas cortadas, cortamos o número necessário de espaços em branco.
- Passamos e conectamos com alfinetes, combinando peças de diferentes cores e texturas em grandes quadrados.
- Costuramos juntos.
- Costuramos os quadrados em listras. Uma tira será igual à largura da manta. Por analogia, conectamos e costuramos todas as tiras, formando um tecido longitudinal.
Se você decidir fazer uma manta quente, precisará combinar três camadas - forro, forro sintético e uma manta costurada com enfeite.. Antes de costurar, prenda todas as camadas com alfinetes.
Conselho! Comece a cortar a partir do meio e mova-se diagonalmente em direção às bordas. Isso ajudará a evitar irregularidades.
Acolchoamos nosso cobertor começando pelo centro. Para melhorar o aspecto da manta, recortamos a orla com uma tira de malha. Fixamos com uma costura do lado avesso, dobrando para a frente. Costure com ponto decorativo.
Costuramos um cobertor com suéteres velhos usando uma costura decorativa
Uma costura decorativa adorna o produto. Um fio de lã branca passando ao longo da borda da manta e ao redor do perímetro dos quadrados fecha a costura entre eles. A costura decorativa é feita à mão com uma agulha de olho largo. Se você seguir o diagrama, será fácil fazer essa costura.
Os olhos têm medo, mas as mãos são criativas. Mesmo que a princípio lhe pareça que esta tarefa é esmagadora, no processo você ganhará confiança em seus pontos fortes e talentos.