Bomber, pulôver, cardigã, moletom... Como não se perder nos termos que denotam um suéter de tricô quentinho, familiar desde a infância? A opção mais familiar e próxima é um suéter.
Suéter - são roupas tricotadas com fios quentes, sem fechos. Esta palavra vem do advérbio inglês: “suéter” do verbo “suar” - suar.
Como fazer um suéter de bebê em crochê?
Se você decidir tricotar um suéter para seu bebê, precisará decidir vários pontos:
Composto. Para um suéter infantil são adequados fios de composição natural, podendo ser fios de algodão, fios de lã ou fios contendo linho. Não é recomendado dar preferência a composições acrílicas, sintéticas e viscoses.
Você precisa escolher um padrão de tricô.
Preste atenção ao design simples, que não está saturado com padrões complexos e tramas ornamentadas.
Pontos alternados com e sem pontos altos duplos, diluídos com alças de ar, são adequados.
Cores para um menino
A gama de cores para meninos vai muito além do azul padrão.
As seguintes combinações ficam mais vantajosas em suéteres: amarelo-cinza, cinza-azul, marrom-azul, amarelo-verde.
Estes tons naturais adaptam-se harmoniosamente a qualquer estilo de guarda-roupa infantil.
Atenha-se a um tom calmo, evitando cores “ácidas”.
Importante! O principal é escolher o que focar, se será uma combinação harmoniosa de cores na mesma tonalidade ou um jogo de contrastes de “luz forte”.
Padrão para tricotar um suéter infantil
Se você não tem experiência como cortador, pode simplificar este ponto e pegue uma camiseta ou suéter existente de uma criança e tricote a frente e as costas, concentrando-se nela.
Para obter um ajuste mais preciso, você deve compreender o algoritmo para fazer medições e criar um padrão.
Arme-se com uma fita métrica, um bloco de notas para anotações e também uma folha de papel Whatman na qual você construirá um padrão para o menino.
Para começar, amarre uma fita ou barbante na cintura do bebê.
- Circunferência torácica - medida 10-12 centímetros abaixo da axila.
- Cintura: sobre renda.
- Comprimento da prateleira frontal: do topo do ombro, passando pela ponta saliente no peito, até o comprimento desejado.
- Comprimento das costas: a partir da sétima vértebra cervical do comprimento desejado.
- Comprimento dos ombros: da base do pescoço até o ombro.
- Comprimento da manga: dobrando levemente o braço da criança, meça desde o ombro, passando pelo cotovelo até o pulso.
- Circunferência do braço: na parte mais larga do braço.
- Circunferência do pescoço: na base do pescoço do menino.
Transferimos as medidas obtidas para o papel, alinhando três partes: prateleira frontal, traseira, manga.
Para o primeiro trabalho de malha, é melhor tricotar as mangas com tecido retangular, com base em cálculos, neste caso, mesmo quando tricotar frentes, não terá que ser particularmente “complicado” e tricotar a cava, Como resultado, as mangas ficarão ligeiramente esvaziadas durante o trabalho.
Importante! Para calcular quantos laços são necessários, você precisa tricotar um exemplo. Para isso, pegamos o fio selecionado e o padrão de tricô com o qual tricotaremos. Coletamos uma cadeia de loops de ar com cerca de 10 centímetros de comprimento. A seguir, começamos a tricotar o padrão e tricotar 10-15 centímetros.
Pegamos uma régua centimétrica e medimos quantos centímetros o desenho tem do início ao fim, ou seja, antes da próxima repetição (rapport).
Recomenda-se tricotar por trás, então dividimos a circunferência do quadril por 2 (frente e costas).
Dividimos este valor pelo número de repetições, adicionamos alguns pontos de orla e aqui temos o resultado desejado; este é o número de voltas que você deve lançar ao escolher um fio específico e um padrão específico.
Etapas do trabalho
Para artesãs iniciantes, é melhor usar os padrões mais simples. Trabalhar de acordo com o diagrama é muito mais fácil do que ler a descrição no texto.
A parte mais divertida permanece – o processo de tricotar as peças. Para o primeiro trabalho, o seguinte padrão é perfeito: pb, 4 pc, 2 pb, 4 pc, 1 pb, 4 pc, 2 pb, 2 v.p., 2 pb, 4 vp. Faça o número necessário de repetições.
Depois de tricotar o tecido de baixo até a altura desejada, é necessário tricotar o decote. Para fazer isso, encontramos o centro do produto, e separamos dele um quarto da medida da circunferência do pescoço, fazemos uma marca (você pode fixar com alfinetes).
Começamos a tricotar uma carreira, alcançamos o alfinete e viramos o tecido tricotado e tricotamos na direção oposta, focando no padrão.
Na próxima carreira, ao chegar ao alfinete, é preciso fazer uma diminuição, o quão acentuado ficará depende do decote.
O crochê se diferencia pela manobrabilidade, e mesmo que o decote fique muito pontudo, pode-se fazer crochê em várias carreiras e torná-lo mais arredondado. Procedemos da mesma forma com o segundo lado.
Atenção! Na hora de fazer um suéter de crochê, é melhor tricotar o elástico nos punhos e na parte inferior do produto com agulhas de tricô, para que fique mais flexível e não estique.
Assim que todos os detalhes estiverem prontos, é necessário enxaguá-los em água fria, secá-los horizontalmente sobre uma toalha grande e você pode montar o suéter. Dobramos as peças conforme o diagrama: frente com costas, mangas ao meio, amarramos nas bordas com pontos baixos.
Importante! Os detalhes do suéter podem ser costurados com agulha grande e linha forte, para que a costura fique menos áspera.
Em seguida, costuramos as mangas nas cavas, ou seja, começando pela parte superior dos tecidos de malha: costas e frente. Costuramos elástico nos punhos e na parte inferior do produto e você pode experimentar para uma pequena fashionista!
Padrões fáceis de crochê:
Tendo dominado o tricô para crianças, você poderá criar coisas originais não só para crianças, mas também para adultos! E ao escolher diferentes combinações de cores, texturas de fios e padrões de tricô, você criará um guarda-roupa único!